O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6212 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa como é a proposta do ensino de gramática ofertado pelo Centro Estadual de Ensino Básico para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Maringá-PR. A coleta do material foi realizada junto à referida instituição de ensino, posteriormente, a partir da reflexão sobre as concepções de linguagem, de gramática e dos documentos oficiais que regulamentam essa modalidade educacional, procurou-se verificar se as determinações das diretrizes curriculares para a EJA são postas em prática no material recolhido. Os resultados mostraram que as apostilas usadas pela escola atendem parcialmente a proposta da legislação citada, pois embora apresentem um trabalho produtivo em torno dos gêneros textuais, os cadernos analisados fundamentam boa parte do ensino de gramática em exercícios estruturais. |
id |
UNICESU -1_85786e067c411e3c31cd276c94f42f3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6212 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSEducação de jovens e adultosEnsino aprendizagemGramática.Esta pesquisa analisa como é a proposta do ensino de gramática ofertado pelo Centro Estadual de Ensino Básico para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Maringá-PR. A coleta do material foi realizada junto à referida instituição de ensino, posteriormente, a partir da reflexão sobre as concepções de linguagem, de gramática e dos documentos oficiais que regulamentam essa modalidade educacional, procurou-se verificar se as determinações das diretrizes curriculares para a EJA são postas em prática no material recolhido. Os resultados mostraram que as apostilas usadas pela escola atendem parcialmente a proposta da legislação citada, pois embora apresentem um trabalho produtivo em torno dos gêneros textuais, os cadernos analisados fundamentam boa parte do ensino de gramática em exercícios estruturais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-05T20:59:51Z2020-10-05T20:59:51Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6212porSANTANA, Simone Cristina deROMUALDO, Edson Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-06T06:01:46ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title |
O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SANTANA, Simone Cristina de Educação de jovens e adultos Ensino aprendizagem Gramática . |
title_short |
O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full |
O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
author |
SANTANA, Simone Cristina de |
author_facet |
SANTANA, Simone Cristina de ROMUALDO, Edson Carlos |
author_role |
author |
author2 |
ROMUALDO, Edson Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTANA, Simone Cristina de ROMUALDO, Edson Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Ensino aprendizagem Gramática . |
topic |
Educação de jovens e adultos Ensino aprendizagem Gramática . |
description |
Esta pesquisa analisa como é a proposta do ensino de gramática ofertado pelo Centro Estadual de Ensino Básico para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Maringá-PR. A coleta do material foi realizada junto à referida instituição de ensino, posteriormente, a partir da reflexão sobre as concepções de linguagem, de gramática e dos documentos oficiais que regulamentam essa modalidade educacional, procurou-se verificar se as determinações das diretrizes curriculares para a EJA são postas em prática no material recolhido. Os resultados mostraram que as apostilas usadas pela escola atendem parcialmente a proposta da legislação citada, pois embora apresentem um trabalho produtivo em torno dos gêneros textuais, os cadernos analisados fundamentam boa parte do ensino de gramática em exercícios estruturais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-10-05T20:59:51Z 2020-10-05T20:59:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091057 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6212 |
identifier_str_mv |
9788561091057 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771958452289536 |