Compositor performer: processos criativos como performance e a performance como processo criativo na música experimental de Recife
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26339 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o intuito de apontar determinadas relações entre processos criativos e performáticos, através de um conjunto de peças. São apresentadas algumas considerações sobre a atuação de compositores na Europa do século XIX e conceitos relacionados a performance, interpretação e obra musical. São abordados temas sobre a música experimental vinculados ao contexto norte-americano, à música experimental brasileira e mais especificamente à música experimental metropolitana de Recife, esta abordada através de pesquisa de campo e são apresentadas as relações do autor com o contexto da música experimental do Brasil e, especialmente, na de Recife, assim como algumas considerações sobre as obras do projeto artístico deste mestrado. |
id |
UFPB-2_a168c4db83dfad1bcdb952c6e2da166d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26339 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-02-23T17:09:39Z2022-09-272023-02-23T17:09:39Z2022-07-30https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26339Esta pesquisa tem o intuito de apontar determinadas relações entre processos criativos e performáticos, através de um conjunto de peças. São apresentadas algumas considerações sobre a atuação de compositores na Europa do século XIX e conceitos relacionados a performance, interpretação e obra musical. São abordados temas sobre a música experimental vinculados ao contexto norte-americano, à música experimental brasileira e mais especificamente à música experimental metropolitana de Recife, esta abordada através de pesquisa de campo e são apresentadas as relações do autor com o contexto da música experimental do Brasil e, especialmente, na de Recife, assim como algumas considerações sobre as obras do projeto artístico deste mestrado.This research aims to point out certain relationships between creative and performative processes, through a set of pieces. Some considerations about the performance of composers in 19th century Europe and concepts related to performance, interpretation and musical work are presented. Themes about experimental music linked to the North American context, to Brazilian experimental music and more specifically to the metropolitan experimental music of Recife, are approached through field research and the author's relations with the context of experimental music in Brazil and, especially in Recife, are presented, as well as some considerations about the works of the artistic project of this master's degree.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-16T10:13:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RenêGustavoFreireMartins_Dissert.pdf: 16144190 bytes, checksum: 9b99a95dc366851963a57c761822b209 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-23T17:09:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RenêGustavoFreireMartins_Dissert.pdf: 16144190 bytes, checksum: 9b99a95dc366851963a57c761822b209 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-23T17:09:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RenêGustavoFreireMartins_Dissert.pdf: 16144190 bytes, checksum: 9b99a95dc366851963a57c761822b209 (MD5) Previous issue date: 2022-07-30Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBBrasilMúsicaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMúsicaMúsica experimental - RecifeCompositor performerProcessos criativosMusicExperimental music - RecifeComposer-performerCreative processesCompositor performer: processos criativos como performance e a performance como processo criativo na música experimental de Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCosta, Valério Fiel dahttp://lattes.cnpq.br/517746612456738000745638406http://lattes.cnpq.br/3389625386298985Martins, Renê Gustavo Freirereponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTRenêGustavoFreireMartins_Dissert.pdf.txtRenêGustavoFreireMartins_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain260738https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26339/4/Ren%c3%aaGustavoFreireMartins_Dissert.pdf.txtb684d7278f78679b0159d5393634ae55MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26339/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26339/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALRenêGustavoFreireMartins_Dissert.pdfRenêGustavoFreireMartins_Dissert.pdfapplication/pdf16144190https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26339/1/Ren%c3%aaGustavoFreireMartins_Dissert.pdf9b99a95dc366851963a57c761822b209MD51123456789/263392023-05-22 09:42:53.542QVVUT1JJWkHDh8ODTyBFIExJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBdXRvcml6byBlIGVzdG91IGRlIGFjb3JkbywgbmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBhdXRvLWRlcG9zaXRhZGEsIGNvbmZvcm1lIExlaSBuwrogOTYxMC85OCwgb3Mgc2VndWludGVzIHRlcm1vczoKIApEYSBEaXN0cmlidWnDp8OjbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSAKTyBhdXRvciBkZWNsYXJhIHF1ZTogCmEpIE8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0ZSB0ZXJtby4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuIApiKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgUGFyYcOtYmEgb3MgZGlyZWl0b3MgcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0ZSB0ZXJtbywgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IGNvbnRlw7pkbyBkbyB0cmFiYWxobyBlbnRyZWd1ZS4gCmMpIFNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvIHBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIHF1ZSBuw6NvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgUGFyYcOtYmEgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCmQpIENvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZQQiBvIGRpcmVpdG8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgdHJhZHV6aXIsIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIG91IHbDrWRlby4KZSkgVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZQQiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgcXVhbHF1ZXIgbWVpbyBvdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgpmKSBWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRlBCIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKRG9zIEVtYmFyZ29zIGUgUmVzdHJpw6fDtWVzIGRlIEFjZXNzbwpPIGVtYmFyZ28gcG9kZXLDoSBzZXIgbWFudGlkbyBwb3IgYXTDqSAxICh1bSkgYW5vLCBwb2RlbmRvIHNlciBwcm9ycm9nYWRvIHBvciBpZ3VhbCBwZXLDrW9kbywgY29tIGEgbmVjZXNzaWRhZGUgZGUgYW5leGFyIGRvY3VtZW50b3MgY29tcHJvYmF0w7NyaW9zLiBPIHJlc3VtbyBlIG9zIG1ldGFkYWRvcyBkZXNjcml0aXZvcyBzZXLDo28gZGlzcG9uaWJpbGl6YWRvcyBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRlBCLgpPIGRlcMOzc2l0byBkbyB0cmFiYWxobyDDqSBvYnJpZ2F0w7NyaW8sIGluZGVwZW5kZW50ZSBkbyBlbWJhcmdvLgpRdWFuZG8gZW1iYXJnYWRvLCBvIHRyYWJhbGhvIHBlcm1hbmVjZXLDoSBpbmRpc3BvbsOtdmVsIGVucXVhbnRvIHZpZ29yYXIgYXMgcmVzdHJpw6fDtWVzLiBQYXNzYWRvIG8gcGVyw61vZG8gZG8gZW1iYXJnbywgbyB0cmFiYWxobyBzZXLDoSBhdXRvbWF0aWNhbWVudGUgZGlzcG9uaWJpbGl6YWRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEIuIAo=Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compositor performer: processos criativos como performance e a performance como processo criativo na música experimental de Recife |
title |
Compositor performer: processos criativos como performance e a performance como processo criativo na música experimental de Recife |
spellingShingle |
Compositor performer: processos criativos como performance e a performance como processo criativo na música experimental de Recife Martins, Renê Gustavo Freire CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Música Música experimental - Recife Compositor performer Processos criativos Music Experimental music - Recife Composer-performer Creative processes |
title_short |
Compositor performer: processos criativos como performance e a performance como processo criativo na música experimental de Recife |
title_full |
Compositor performer: processos criativos como performance e a performance como processo criativo na música experimental de Recife |
title_fullStr |
Compositor performer: processos criativos como performance e a performance como processo criativo na música experimental de Recife |
title_full_unstemmed |
Compositor performer: processos criativos como performance e a performance como processo criativo na música experimental de Recife |
title_sort |
Compositor performer: processos criativos como performance e a performance como processo criativo na música experimental de Recife |
author |
Martins, Renê Gustavo Freire |
author_facet |
Martins, Renê Gustavo Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Valério Fiel da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5177466124567380 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00745638406 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3389625386298985 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Renê Gustavo Freire |
contributor_str_mv |
Costa, Valério Fiel da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Música Música experimental - Recife Compositor performer Processos criativos Music Experimental music - Recife Composer-performer Creative processes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Música experimental - Recife Compositor performer Processos criativos Music Experimental music - Recife Composer-performer Creative processes |
description |
Esta pesquisa tem o intuito de apontar determinadas relações entre processos criativos e performáticos, através de um conjunto de peças. São apresentadas algumas considerações sobre a atuação de compositores na Europa do século XIX e conceitos relacionados a performance, interpretação e obra musical. São abordados temas sobre a música experimental vinculados ao contexto norte-americano, à música experimental brasileira e mais especificamente à música experimental metropolitana de Recife, esta abordada através de pesquisa de campo e são apresentadas as relações do autor com o contexto da música experimental do Brasil e, especialmente, na de Recife, assim como algumas considerações sobre as obras do projeto artístico deste mestrado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-27 2023-02-23T17:09:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-23T17:09:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26339 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26339/4/Ren%c3%aaGustavoFreireMartins_Dissert.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26339/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26339/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26339/1/Ren%c3%aaGustavoFreireMartins_Dissert.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b684d7278f78679b0159d5393634ae55 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 9b99a95dc366851963a57c761822b209 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562283479662592 |