Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Tiago Raguze
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140489
Resumo: A Geometria Descritiva é uma disciplina abstrata e complexa por sua origem lógica e visual. É de fundamental importância para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os aprendizes apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. Devido às características da disciplina, a mesma demanda material didático especializado. A tecnologia atual permite produzir e entregar materiais instrucionais em diversos formatos, inclusive através de simulações de ambientes tridimensionais em tempo real. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta interativa de ensino, na forma de recurso didático tecnológico, para auxílio no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. O processo de desenvolvimento foi realizado a partir da metodologia ADDIE do design instrucional em conformidade com os princípios de usabilidade do design de interação. O recurso foi implementado a partir da metodologia ágil Scrum da engenharia de software. Como resultado, aponta-se que a utilização do recurso desenvolvido poderia contribuir no entendimento da disciplina de Geometria Descritiva, possibilitando a concretização dos processos da disciplina.
id URGS_8faad69f38f170138e5975f5ff23d17d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140489
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Flores, Tiago RaguzeSilva, Regio Pierre da2016-05-07T02:09:33Z2016http://hdl.handle.net/10183/140489000991414A Geometria Descritiva é uma disciplina abstrata e complexa por sua origem lógica e visual. É de fundamental importância para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os aprendizes apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. Devido às características da disciplina, a mesma demanda material didático especializado. A tecnologia atual permite produzir e entregar materiais instrucionais em diversos formatos, inclusive através de simulações de ambientes tridimensionais em tempo real. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta interativa de ensino, na forma de recurso didático tecnológico, para auxílio no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. O processo de desenvolvimento foi realizado a partir da metodologia ADDIE do design instrucional em conformidade com os princípios de usabilidade do design de interação. O recurso foi implementado a partir da metodologia ágil Scrum da engenharia de software. Como resultado, aponta-se que a utilização do recurso desenvolvido poderia contribuir no entendimento da disciplina de Geometria Descritiva, possibilitando a concretização dos processos da disciplina.The Descriptive Geometry is an abstract and complex discipline due to its logical and visual source. It is essential for the development of spatial imagination and creativity as well as any study involving project and design. The learners find it difficult to begin the study of the discipline, especially in understanding the process of representation by orthographic views. Because of these discipline characteristics, it needs specialized courseware. The current technology allows to produce and deliver instructional materials in several formats, including real time three-dimensional environment simulation. In this context, the objective of the current research is to develop and to evaluate a prototype of interactive learning tool, shaped in a technological teaching resource for assistance in understanding the representation process by orthogonal views. The development process was done through the ADDIE methodology from instructional design following the usability principles of interaction design. The resource was implemented using Scrum agile methodology of software engineering. The result points out that the usage of the developed resource could contribute to the understanding of Descriptive Geometry discipline, enabling the concretization of discipline’s process.application/pdfporEngenhariaGeometria descritivaPercepção visualDesign instrucionalDesign de interaçãoSoftware : TecnologiaEngenharia de softwareDescriptive geometryVisual perceptionInstructional designInteraction designSoftware engineeringPercepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991414.pdf000991414.pdfTexto completoapplication/pdf3799287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140489/1/000991414.pdf919739aae61b7d01b2c98ce2cdee5c17MD51TEXT000991414.pdf.txt000991414.pdf.txtExtracted Texttext/plain288786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140489/2/000991414.pdf.txt218553a869fa797dd8828f067dc14d04MD52THUMBNAIL000991414.pdf.jpg000991414.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140489/3/000991414.pdf.jpg43c2211c4c9ae63ef8424192bb790dabMD5310183/1404892018-10-25 09:33:10.079oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:33:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva
title Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva
spellingShingle Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva
Flores, Tiago Raguze
Engenharia
Geometria descritiva
Percepção visual
Design instrucional
Design de interação
Software : Tecnologia
Engenharia de software
Descriptive geometry
Visual perception
Instructional design
Interaction design
Software engineering
title_short Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva
title_full Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva
title_fullStr Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva
title_full_unstemmed Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva
title_sort Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva
author Flores, Tiago Raguze
author_facet Flores, Tiago Raguze
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Tiago Raguze
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Regio Pierre da
contributor_str_mv Silva, Regio Pierre da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia
Geometria descritiva
Percepção visual
Design instrucional
Design de interação
Software : Tecnologia
Engenharia de software
topic Engenharia
Geometria descritiva
Percepção visual
Design instrucional
Design de interação
Software : Tecnologia
Engenharia de software
Descriptive geometry
Visual perception
Instructional design
Interaction design
Software engineering
dc.subject.eng.fl_str_mv Descriptive geometry
Visual perception
Instructional design
Interaction design
Software engineering
description A Geometria Descritiva é uma disciplina abstrata e complexa por sua origem lógica e visual. É de fundamental importância para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os aprendizes apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. Devido às características da disciplina, a mesma demanda material didático especializado. A tecnologia atual permite produzir e entregar materiais instrucionais em diversos formatos, inclusive através de simulações de ambientes tridimensionais em tempo real. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta interativa de ensino, na forma de recurso didático tecnológico, para auxílio no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. O processo de desenvolvimento foi realizado a partir da metodologia ADDIE do design instrucional em conformidade com os princípios de usabilidade do design de interação. O recurso foi implementado a partir da metodologia ágil Scrum da engenharia de software. Como resultado, aponta-se que a utilização do recurso desenvolvido poderia contribuir no entendimento da disciplina de Geometria Descritiva, possibilitando a concretização dos processos da disciplina.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-07T02:09:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140489
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991414
url http://hdl.handle.net/10183/140489
identifier_str_mv 000991414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140489/1/000991414.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140489/2/000991414.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140489/3/000991414.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 919739aae61b7d01b2c98ce2cdee5c17
218553a869fa797dd8828f067dc14d04
43c2211c4c9ae63ef8424192bb790dab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085361631625216