Percepção de apoio social e comportamento de risco em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Cássia Ferrazza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/209973
Resumo: Este estudo investigou relações entre apoio social (apoio da família, professores, amigos, apoio geral) e comportamentos de risco (comportamento sexual de risco, uso de substâncias, comportamento infracional e comportamento suicida) em adolescentes. Foram realizados três estudos empíricos a partir do banco de dados da pesquisa “Adolescência em diferentes contextos: Família e institucionalização”, desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Adolescência - NEPA. No primeiro estudo, foi investigada, de forma descritiva e inferencial, a percepção de apoio social de 375 adolescentes, considerando diferenças por sexo, idade e tipo de configuração familiar. As meninas perceberam mais apoio social dos amigos e no total da escala do que os meninos e não houve diferença na percepção de apoio social por tipo de configuração familiar. No segundo estudo, foi apresentado o processo de construção e análise das propriedades psicométricas do Índice de Comportamentos de Risco, com uma amostra de 466 adolescentes. O índice apresentou consistência interna satisfatória (α=0,84) e foram identificados quatro fatores (comportamento sexual de risco, uso de substâncias, comportamento infracional e comportamento suicida), com 17 itens, que avaliaram um conjunto de comportamentos de risco simultaneamente. No terceiro estudo, foi investigada a relação entre o apoio social (apoio da família, professores, amigos, apoio geral) e os comportamentos de risco em 374 adolescentes. Foram encontradas diferenças por sexo no envolvimento em comportamentos de risco e na percepção de apoio social, sendo que os meninos apresentaram mais comportamento sexual de risco e comportamento infracional e as meninas mais comportamento suicida e maior percepção de apoio social. O apoio social da família e dos professores foi evidenciado como fator de proteção ao envolvimento em comportamentos de risco. Estratégias de intervenção voltadas ao público juvenil na prevenção ao envolvimento em comportamentos de risco devem buscar fortalecer o apoio da família e dos professores e levar em consideração a questão do gênero.
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No segundo estudo, foi apresentado o processo de construção e análise das propriedades psicométricas do Índice de Comportamentos de Risco, com uma amostra de 466 adolescentes. O índice apresentou consistência interna satisfatória (α=0,84) e foram identificados quatro fatores (comportamento sexual de risco, uso de substâncias, comportamento infracional e comportamento suicida), com 17 itens, que avaliaram um conjunto de comportamentos de risco simultaneamente. No terceiro estudo, foi investigada a relação entre o apoio social (apoio da família, professores, amigos, apoio geral) e os comportamentos de risco em 374 adolescentes. Foram encontradas diferenças por sexo no envolvimento em comportamentos de risco e na percepção de apoio social, sendo que os meninos apresentaram mais comportamento sexual de risco e comportamento infracional e as meninas mais comportamento suicida e maior percepção de apoio social. O apoio social da família e dos professores foi evidenciado como fator de proteção ao envolvimento em comportamentos de risco. Estratégias de intervenção voltadas ao público juvenil na prevenção ao envolvimento em comportamentos de risco devem buscar fortalecer o apoio da família e dos professores e levar em consideração a questão do gênero.This study investigated relations between social support (support from the family, teachers, friends and general support) and risk behavior (risk sexual behavior, use of substances, criminal behavior and suicidal behavior) in adolescents. Three empirical studies were carried out, based on the database of the research: “Adolescence in different contexts: Family and institutionalization”, developed by the Nucleus of Studies and Research about Adolescence - NEPA). The first descriptive and inferential study investigated the perception of social support of 375 adolescents, considering differences by sex, age and type of family configuration. Girls perceived more friends social support and the total of the scale than boys and there was no significant difference in the perception of social support related to type of family configuration. The second study presented the process of construction and analysis of the psychometric properties of the Risk Behavior Index, using a sample of 466 adolescents. Such index presented satisfactory internal consistency (α=0.84) and four factors were identified (risk sexual behavior, use of substances, criminal behavior and suicidal behavior), including 17 items that evaluated a group of risk behaviors simultaneously. The third study investigated the relation between social support (support from the family, teachers, friends and general support) and risk behavior in 374 adolescents. Differences by sex as concerns engagement in risk behaviors and perception of social support were found, considering that the boys presented more risk sexual behavior and criminal behavior and the girls more suicidal behavior and higher perception of social support. The social support from the family and teachers was evidenced as a protective factor as regards the engagement in risk behaviors. Intervention's strategies to prevent risk behavior should consider strengthen the family and teacher support and take account the question of gender.application/pdfporAdolescenteRedes de apoio socialComportamento de riscoAdolescenceRisk takingSocial supportPercepção de apoio social e comportamento de risco em adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001017121.pdf.txt001017121.pdf.txtExtracted Texttext/plain218406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/209973/2/001017121.pdf.txt161d5a64826f7c8fc7b754bdc3ceda4bMD52ORIGINAL001017121.pdfTexto completoapplication/pdf1048238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/209973/1/001017121.pdf518a9da9688c2f510c4fe42614682958MD5110183/2099732022-09-30 04:58:46.598829oai:www.lume.ufrgs.br:10183/209973Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-30T07:58:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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