A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2516 |
Resumo: | O presente estudo busca entender a relação entre a competência discursiva escrita e o trabalho com os gêneros textuais -postulado por Bronckart-, com o seu interacionismo sócio-discursivo. Como ferramenta metodológica da pesquisa foi efetuada a atividade de linguagem da produção de um jornal de sala de aula com alunos do ensino médio de duas escolas públicas de Porto Alegre. Através desse suporte textual, os alunos-escritores das duas escolas puderam praticar a língua escrita, trabalhando com gêneros textuais diversificados, buscando interagir sócio-discursivamente com seus colegas-leitores e com toda a comunidade escolar. A pesquisa aponta para a emersão de novos gêneros híbridos que surgiram em função da produção dos gêneros textuais jornalísticos no ambiente discursivo escolar, além de mostrar a importância do trabalho com projetos dentro da escola, visando a uma ação pedagógica legítima, notadamente, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem da língua escrita. |
id |
URGS_8f2134d59270bf6ae44b63532a1380e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2516 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Baltar, Marcos Antonio RochaGuedes, Paulo Coimbra2007-06-06T17:22:30Z2003http://hdl.handle.net/10183/2516000370923O presente estudo busca entender a relação entre a competência discursiva escrita e o trabalho com os gêneros textuais -postulado por Bronckart-, com o seu interacionismo sócio-discursivo. Como ferramenta metodológica da pesquisa foi efetuada a atividade de linguagem da produção de um jornal de sala de aula com alunos do ensino médio de duas escolas públicas de Porto Alegre. Através desse suporte textual, os alunos-escritores das duas escolas puderam praticar a língua escrita, trabalhando com gêneros textuais diversificados, buscando interagir sócio-discursivamente com seus colegas-leitores e com toda a comunidade escolar. A pesquisa aponta para a emersão de novos gêneros híbridos que surgiram em função da produção dos gêneros textuais jornalísticos no ambiente discursivo escolar, além de mostrar a importância do trabalho com projetos dentro da escola, visando a uma ação pedagógica legítima, notadamente, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem da língua escrita.application/pdfporLinguísticaCompetencia textualProdução textualEnsino e aprendizagemEscritaLinguagem jornalísticaA competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000370923.pdf000370923.pdfTexto completoapplication/pdf1213998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2516/1/000370923.pdf51b45c11a9edc97860d774fd323f2f3fMD51TEXT000370923.pdf.txt000370923.pdf.txtExtracted Texttext/plain341252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2516/2/000370923.pdf.txt418623c3301968fb4eb8c1c90b769fd6MD52THUMBNAIL000370923.pdf.jpg000370923.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2516/3/000370923.pdf.jpgfc2894d3557f31fb38fdaaa319ba10d6MD5310183/25162018-10-17 07:50:35.264oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:50:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula |
title |
A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula |
spellingShingle |
A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula Baltar, Marcos Antonio Rocha Linguística Competencia textual Produção textual Ensino e aprendizagem Escrita Linguagem jornalística |
title_short |
A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula |
title_full |
A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula |
title_fullStr |
A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula |
title_full_unstemmed |
A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula |
title_sort |
A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula |
author |
Baltar, Marcos Antonio Rocha |
author_facet |
Baltar, Marcos Antonio Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baltar, Marcos Antonio Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guedes, Paulo Coimbra |
contributor_str_mv |
Guedes, Paulo Coimbra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Competencia textual Produção textual Ensino e aprendizagem Escrita Linguagem jornalística |
topic |
Linguística Competencia textual Produção textual Ensino e aprendizagem Escrita Linguagem jornalística |
description |
O presente estudo busca entender a relação entre a competência discursiva escrita e o trabalho com os gêneros textuais -postulado por Bronckart-, com o seu interacionismo sócio-discursivo. Como ferramenta metodológica da pesquisa foi efetuada a atividade de linguagem da produção de um jornal de sala de aula com alunos do ensino médio de duas escolas públicas de Porto Alegre. Através desse suporte textual, os alunos-escritores das duas escolas puderam praticar a língua escrita, trabalhando com gêneros textuais diversificados, buscando interagir sócio-discursivamente com seus colegas-leitores e com toda a comunidade escolar. A pesquisa aponta para a emersão de novos gêneros híbridos que surgiram em função da produção dos gêneros textuais jornalísticos no ambiente discursivo escolar, além de mostrar a importância do trabalho com projetos dentro da escola, visando a uma ação pedagógica legítima, notadamente, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem da língua escrita. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:22:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2516 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000370923 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2516 |
identifier_str_mv |
000370923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2516/1/000370923.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2516/2/000370923.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2516/3/000370923.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51b45c11a9edc97860d774fd323f2f3f 418623c3301968fb4eb8c1c90b769fd6 fc2894d3557f31fb38fdaaa319ba10d6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085017126174720 |