“Meter a cara em porfia” – : aportes para uma pedagogia da polêmica em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geribone, Viviane de Vargas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255682
Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar em que medida, numa situação de escolarização do gênero, a elaboração da questão polêmica é um recurso mobilizado para a construção da argumentação em textos de opinião produzidos por estudantes de Ensino Médio. Para tanto, estabeleceu-se um corpus de análise a partir das Coletâneas de Textos Finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLPEF). O foco de análise desta pesquisa são os artigos de opinião finalistas, desde a edição de 2008 até a edição de 2019. Logo, fazem parte do corpus de análise 212 artigos de opinião, produzidos por estudantes de Ensino Médio de escolas públicas de todas as regiões do Brasil. Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, com base no método de análise textual-discursiva dos textos que compõem o corpus. Foram definidas três categorias de análise que, por dialogarem entre si, sustentam de maneira produtiva uma compreensão acerca do comportamento linguístico-discursivo dos artigos de opinião finalistas da Olimpíada, a saber: 1. a atitude discursiva, identificada a partir da presença ou da ausência de uma questão polêmica; 2. o mecanismo de textualização, identificado a partir das sequências textuais – explicativa ou argumentativa (ADAM, 2019); e 3. o grau de adesão/engajamento do enunciador, identificado como mais (+) ou menos (–) subjetivo (CASTANHEIRA; CEZARIO, 2017), a partir do uso de elementos modalizadores. Essas categorias de análise se originaram durante a primeira rodada de análise exploratória dos artigos de opinião, a partir da perspectiva e do entendimento do Círculo de Bakhtin, para o qual a linguagem é uma atividade dialógica, o enunciado é compreendido como realização da comunicação discursiva e os gêneros do discurso são modos sociais de ação e de dizer (BAKHTIN, 2017; 2016; 2011; 2008; VOLOCHINÓV, 2018). Além disso, ao se observar a questão polêmica como traço constitutivo do artigo de opinião, estabeleceu-se um diálogo entre Rodrigues (2001), pela sua contribuição ao definir o artigo da esfera jornalística como um gênero que manifesta uma expressão valorativa a respeito de acontecimentos sociais, e Amossy (2017), por fazer o debate acadêmico avançar ao apresentar e sustentar o dissenso como o motor da polêmica, definindo-a como um fenômeno discursivo fundamental para as sociedades democráticas. Assim, ao relacionar a elaboração da questão polêmica como um importante índice de construção da argumentação nos textos de opinião produzidos por estudantes, esta pesquisa oferece aportes para uma pedagogia da polêmica em contexto escolar. Trata-se de subsídios para uma educação linguística, que propicie abordar, na aula de Língua Portuguesa, o gênero artigo de opinião e suas especificidades linguísticas e discursivas.
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Foram definidas três categorias de análise que, por dialogarem entre si, sustentam de maneira produtiva uma compreensão acerca do comportamento linguístico-discursivo dos artigos de opinião finalistas da Olimpíada, a saber: 1. a atitude discursiva, identificada a partir da presença ou da ausência de uma questão polêmica; 2. o mecanismo de textualização, identificado a partir das sequências textuais – explicativa ou argumentativa (ADAM, 2019); e 3. o grau de adesão/engajamento do enunciador, identificado como mais (+) ou menos (–) subjetivo (CASTANHEIRA; CEZARIO, 2017), a partir do uso de elementos modalizadores. Essas categorias de análise se originaram durante a primeira rodada de análise exploratória dos artigos de opinião, a partir da perspectiva e do entendimento do Círculo de Bakhtin, para o qual a linguagem é uma atividade dialógica, o enunciado é compreendido como realização da comunicação discursiva e os gêneros do discurso são modos sociais de ação e de dizer (BAKHTIN, 2017; 2016; 2011; 2008; VOLOCHINÓV, 2018). Além disso, ao se observar a questão polêmica como traço constitutivo do artigo de opinião, estabeleceu-se um diálogo entre Rodrigues (2001), pela sua contribuição ao definir o artigo da esfera jornalística como um gênero que manifesta uma expressão valorativa a respeito de acontecimentos sociais, e Amossy (2017), por fazer o debate acadêmico avançar ao apresentar e sustentar o dissenso como o motor da polêmica, definindo-a como um fenômeno discursivo fundamental para as sociedades democráticas. Assim, ao relacionar a elaboração da questão polêmica como um importante índice de construção da argumentação nos textos de opinião produzidos por estudantes, esta pesquisa oferece aportes para uma pedagogia da polêmica em contexto escolar. Trata-se de subsídios para uma educação linguística, que propicie abordar, na aula de Língua Portuguesa, o gênero artigo de opinião e suas especificidades linguísticas e discursivas.This dissertation investigates to what extent, in the production of speech genres in school settings, a controversial question, or “the polemic question”, is elaborated for the construction of argumentation in opinion articles written by high school students. The corpus for analysis was compiled having as a source the published collections of finalist texts for the Brazilian Portuguese Language Olympiad (Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – OLPEF). The Portuguese Language Olympiad is a nationwide written text competition among public school students that involves categories divided by speech genres. The contest is sponsored by the Brazilian Department of Education, among other public and private agencies, and is held biennially. The focus for analysis in this research were the finalist texts for the genre “opinion article” in the contests held from 2008 to 2019. The corpus for analysis is comprised of 212 opinion pieces written by students enrolled in public high schools in all regions of Brazil. A qualitative research method was adopted, based on the textual-discursive analysis of the corpus texts. Three analytical categories were defined, namely: 1. the discursive attitude, analyzed according to the presence or absence of a polemic question; 2. the textualization mechanism, based on types of textual sequences – explanatory or argumentative (ADAM, 2019); and 3. the degree of adhesion/engagement of the enunciator, which can be more (+) or less (–) subjective (CASTANHEIRA; CEZARIO, 2017), based on the use of modal operators. These analytical categories were originated during the first round of exploratory analysis of the opinion articles, and the interaction among them allowed for a productive understanding of the corpus texts from a linguistic-discursive perspective. The analyses were based on the enunciative theoretical framework of the Bakhtin Circle, according to which language is a dialogical activity, the utterance is understood as the realization of discursive communication, and speech genres are social modes of action and interaction (BAKHTIN, 2017; 2016; 2011; 2008; VOLOCHINÓV, 2018). Also, in order to better understand, theorize and describe the speech genre “opinion article”, the study by Rodrigues (2001) on opinion pieces in the journalistic sphere, and the work by Amossy (2017) on polemic discourse were reviewed and brought together. Rodrigues (2001) characterizes opinion articles in journalism as a speech genre that expresses an evaluative position on social issues. Amossy (2017), in a study on the nature and function of polemic discourse, points to dissension as the driving force of public controversies, and emphasizes the importance of this discursive phenomena for democratic societies. Therefore, by demonstrating that the elaboration of the polemic question is an important indicator of argumentation construction in opinion texts produced by students, this research offers contributions to a pedagogy of polemic discourse in Portuguese language education.application/pdfporGênero discursivoArtigo de opiniãoPolêmicaOlimpíada de Língua PortuguesaEscolaAula expositivaLinguísticaSpeech genresOpinion articlesOLPEFPedagogy of polemic discourseSchool contextPortuguese class“Meter a cara em porfia” – : aportes para uma pedagogia da polêmica em contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164133.pdf.txt001164133.pdf.txtExtracted Texttext/plain546583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255682/2/001164133.pdf.txte1fd1f25a13769569dbc7fd21dfd9ac4MD52ORIGINAL001164133.pdfTexto completoapplication/pdf3170975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255682/1/001164133.pdfeee88bbf964bb4714659ee125db5631dMD5110183/2556822023-03-18 03:31:23.716365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255682Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-18T06:31:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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