O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Simone Cristina de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: ROMUALDO, Edson Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6212
Resumo: Esta pesquisa analisa como é a proposta do ensino de gramática ofertado pelo Centro Estadual de Ensino Básico para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Maringá-PR. A coleta do material foi realizada junto à referida instituição de ensino, posteriormente, a partir da reflexão sobre as concepções de linguagem, de gramática e dos documentos oficiais que regulamentam essa modalidade educacional, procurou-se verificar se as determinações das diretrizes curriculares para a EJA são postas em prática no material recolhido. Os resultados mostraram que as apostilas usadas pela escola atendem parcialmente a proposta da legislação citada, pois embora apresentem um trabalho produtivo em torno dos gêneros textuais, os cadernos analisados fundamentam boa parte do ensino de gramática em exercícios estruturais.
id UNICESU -1_85786e067c411e3c31cd276c94f42f3e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6212
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSEducação de jovens e adultosEnsino aprendizagemGramática.Esta pesquisa analisa como é a proposta do ensino de gramática ofertado pelo Centro Estadual de Ensino Básico para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Maringá-PR. A coleta do material foi realizada junto à referida instituição de ensino, posteriormente, a partir da reflexão sobre as concepções de linguagem, de gramática e dos documentos oficiais que regulamentam essa modalidade educacional, procurou-se verificar se as determinações das diretrizes curriculares para a EJA são postas em prática no material recolhido. Os resultados mostraram que as apostilas usadas pela escola atendem parcialmente a proposta da legislação citada, pois embora apresentem um trabalho produtivo em torno dos gêneros textuais, os cadernos analisados fundamentam boa parte do ensino de gramática em exercícios estruturais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-05T20:59:51Z2020-10-05T20:59:51Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6212porSANTANA, Simone Cristina deROMUALDO, Edson Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-06T06:01:46ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
SANTANA, Simone Cristina de
Educação de jovens e adultos
Ensino aprendizagem
Gramática
.
title_short O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author SANTANA, Simone Cristina de
author_facet SANTANA, Simone Cristina de
ROMUALDO, Edson Carlos
author_role author
author2 ROMUALDO, Edson Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Simone Cristina de
ROMUALDO, Edson Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Ensino aprendizagem
Gramática
.
topic Educação de jovens e adultos
Ensino aprendizagem
Gramática
.
description Esta pesquisa analisa como é a proposta do ensino de gramática ofertado pelo Centro Estadual de Ensino Básico para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Maringá-PR. A coleta do material foi realizada junto à referida instituição de ensino, posteriormente, a partir da reflexão sobre as concepções de linguagem, de gramática e dos documentos oficiais que regulamentam essa modalidade educacional, procurou-se verificar se as determinações das diretrizes curriculares para a EJA são postas em prática no material recolhido. Os resultados mostraram que as apostilas usadas pela escola atendem parcialmente a proposta da legislação citada, pois embora apresentem um trabalho produtivo em torno dos gêneros textuais, os cadernos analisados fundamentam boa parte do ensino de gramática em exercícios estruturais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-05T20:59:51Z
2020-10-05T20:59:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6212
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771958452289536