Custering e switching em tarefas de fluência verbal semântica e ortográfica : metodologia e desempenho de crianças de 6 a 12 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Natália
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184500
Resumo: Esta dissertação é composta por dois estudos conduzidos de acordo com a abordagem da Neuropsicologia Cognitiva, a fim de compreender os efeitos da idade, do tipo de escola e tipo de tarefa no desempenho da fluência verbal em crianças de 6 a 12 anos. No primeiro estudo descreveu-se a adaptação ao contexto brasileiro da metodologia para análises dos componentes cognitivos de clustering e switching em tarefas de fluência verbal semântica (FVS) e ortográfica (FVO). Nesse estudo foram descritas as etapas de adaptação, realizada análise de juízes para evidência de fidedignidade do método e disponibilizada a versão final para categorização das variáveis de clustering e switching para clínicos e pesquisadores. O segundo estudo buscou comparar o desempenho quanti e qualitativo (variáveis de clustering e switching) de três grupos etários de crianças (6-8 anos, 9-10 anos e 11-12 anos) de dois tipos de escola (pública e privada) em duas tarefas de fluência verbal (semântica e ortográfica), e ainda verificar associações entre as variáveis de desempenho da fluência verbal, idade e desempenho em tarefas de linguagem, memória de trabalho e de funções executivas. Foram encontradas diferenças significativas nos desempenhos quanti e qualitativos nos diferentes grupos etários e nos tipos de tarefas, mas não foram encontrados efeitos do tipo de escola. Na FVO o grupo de 11-12 anos apresentou desempenho superior aos demais, com aumento do número de clusters e de switches, o que parece estar associado à maturação das funções executivas. Na FVS as diferenças de desempenho aparecem já entre os grupos mais jovens, mas também se verifica mudanças nas variáveis referentes à recuperação estratégica (números de clusters e de switches). Todos os participantes apresentaram melhor desempenho na FVS em relação à FVO. Encontrou-se associação entre os desempenhos das variáveis de clustering e switching com o número de palavras evocadas em ambas as tarefas de FV, assim como com a idade e com o desempenho nas tarefas de linguagem, memória de trabalho e funções executivas. A presente dissertação destaca a importância de estudar os processamentos subjacentes ao desempenho em tarefas de FV, pois auxiliam a compreender quais habilidades neuropsicológicas estão envolvidas nas estratégias de evocação lexical, podendo ser úteis no prognóstico e no planejamento de intervenções em distúrbios neuropsicológicos/neuropsiquiátricos durante a infância.
id URGS_8f0aeab971b2e34e7cc692e2e891a559
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184500
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Becker, NatáliaSalles, Jerusa Fumagalli de2018-11-09T02:45:54Z2015http://hdl.handle.net/10183/184500001002727Esta dissertação é composta por dois estudos conduzidos de acordo com a abordagem da Neuropsicologia Cognitiva, a fim de compreender os efeitos da idade, do tipo de escola e tipo de tarefa no desempenho da fluência verbal em crianças de 6 a 12 anos. No primeiro estudo descreveu-se a adaptação ao contexto brasileiro da metodologia para análises dos componentes cognitivos de clustering e switching em tarefas de fluência verbal semântica (FVS) e ortográfica (FVO). Nesse estudo foram descritas as etapas de adaptação, realizada análise de juízes para evidência de fidedignidade do método e disponibilizada a versão final para categorização das variáveis de clustering e switching para clínicos e pesquisadores. O segundo estudo buscou comparar o desempenho quanti e qualitativo (variáveis de clustering e switching) de três grupos etários de crianças (6-8 anos, 9-10 anos e 11-12 anos) de dois tipos de escola (pública e privada) em duas tarefas de fluência verbal (semântica e ortográfica), e ainda verificar associações entre as variáveis de desempenho da fluência verbal, idade e desempenho em tarefas de linguagem, memória de trabalho e de funções executivas. Foram encontradas diferenças significativas nos desempenhos quanti e qualitativos nos diferentes grupos etários e nos tipos de tarefas, mas não foram encontrados efeitos do tipo de escola. Na FVO o grupo de 11-12 anos apresentou desempenho superior aos demais, com aumento do número de clusters e de switches, o que parece estar associado à maturação das funções executivas. Na FVS as diferenças de desempenho aparecem já entre os grupos mais jovens, mas também se verifica mudanças nas variáveis referentes à recuperação estratégica (números de clusters e de switches). Todos os participantes apresentaram melhor desempenho na FVS em relação à FVO. Encontrou-se associação entre os desempenhos das variáveis de clustering e switching com o número de palavras evocadas em ambas as tarefas de FV, assim como com a idade e com o desempenho nas tarefas de linguagem, memória de trabalho e funções executivas. A presente dissertação destaca a importância de estudar os processamentos subjacentes ao desempenho em tarefas de FV, pois auxiliam a compreender quais habilidades neuropsicológicas estão envolvidas nas estratégias de evocação lexical, podendo ser úteis no prognóstico e no planejamento de intervenções em distúrbios neuropsicológicos/neuropsiquiátricos durante a infância.This thesis consists of two studies conducted in accordance with the approach of Cognitive Neuropsychology, in order to understand the effects of age, type of school and type of task in verbal fluency (VF) performance in 6-12 years old children. The first study described the adaptation to the Brazilian context of the methodology for clustering and switching analysis in semantic (SVF) and phonemic (PVF) verbal fluency task. This study described the fitting process, performed analysis of judges for reliability evidence and presented the final version for clustering and switching variables to clinicians and researchers. The second study compared the quantitative and qualitative performance (clustering and switching variables) of three age groups of children (6-8 years, 9-10 years and 11-12 years), two types of school (public and private) and two verbal fluency tasks (semantic and phonemic), verified associations between verbal fluency performance on general scores and clustering e switching scores, age and performance on language, working memory and executive functions tasks. Age and type of tasks had a significant effect in the general and clustering and switching scores, but we haven’t found type of school effects on the variables. PVF performance improved at 11-12 years and appears to be associated with the maturation of executive functions, by the increasing of number of clusters and number of switches. SVF performance differences have already appeared among younger groups, but also observed changes in variables related to strategic recovery. All participants performed better in SVF regarding the PVF. An association was found in the performance of clustering and switching scores with the number of words retrieved in both VF tasks, as well as age and performance on language, working memory and executive functions tasks. This work highlights the importance of studying the underlying cognitive processes on the performance of VF tasks. Understanding these cognitive processes may be useful tools to investigate the prognosis and to plane neuropsychological interventions in neuropsychiatric disorders during childhood.application/pdfporFluência verbalCriançasAvaliacao neuropsicologicaPrecisão do testeFatores etáriosReprodutibilidade dos testesSetor públicoEnsino privadoVerbal fluencyClusteringSwitchingChildNeuropsychological assessmentCustering e switching em tarefas de fluência verbal semântica e ortográfica : metodologia e desempenho de crianças de 6 a 12 anosClustering and switching analysis on semantic and phonemic verbal fluency : method and brazilian children scoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001002727.pdf.txt001002727.pdf.txtExtracted Texttext/plain210008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184500/2/001002727.pdf.txt8c0d39003b7bb4c93b7fdcd0ab2e9d8dMD52ORIGINAL001002727.pdfTexto completoapplication/pdf1044915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184500/1/001002727.pdfaf22ea7c777548d8d8b1f41ce3d77505MD5110183/1845002018-11-10 03:29:13.252223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184500Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-11-10T05:29:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Custering e switching em tarefas de fluência verbal semântica e ortográfica : metodologia e desempenho de crianças de 6 a 12 anos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Clustering and switching analysis on semantic and phonemic verbal fluency : method and brazilian children scores
title Custering e switching em tarefas de fluência verbal semântica e ortográfica : metodologia e desempenho de crianças de 6 a 12 anos
spellingShingle Custering e switching em tarefas de fluência verbal semântica e ortográfica : metodologia e desempenho de crianças de 6 a 12 anos
Becker, Natália
Fluência verbal
Crianças
Avaliacao neuropsicologica
Precisão do teste
Fatores etários
Reprodutibilidade dos testes
Setor público
Ensino privado
Verbal fluency
Clustering
Switching
Child
Neuropsychological assessment
title_short Custering e switching em tarefas de fluência verbal semântica e ortográfica : metodologia e desempenho de crianças de 6 a 12 anos
title_full Custering e switching em tarefas de fluência verbal semântica e ortográfica : metodologia e desempenho de crianças de 6 a 12 anos
title_fullStr Custering e switching em tarefas de fluência verbal semântica e ortográfica : metodologia e desempenho de crianças de 6 a 12 anos
title_full_unstemmed Custering e switching em tarefas de fluência verbal semântica e ortográfica : metodologia e desempenho de crianças de 6 a 12 anos
title_sort Custering e switching em tarefas de fluência verbal semântica e ortográfica : metodologia e desempenho de crianças de 6 a 12 anos
author Becker, Natália
author_facet Becker, Natália
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Natália
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salles, Jerusa Fumagalli de
contributor_str_mv Salles, Jerusa Fumagalli de
dc.subject.por.fl_str_mv Fluência verbal
Crianças
Avaliacao neuropsicologica
Precisão do teste
Fatores etários
Reprodutibilidade dos testes
Setor público
Ensino privado
topic Fluência verbal
Crianças
Avaliacao neuropsicologica
Precisão do teste
Fatores etários
Reprodutibilidade dos testes
Setor público
Ensino privado
Verbal fluency
Clustering
Switching
Child
Neuropsychological assessment
dc.subject.eng.fl_str_mv Verbal fluency
Clustering
Switching
Child
Neuropsychological assessment
description Esta dissertação é composta por dois estudos conduzidos de acordo com a abordagem da Neuropsicologia Cognitiva, a fim de compreender os efeitos da idade, do tipo de escola e tipo de tarefa no desempenho da fluência verbal em crianças de 6 a 12 anos. No primeiro estudo descreveu-se a adaptação ao contexto brasileiro da metodologia para análises dos componentes cognitivos de clustering e switching em tarefas de fluência verbal semântica (FVS) e ortográfica (FVO). Nesse estudo foram descritas as etapas de adaptação, realizada análise de juízes para evidência de fidedignidade do método e disponibilizada a versão final para categorização das variáveis de clustering e switching para clínicos e pesquisadores. O segundo estudo buscou comparar o desempenho quanti e qualitativo (variáveis de clustering e switching) de três grupos etários de crianças (6-8 anos, 9-10 anos e 11-12 anos) de dois tipos de escola (pública e privada) em duas tarefas de fluência verbal (semântica e ortográfica), e ainda verificar associações entre as variáveis de desempenho da fluência verbal, idade e desempenho em tarefas de linguagem, memória de trabalho e de funções executivas. Foram encontradas diferenças significativas nos desempenhos quanti e qualitativos nos diferentes grupos etários e nos tipos de tarefas, mas não foram encontrados efeitos do tipo de escola. Na FVO o grupo de 11-12 anos apresentou desempenho superior aos demais, com aumento do número de clusters e de switches, o que parece estar associado à maturação das funções executivas. Na FVS as diferenças de desempenho aparecem já entre os grupos mais jovens, mas também se verifica mudanças nas variáveis referentes à recuperação estratégica (números de clusters e de switches). Todos os participantes apresentaram melhor desempenho na FVS em relação à FVO. Encontrou-se associação entre os desempenhos das variáveis de clustering e switching com o número de palavras evocadas em ambas as tarefas de FV, assim como com a idade e com o desempenho nas tarefas de linguagem, memória de trabalho e funções executivas. A presente dissertação destaca a importância de estudar os processamentos subjacentes ao desempenho em tarefas de FV, pois auxiliam a compreender quais habilidades neuropsicológicas estão envolvidas nas estratégias de evocação lexical, podendo ser úteis no prognóstico e no planejamento de intervenções em distúrbios neuropsicológicos/neuropsiquiátricos durante a infância.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-09T02:45:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184500
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002727
url http://hdl.handle.net/10183/184500
identifier_str_mv 001002727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184500/2/001002727.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184500/1/001002727.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c0d39003b7bb4c93b7fdcd0ab2e9d8d
af22ea7c777548d8d8b1f41ce3d77505
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085458443501568