Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140489 |
Resumo: | A Geometria Descritiva é uma disciplina abstrata e complexa por sua origem lógica e visual. É de fundamental importância para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os aprendizes apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. Devido às características da disciplina, a mesma demanda material didático especializado. A tecnologia atual permite produzir e entregar materiais instrucionais em diversos formatos, inclusive através de simulações de ambientes tridimensionais em tempo real. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta interativa de ensino, na forma de recurso didático tecnológico, para auxílio no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. O processo de desenvolvimento foi realizado a partir da metodologia ADDIE do design instrucional em conformidade com os princípios de usabilidade do design de interação. O recurso foi implementado a partir da metodologia ágil Scrum da engenharia de software. Como resultado, aponta-se que a utilização do recurso desenvolvido poderia contribuir no entendimento da disciplina de Geometria Descritiva, possibilitando a concretização dos processos da disciplina. |
id |
URGS_8faad69f38f170138e5975f5ff23d17d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140489 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Flores, Tiago RaguzeSilva, Regio Pierre da2016-05-07T02:09:33Z2016http://hdl.handle.net/10183/140489000991414A Geometria Descritiva é uma disciplina abstrata e complexa por sua origem lógica e visual. É de fundamental importância para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os aprendizes apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. Devido às características da disciplina, a mesma demanda material didático especializado. A tecnologia atual permite produzir e entregar materiais instrucionais em diversos formatos, inclusive através de simulações de ambientes tridimensionais em tempo real. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta interativa de ensino, na forma de recurso didático tecnológico, para auxílio no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. O processo de desenvolvimento foi realizado a partir da metodologia ADDIE do design instrucional em conformidade com os princípios de usabilidade do design de interação. O recurso foi implementado a partir da metodologia ágil Scrum da engenharia de software. Como resultado, aponta-se que a utilização do recurso desenvolvido poderia contribuir no entendimento da disciplina de Geometria Descritiva, possibilitando a concretização dos processos da disciplina.The Descriptive Geometry is an abstract and complex discipline due to its logical and visual source. It is essential for the development of spatial imagination and creativity as well as any study involving project and design. The learners find it difficult to begin the study of the discipline, especially in understanding the process of representation by orthographic views. Because of these discipline characteristics, it needs specialized courseware. The current technology allows to produce and deliver instructional materials in several formats, including real time three-dimensional environment simulation. In this context, the objective of the current research is to develop and to evaluate a prototype of interactive learning tool, shaped in a technological teaching resource for assistance in understanding the representation process by orthogonal views. The development process was done through the ADDIE methodology from instructional design following the usability principles of interaction design. The resource was implemented using Scrum agile methodology of software engineering. The result points out that the usage of the developed resource could contribute to the understanding of Descriptive Geometry discipline, enabling the concretization of discipline’s process.application/pdfporEngenhariaGeometria descritivaPercepção visualDesign instrucionalDesign de interaçãoSoftware : TecnologiaEngenharia de softwareDescriptive geometryVisual perceptionInstructional designInteraction designSoftware engineeringPercepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991414.pdf000991414.pdfTexto completoapplication/pdf3799287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140489/1/000991414.pdf919739aae61b7d01b2c98ce2cdee5c17MD51TEXT000991414.pdf.txt000991414.pdf.txtExtracted Texttext/plain288786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140489/2/000991414.pdf.txt218553a869fa797dd8828f067dc14d04MD52THUMBNAIL000991414.pdf.jpg000991414.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140489/3/000991414.pdf.jpg43c2211c4c9ae63ef8424192bb790dabMD5310183/1404892018-10-25 09:33:10.079oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:33:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva |
title |
Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva |
spellingShingle |
Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva Flores, Tiago Raguze Engenharia Geometria descritiva Percepção visual Design instrucional Design de interação Software : Tecnologia Engenharia de software Descriptive geometry Visual perception Instructional design Interaction design Software engineering |
title_short |
Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva |
title_full |
Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva |
title_fullStr |
Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva |
title_full_unstemmed |
Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva |
title_sort |
Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva |
author |
Flores, Tiago Raguze |
author_facet |
Flores, Tiago Raguze |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Tiago Raguze |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Regio Pierre da |
contributor_str_mv |
Silva, Regio Pierre da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Geometria descritiva Percepção visual Design instrucional Design de interação Software : Tecnologia Engenharia de software |
topic |
Engenharia Geometria descritiva Percepção visual Design instrucional Design de interação Software : Tecnologia Engenharia de software Descriptive geometry Visual perception Instructional design Interaction design Software engineering |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Descriptive geometry Visual perception Instructional design Interaction design Software engineering |
description |
A Geometria Descritiva é uma disciplina abstrata e complexa por sua origem lógica e visual. É de fundamental importância para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os aprendizes apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. Devido às características da disciplina, a mesma demanda material didático especializado. A tecnologia atual permite produzir e entregar materiais instrucionais em diversos formatos, inclusive através de simulações de ambientes tridimensionais em tempo real. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta interativa de ensino, na forma de recurso didático tecnológico, para auxílio no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. O processo de desenvolvimento foi realizado a partir da metodologia ADDIE do design instrucional em conformidade com os princípios de usabilidade do design de interação. O recurso foi implementado a partir da metodologia ágil Scrum da engenharia de software. Como resultado, aponta-se que a utilização do recurso desenvolvido poderia contribuir no entendimento da disciplina de Geometria Descritiva, possibilitando a concretização dos processos da disciplina. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-07T02:09:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140489 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991414 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140489 |
identifier_str_mv |
000991414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140489/1/000991414.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140489/2/000991414.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140489/3/000991414.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
919739aae61b7d01b2c98ce2cdee5c17 218553a869fa797dd8828f067dc14d04 43c2211c4c9ae63ef8424192bb790dab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085361631625216 |