Processos criativos colaborativos na música contemporânea : dois estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dario Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204563
Resumo: Este trabalho consiste de uma pesquisa artística que investiga dois processos colaborativos realizados com os compositores Darwin Pillar Corrêa e Heitor Martins Oliveira, respectivamente, na criação das obras Inbegriff para piano solo e As gerações dos mortais assemelham-se às folhas das árvores – Sarau para pianista e assistentes. Ambos os processos foram documentados desde o primeiro contato com os compositores até as estreias das obras. Apoiado na metodologia do Estudo de Caso tal como proposto pelo pesquisador Robert K. Yin e em outros autores que contribuíram para a literatura sobre colaborações em música, o autor cria uma narrativa sobre os processos a partir de sua própria perspectiva. Dentre as várias fontes de evidências utilizadas na investigação, destacam-se as transcrições de todos os encontros realizados com os compositores, anotações pessoais do intérprete, manuscritos e variadas edições provenientes dos encontros, gravações de performances e documentos cedidos pelos próprios compositores como notas pessoais e diários de composição. A documentação referente a cada uma das colaborações foi submetida a uma préanálise que consistiu da organização cronológica dos eventos – a elaboração de uma timeline –, que auxiliou na apreensão dos processos criativos como um todo e na escolha de pontos considerados relevantes para o autor. Destacam-se como os principais pontos abordados neste trabalho a criação de uma identidade sonora para a obra Inbegriff a partir das referências musicais compartilhadas entre intérprete e compositor e a influência do ambiente enquanto espaço físico e simbólico para a construção da estrutura narrativa da obra As gerações dos mortais assemelham-se às folhas das árvores.
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spelling Silva, Dario RodriguesDomenici, Catarina Leite2020-01-18T04:15:17Z2019http://hdl.handle.net/10183/204563001109976Este trabalho consiste de uma pesquisa artística que investiga dois processos colaborativos realizados com os compositores Darwin Pillar Corrêa e Heitor Martins Oliveira, respectivamente, na criação das obras Inbegriff para piano solo e As gerações dos mortais assemelham-se às folhas das árvores – Sarau para pianista e assistentes. Ambos os processos foram documentados desde o primeiro contato com os compositores até as estreias das obras. Apoiado na metodologia do Estudo de Caso tal como proposto pelo pesquisador Robert K. Yin e em outros autores que contribuíram para a literatura sobre colaborações em música, o autor cria uma narrativa sobre os processos a partir de sua própria perspectiva. Dentre as várias fontes de evidências utilizadas na investigação, destacam-se as transcrições de todos os encontros realizados com os compositores, anotações pessoais do intérprete, manuscritos e variadas edições provenientes dos encontros, gravações de performances e documentos cedidos pelos próprios compositores como notas pessoais e diários de composição. A documentação referente a cada uma das colaborações foi submetida a uma préanálise que consistiu da organização cronológica dos eventos – a elaboração de uma timeline –, que auxiliou na apreensão dos processos criativos como um todo e na escolha de pontos considerados relevantes para o autor. Destacam-se como os principais pontos abordados neste trabalho a criação de uma identidade sonora para a obra Inbegriff a partir das referências musicais compartilhadas entre intérprete e compositor e a influência do ambiente enquanto espaço físico e simbólico para a construção da estrutura narrativa da obra As gerações dos mortais assemelham-se às folhas das árvores.This artistic research investigates two collaborative processes between the author and composers Darwin Pillar Corrêa and Heitor Martins Oliveira in the creation of the works Inbegriff, work for solo piano and As Gerações dos Mortais Assemelham-se às Folhas das Árvores, Soiree for pianist and assistants, respectively. Both processes were documented from the first contact with both composers until the premiere of the works in question. Utilising the Case Study methodology as proposed by researcher Robert K. Yin and other authors that have contributed to the literature on musical collaboration, the author creates a narrative of the creative processes from his own perspective. The several sources of evidence used in this research includes the transcripts of all meetings with composers, personal notes of the interpreter, manuscripts and various editions from the meetings, recordings of performances and documents provided by the composers themselves such as personal notes and composition diaries. The documentation concerning each collaborative process was submitted to a preanalysis consisting of the elaboration of a timeline of events, which provide a general view of both processes as well as a vantage point that allowed for the consideration of the most salient aspects of each collaboration. Among these we have considered the creation of a performance of Inbegriff inspired by the sonorities that are characteristic of the pop and rock repertoire favored by both composer and performer, and the influence of the performance venue as both an architectural and symbolic space on the construction of a structural narrative for the work As Gerações dos Mortais Assemelham-se às Folhas das Árvores.application/pdfporProcesso criativoColaboraçãoPesquisa artísticaMúsica contemporâneaCompositorIntérpreteCreative collaborative processesArtistic ResearchContemporary musicComposer-performer collaborationProcessos criativos colaborativos na música contemporânea : dois estudos de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109976.pdf.txt001109976.pdf.txtExtracted Texttext/plain354035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204563/2/001109976.pdf.txt21574e6224804b50ab07e9581a19a83dMD52ORIGINAL001109976.pdfTexto completoapplication/pdf79240967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204563/1/001109976.pdf4dcf7dfb257cf58a6f984d1372eb4297MD5110183/2045632020-01-19 05:14:26.081714oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204563Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-01-19T07:14:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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