A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baltar, Marcos Antonio Rocha
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2516
Resumo: O presente estudo busca entender a relação entre a competência discursiva escrita e o trabalho com os gêneros textuais -postulado por Bronckart-, com o seu interacionismo sócio-discursivo. Como ferramenta metodológica da pesquisa foi efetuada a atividade de linguagem da produção de um jornal de sala de aula com alunos do ensino médio de duas escolas públicas de Porto Alegre. Através desse suporte textual, os alunos-escritores das duas escolas puderam praticar a língua escrita, trabalhando com gêneros textuais diversificados, buscando interagir sócio-discursivamente com seus colegas-leitores e com toda a comunidade escolar. A pesquisa aponta para a emersão de novos gêneros híbridos que surgiram em função da produção dos gêneros textuais jornalísticos no ambiente discursivo escolar, além de mostrar a importância do trabalho com projetos dentro da escola, visando a uma ação pedagógica legítima, notadamente, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem da língua escrita.
id URGS_8f2134d59270bf6ae44b63532a1380e3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2516
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Baltar, Marcos Antonio RochaGuedes, Paulo Coimbra2007-06-06T17:22:30Z2003http://hdl.handle.net/10183/2516000370923O presente estudo busca entender a relação entre a competência discursiva escrita e o trabalho com os gêneros textuais -postulado por Bronckart-, com o seu interacionismo sócio-discursivo. Como ferramenta metodológica da pesquisa foi efetuada a atividade de linguagem da produção de um jornal de sala de aula com alunos do ensino médio de duas escolas públicas de Porto Alegre. Através desse suporte textual, os alunos-escritores das duas escolas puderam praticar a língua escrita, trabalhando com gêneros textuais diversificados, buscando interagir sócio-discursivamente com seus colegas-leitores e com toda a comunidade escolar. A pesquisa aponta para a emersão de novos gêneros híbridos que surgiram em função da produção dos gêneros textuais jornalísticos no ambiente discursivo escolar, além de mostrar a importância do trabalho com projetos dentro da escola, visando a uma ação pedagógica legítima, notadamente, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem da língua escrita.application/pdfporLinguísticaCompetencia textualProdução textualEnsino e aprendizagemEscritaLinguagem jornalísticaA competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000370923.pdf000370923.pdfTexto completoapplication/pdf1213998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2516/1/000370923.pdf51b45c11a9edc97860d774fd323f2f3fMD51TEXT000370923.pdf.txt000370923.pdf.txtExtracted Texttext/plain341252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2516/2/000370923.pdf.txt418623c3301968fb4eb8c1c90b769fd6MD52THUMBNAIL000370923.pdf.jpg000370923.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2516/3/000370923.pdf.jpgfc2894d3557f31fb38fdaaa319ba10d6MD5310183/25162018-10-17 07:50:35.264oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:50:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula
title A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula
spellingShingle A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula
Baltar, Marcos Antonio Rocha
Linguística
Competencia textual
Produção textual
Ensino e aprendizagem
Escrita
Linguagem jornalística
title_short A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula
title_full A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula
title_fullStr A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula
title_full_unstemmed A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula
title_sort A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula
author Baltar, Marcos Antonio Rocha
author_facet Baltar, Marcos Antonio Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baltar, Marcos Antonio Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guedes, Paulo Coimbra
contributor_str_mv Guedes, Paulo Coimbra
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Competencia textual
Produção textual
Ensino e aprendizagem
Escrita
Linguagem jornalística
topic Linguística
Competencia textual
Produção textual
Ensino e aprendizagem
Escrita
Linguagem jornalística
description O presente estudo busca entender a relação entre a competência discursiva escrita e o trabalho com os gêneros textuais -postulado por Bronckart-, com o seu interacionismo sócio-discursivo. Como ferramenta metodológica da pesquisa foi efetuada a atividade de linguagem da produção de um jornal de sala de aula com alunos do ensino médio de duas escolas públicas de Porto Alegre. Através desse suporte textual, os alunos-escritores das duas escolas puderam praticar a língua escrita, trabalhando com gêneros textuais diversificados, buscando interagir sócio-discursivamente com seus colegas-leitores e com toda a comunidade escolar. A pesquisa aponta para a emersão de novos gêneros híbridos que surgiram em função da produção dos gêneros textuais jornalísticos no ambiente discursivo escolar, além de mostrar a importância do trabalho com projetos dentro da escola, visando a uma ação pedagógica legítima, notadamente, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem da língua escrita.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2516
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000370923
url http://hdl.handle.net/10183/2516
identifier_str_mv 000370923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2516/1/000370923.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2516/2/000370923.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2516/3/000370923.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 51b45c11a9edc97860d774fd323f2f3f
418623c3301968fb4eb8c1c90b769fd6
fc2894d3557f31fb38fdaaa319ba10d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085017126174720