Criação de um framework de modelos de escolarização bilíngue para o contexto brasileiro, com base em evidências e à luz da psicolinguística do bilinguismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/278764 |
Resumo: | Nos últimos dez anos, o crescimento exponencial da oferta de Educação Bilíngue no Brasil tem introduzido novos formatos curriculares nas escolas de classe média e alta que buscam proporcionar um desenvolvimento linguístico ainda mais aprimorado aos seus estudantes. No entanto, apesar do aumento de propostas com enfoque bilíngue na Educação Básica brasileira, percebem-se dúvidas por parte dos gestores escolares e coordenadores pedagógicos sobre os fundamentos de uma Educação Bilíngue e os modelos mais adequados aos propósitos desse tipo de escolarização. Além disso, muitas escolas adotam modelos estrangeiros, nem sempre compatíveis com a realidade linguística e cultural do Brasil. Adicionalmente, algumas modalidades educacionais oferecidas no Brasil não encontram equivalência em outros países, nem mesmo respaldo teórico na literatura vigente, acentuando a necessidade de um debate sobre a educação bilíngue no contexto brasileiro. A partir deste cenário, torna se crucial compreender as intenções e decisões pedagógicas que abarcam as propostas oferecidas no país, tais como a distribuição do tempo para cada língua, os arranjos do currículo e os elementos que contribuirão para uma Educação Bilíngue de qualidade, com base em estudos sobre o tema, mas também focados na realidade dos estudantes brasileiros. Partindo desses pressupostos, a presente tese teve como objetivo geral propor um framework de tipos de Escolarização Bilíngue de Línguas de Prestígio para a realidade brasileira, discutidos sob a perspectiva teórica da Psicolinguística do bilinguismo e, tendo como base, um mapeamento dos diferentes programas/currículos bilíngues e internacionais oferecidos no Brasil. A pesquisa desenvolveu-se por meio da aplicação de três questionários direcionados a diferentes públicos – diretores acadêmicos/ coordenadores pedagógicos de escolas, coordenadores de redes de ensino bilíngue/ internacional e consultores acadêmicos de editoras –, a pesquisa buscou analisar as respostas obtidas e promover uma discussão aprofundada sobre os modelos de Escolarização Bilíngue em vigor no país. Devido ao objetivo geral de realizarmos um mapeamento em nível nacional, envolvendo as cinco regiões do Brasil, optamos por conduzir a pesquisa remotamente via internet. Com base na análise das respostas obtidas nos questionários, foi possível discutir os modelos de Escolarização Bilíngue atualmente praticados no Brasil, os níveis de ensino abrangidos, a distribuição do tempo de ensino entre as línguas, a escolha das línguas adicionais, a concepção subjacente de educação bilíngue presente nos diferentes modelos brasileiros e como estas decisões pedagógicas impactam a experiência do aluno, em contexto bilíngue. Os resultados desta pesquisa apontam mais de 4.374 escolas no Brasil, oferecendo propostas que visam a formação de sujeitos bilíngues, porém, nem todas se qualificam enquanto escolarização bilíngue, pelas escolhas pedagógicas realizadas. É importante ressaltar também que a pesquisa aponta um modelo de Escolarização Bilíngue no nosso país que cresceu muito nos últimos anos, a partir das ofertas provenientes das parcerias entre escolas e editoras, que é o currículo com carga horária estendida na língua adicional. Este modelo não encontra equivalência na literatura internacional suscitando a necessidade premente de uma análise mais aprofundada sobre seus critérios, para que possa ser compreendido e implantado com qualidade nos currículos brasileiros, tornando-se, de fato, um modelo possível de escolarização bilíngue. Nesse contexto, as análises empreendidas no âmbito deste estudo elucidaram a necessidade de uma compreensão mais aprofundada dos fundamentos subjacentes à Educação Bilíngue. A investigação revelou que tanto as instituições educacionais quanto os docentes, administradores e a sociedade em geral carecem de um discernimento mais aprofundado a respeito desses alicerces. Para suprir essa lacuna de conhecimentos, foi proposto um framework de tipos de Escolarização Bilíngue de Línguas de Prestígio, a partir da análise das diferentes propostas brasileiras de Escolarização Bilíngue existentes no Brasil, seguindo os seguintes critérios pedagógicos: (a) visão linguística; (b) modelos teóricos; (c) tipos de escolarização; (d) características dos modelos; (e) objetivos educacionais; e (f), visão de bilinguismo. A partir dessa proposta inicial de framework, pretende-se oferecer um suporte às escolas, visando a (re)formulação (quando necessário) e a oferta de modelos de escolarização bilíngue de excelência no cenário brasileiro, consoante ao ensejo de colher frutos linguísticos e acadêmicos substanciais advindos de uma escolarização bilíngue qualificada, devidamente concebida e meticulosamente implementada para todos. |
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Brentano, Luciana de SouzaFinger, Ingrid2024-09-11T06:16:58Z2023http://hdl.handle.net/10183/278764001210736Nos últimos dez anos, o crescimento exponencial da oferta de Educação Bilíngue no Brasil tem introduzido novos formatos curriculares nas escolas de classe média e alta que buscam proporcionar um desenvolvimento linguístico ainda mais aprimorado aos seus estudantes. No entanto, apesar do aumento de propostas com enfoque bilíngue na Educação Básica brasileira, percebem-se dúvidas por parte dos gestores escolares e coordenadores pedagógicos sobre os fundamentos de uma Educação Bilíngue e os modelos mais adequados aos propósitos desse tipo de escolarização. Além disso, muitas escolas adotam modelos estrangeiros, nem sempre compatíveis com a realidade linguística e cultural do Brasil. Adicionalmente, algumas modalidades educacionais oferecidas no Brasil não encontram equivalência em outros países, nem mesmo respaldo teórico na literatura vigente, acentuando a necessidade de um debate sobre a educação bilíngue no contexto brasileiro. A partir deste cenário, torna se crucial compreender as intenções e decisões pedagógicas que abarcam as propostas oferecidas no país, tais como a distribuição do tempo para cada língua, os arranjos do currículo e os elementos que contribuirão para uma Educação Bilíngue de qualidade, com base em estudos sobre o tema, mas também focados na realidade dos estudantes brasileiros. Partindo desses pressupostos, a presente tese teve como objetivo geral propor um framework de tipos de Escolarização Bilíngue de Línguas de Prestígio para a realidade brasileira, discutidos sob a perspectiva teórica da Psicolinguística do bilinguismo e, tendo como base, um mapeamento dos diferentes programas/currículos bilíngues e internacionais oferecidos no Brasil. A pesquisa desenvolveu-se por meio da aplicação de três questionários direcionados a diferentes públicos – diretores acadêmicos/ coordenadores pedagógicos de escolas, coordenadores de redes de ensino bilíngue/ internacional e consultores acadêmicos de editoras –, a pesquisa buscou analisar as respostas obtidas e promover uma discussão aprofundada sobre os modelos de Escolarização Bilíngue em vigor no país. Devido ao objetivo geral de realizarmos um mapeamento em nível nacional, envolvendo as cinco regiões do Brasil, optamos por conduzir a pesquisa remotamente via internet. Com base na análise das respostas obtidas nos questionários, foi possível discutir os modelos de Escolarização Bilíngue atualmente praticados no Brasil, os níveis de ensino abrangidos, a distribuição do tempo de ensino entre as línguas, a escolha das línguas adicionais, a concepção subjacente de educação bilíngue presente nos diferentes modelos brasileiros e como estas decisões pedagógicas impactam a experiência do aluno, em contexto bilíngue. Os resultados desta pesquisa apontam mais de 4.374 escolas no Brasil, oferecendo propostas que visam a formação de sujeitos bilíngues, porém, nem todas se qualificam enquanto escolarização bilíngue, pelas escolhas pedagógicas realizadas. É importante ressaltar também que a pesquisa aponta um modelo de Escolarização Bilíngue no nosso país que cresceu muito nos últimos anos, a partir das ofertas provenientes das parcerias entre escolas e editoras, que é o currículo com carga horária estendida na língua adicional. Este modelo não encontra equivalência na literatura internacional suscitando a necessidade premente de uma análise mais aprofundada sobre seus critérios, para que possa ser compreendido e implantado com qualidade nos currículos brasileiros, tornando-se, de fato, um modelo possível de escolarização bilíngue. Nesse contexto, as análises empreendidas no âmbito deste estudo elucidaram a necessidade de uma compreensão mais aprofundada dos fundamentos subjacentes à Educação Bilíngue. A investigação revelou que tanto as instituições educacionais quanto os docentes, administradores e a sociedade em geral carecem de um discernimento mais aprofundado a respeito desses alicerces. Para suprir essa lacuna de conhecimentos, foi proposto um framework de tipos de Escolarização Bilíngue de Línguas de Prestígio, a partir da análise das diferentes propostas brasileiras de Escolarização Bilíngue existentes no Brasil, seguindo os seguintes critérios pedagógicos: (a) visão linguística; (b) modelos teóricos; (c) tipos de escolarização; (d) características dos modelos; (e) objetivos educacionais; e (f), visão de bilinguismo. A partir dessa proposta inicial de framework, pretende-se oferecer um suporte às escolas, visando a (re)formulação (quando necessário) e a oferta de modelos de escolarização bilíngue de excelência no cenário brasileiro, consoante ao ensejo de colher frutos linguísticos e acadêmicos substanciais advindos de uma escolarização bilíngue qualificada, devidamente concebida e meticulosamente implementada para todos.In the last decade, the exponential growth of bilingual education offerings in Brazil has introduced new curricular formats in middle and upper-class schools seeking to provide even more enhanced linguistic development to their students. However, despite the increase in bilingual-focused proposals in Brazilian Basic Education, doubts arise among school managers and pedagogical coordinators regarding the fundamentals of bilingual education and the most suitable models for the purposes of such schooling. Additionally, many schools adopt foreign models, not always compatible with the linguistic and cultural reality of Brazil. Furthermore, some educational modalities offered in Brazil do not have equivalence in other countries, nor theoretical support in current literature, emphasizing the need for a debate on bilingual education in the Brazilian context. From this scenario, it becomes crucial to understand the intentions and pedagogical decisions that encompass the proposals offered in the country, such as the distribution of time for each language, curriculum arrangements, and elements that will contribute to quality bilingual education, based on studies on the subject but also focused on the reality of Brazilian students. Based on these assumptions, the present thesis aimed to propose a framework of types of Prestige Language Bilingual Schooling for the Brazilian reality, discussed from the theoretical perspective of Psycholinguistics of bilingualism and, based on a mapping of the different bilingual and international programs/curricula offered in Brazil. The research was developed through the application of three questionnaires aimed at different audiences – academic directors/pedagogical coordinators of schools, coordinators of bilingual/international education networks, and academic consultants of publishing houses. The research sought to analyze the responses obtained and promote an in-depth discussion on the models of Bilingual Schooling in force in the country. Due to the general objective of conducting a nationwide mapping involving the five regions of Brazil, we chose to conduct the research remotely via the internet. Based on the analysis of the responses obtained in the questionnaires, it was possible to discuss the models of Bilingual Schooling currently practiced in Brazil, the levels of education covered, the distribution of teaching time between languages, the choice of additional languages, the underlying conception of bilingual education present in the different Brazilian models, and how these pedagogical decisions impact the student's experience in a bilingual context. The results of this research point to more than 4,374 schools in Brazil, offering proposals aimed at the formation of bilingual individuals, however, not all qualify as bilingual schooling, due to the pedagogical choices made. It is also important to note that the research points to a model of Bilingual Schooling in our country that has grown significantly in recent years, based on offers from partnerships between schools and publishing houses, which is the curriculum with extended hours in the additional language. This model does not have equivalence in the international literature, raising the urgent need for a more in-depth analysis of its criteria, so that it can be understood and implemented with quality in Brazilian curricula, becoming, in fact, a possible model of bilingual schooling. In this context, the analyses undertaken in the scope of this study elucidated the need for a deeper understanding of the underlying foundations of Bilingual Education. The investigation revealed that both educational institutions and educators, administrators, and society in general lack a deeper understanding of these foundations. To address this knowledge gap, a framework of types of Prestige Language Bilingual Schooling was proposed, based on the analysis of the different Brazilian proposals for Bilingual Schooling existing in Brazil, following the following pedagogical criteria: (a) linguistic vision; (b) theoretical models; (c) types of schooling; (d) characteristics of the models; (e) educational objectives; and (f) bilingualism vision. From this initial framework proposal, it is intended to offer support to schools, aiming at the (re)formulation (when necessary) and the offer of models of excellence in bilingual schooling in the Brazilian scenario, in line with the desire to reap substantial linguistic and academic benefits from a qualified bilingual schooling, duly conceived and meticulously implemented for all.application/pdfporEducação bilínguePsicolinguísticaEscolarizaçãoBilingual educationBilingual schoolingPsycholinguistics of bilingualismCriação de um framework de modelos de escolarização bilíngue para o contexto brasileiro, com base em evidências e à luz da psicolinguística do bilinguismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001210736.pdf.txt001210736.pdf.txtExtracted Texttext/plain572857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278764/2/001210736.pdf.txt3119501c49bf7788b29be9bc7e643412MD52ORIGINAL001210736.pdfTexto parcialapplication/pdf6740508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278764/1/001210736.pdfd902f34b4a79679ae6118dafc9cb2392MD5110183/2787642024-09-11 06:24:50.928oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-09-11T09:24:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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