Conhecimento de jornalistas sobre gêneros textuais: um estudo introdutório

Bibliographic Details
Main Author: Bonini, Adair
Publication Date: 2010
Format: Article
Language: por
Source: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Download full: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/193
Summary: Resumo: Até que ponto um esquema cognitivo baseado exclusivamente em partes características de um texto, como a superestrutura, pode explicar o conhecimento sobre gêneros textuais? Com base nesta questão, este artigo relata um experimento realizado com quatro jornalistas em que duas hipóteses foram testadas: 1) a de que o conhecimento do jornalista sobre gêneros está mais centrado em aspectos da prática social (profissional) que na estrutura destes textos; 2) a de que um gênero como a dissertação escolar, embora bastante conhecido, deve apresentar, a este sujeito, dificuldades para uma definição por causa de sua funcionalidade questionável em termos de uma prática social. Abstract:To what extent a cognitive schema based exclusively on characteristic parts of a text, such as the superestruture, can explain genre knowledge? Based on this question, this article presents a discussion of an experiment carried out with four journalists. Two hypotheses were tested: 1) that knowledge of genre used by journalists is more centered on aspects of social (professional) practice than on the structure of the texts; 2) that a genre such as a school dissertation, though quite known, may present to the subjects part of this research difficulties for a difinition due to its questionable functionality in terms of a social practice. 
id UNISUL-3_7f15d145ad4fd6d2632498b0e25564b3
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/193
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento de jornalistas sobre gêneros textuais: um estudo introdutórioGênero textualProcessamento textualPsicolingüísticaResumo: Até que ponto um esquema cognitivo baseado exclusivamente em partes características de um texto, como a superestrutura, pode explicar o conhecimento sobre gêneros textuais? Com base nesta questão, este artigo relata um experimento realizado com quatro jornalistas em que duas hipóteses foram testadas: 1) a de que o conhecimento do jornalista sobre gêneros está mais centrado em aspectos da prática social (profissional) que na estrutura destes textos; 2) a de que um gênero como a dissertação escolar, embora bastante conhecido, deve apresentar, a este sujeito, dificuldades para uma definição por causa de sua funcionalidade questionável em termos de uma prática social. Abstract:To what extent a cognitive schema based exclusively on characteristic parts of a text, such as the superestruture, can explain genre knowledge? Based on this question, this article presents a discussion of an experiment carried out with four journalists. Two hypotheses were tested: 1) that knowledge of genre used by journalists is more centered on aspects of social (professional) practice than on the structure of the texts; 2) that a genre such as a school dissertation, though quite known, may present to the subjects part of this research difficulties for a difinition due to its questionable functionality in terms of a social practice. Silvânia Siebert2010-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/193Linguagem em (Dis)curso; Vol. 2 No. 1 (2001)Linguagem em (Dis)curso; v. 2 n. 1 (2001)1982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/193/221Bonini, Adairinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-09-24T16:25:01Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/193Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2010-09-24T16:25:01Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de jornalistas sobre gêneros textuais: um estudo introdutório
title Conhecimento de jornalistas sobre gêneros textuais: um estudo introdutório
spellingShingle Conhecimento de jornalistas sobre gêneros textuais: um estudo introdutório
Bonini, Adair
Gênero textual
Processamento textual
Psicolingüística
title_short Conhecimento de jornalistas sobre gêneros textuais: um estudo introdutório
title_full Conhecimento de jornalistas sobre gêneros textuais: um estudo introdutório
title_fullStr Conhecimento de jornalistas sobre gêneros textuais: um estudo introdutório
title_full_unstemmed Conhecimento de jornalistas sobre gêneros textuais: um estudo introdutório
title_sort Conhecimento de jornalistas sobre gêneros textuais: um estudo introdutório
author Bonini, Adair
author_facet Bonini, Adair
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonini, Adair
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual
Processamento textual
Psicolingüística
topic Gênero textual
Processamento textual
Psicolingüística
description Resumo: Até que ponto um esquema cognitivo baseado exclusivamente em partes características de um texto, como a superestrutura, pode explicar o conhecimento sobre gêneros textuais? Com base nesta questão, este artigo relata um experimento realizado com quatro jornalistas em que duas hipóteses foram testadas: 1) a de que o conhecimento do jornalista sobre gêneros está mais centrado em aspectos da prática social (profissional) que na estrutura destes textos; 2) a de que um gênero como a dissertação escolar, embora bastante conhecido, deve apresentar, a este sujeito, dificuldades para uma definição por causa de sua funcionalidade questionável em termos de uma prática social. Abstract:To what extent a cognitive schema based exclusively on characteristic parts of a text, such as the superestruture, can explain genre knowledge? Based on this question, this article presents a discussion of an experiment carried out with four journalists. Two hypotheses were tested: 1) that knowledge of genre used by journalists is more centered on aspects of social (professional) practice than on the structure of the texts; 2) that a genre such as a school dissertation, though quite known, may present to the subjects part of this research difficulties for a difinition due to its questionable functionality in terms of a social practice. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/193
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/193/221
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 2 No. 1 (2001)
Linguagem em (Dis)curso; v. 2 n. 1 (2001)
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1787715295740166144