Ferramenta de aprendizado para desenho téncico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Feijó da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255157
Resumo: O Desenho Técnico é uma disciplina necessária em diversos currículos acadêmicos. É uma habilidade adquirida por profissionais do Design, da Arquitetura, da Engenharia. É fundamental para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os alunos apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. As tecnologias atuais nos permitem criar materiais instrucionais, mais interativos que os métodos tradicionais. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta didática, para o auxílio no entendimento do processo de representação de vistas ortogonais, utilizando a metodologia Projeto E para tal objetivo.
id UFRGS-2_34614404d46375bb12e5e84450c94061
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255157
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, André Feijó daSilva, Regio Pierre da2023-02-28T03:22:58Z2022http://hdl.handle.net/10183/255157001163073O Desenho Técnico é uma disciplina necessária em diversos currículos acadêmicos. É uma habilidade adquirida por profissionais do Design, da Arquitetura, da Engenharia. É fundamental para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os alunos apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. As tecnologias atuais nos permitem criar materiais instrucionais, mais interativos que os métodos tradicionais. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta didática, para o auxílio no entendimento do processo de representação de vistas ortogonais, utilizando a metodologia Projeto E para tal objetivo.Technical Drawing is a necessary discipline in several academic curricula. It is a skill acquired by professionals in Design, Architecture, Engineering. It is fundamental for the development of imagination and spatial creativity, as well as for any study involving design. Students present difficulties when starting the study of the discipline, especially in understanding the process of representation by orthogonal views. Today's technologies allow us to create instructional materials, more interactive than traditional methods. In this context, the present research aims to develop and evaluate a prototype of a didactic tool, to help in understanding the process of representation of orthogonal views, using the Project E methodology to achieve this.application/pdfporDesenho técnicoGeometria descritivaPercepção visualDesign instrucionalTechnical drawingDescriptive geometryVisual perceptionInstructional designFerramenta de aprendizado para desenho téncicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2022Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163073.pdf.txt001163073.pdf.txtExtracted Texttext/plain57055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255157/2/001163073.pdf.txtd3801a971019b7d28eec74755088da3aMD52ORIGINAL001163073.pdfTexto completoapplication/pdf1668625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255157/1/001163073.pdf53d78dda6c047d35051fa810701c3cb9MD5110183/2551572023-03-01 03:30:38.893566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:30:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ferramenta de aprendizado para desenho téncico
title Ferramenta de aprendizado para desenho téncico
spellingShingle Ferramenta de aprendizado para desenho téncico
Silva, André Feijó da
Desenho técnico
Geometria descritiva
Percepção visual
Design instrucional
Technical drawing
Descriptive geometry
Visual perception
Instructional design
title_short Ferramenta de aprendizado para desenho téncico
title_full Ferramenta de aprendizado para desenho téncico
title_fullStr Ferramenta de aprendizado para desenho téncico
title_full_unstemmed Ferramenta de aprendizado para desenho téncico
title_sort Ferramenta de aprendizado para desenho téncico
author Silva, André Feijó da
author_facet Silva, André Feijó da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Feijó da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Regio Pierre da
contributor_str_mv Silva, Regio Pierre da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho técnico
Geometria descritiva
Percepção visual
Design instrucional
topic Desenho técnico
Geometria descritiva
Percepção visual
Design instrucional
Technical drawing
Descriptive geometry
Visual perception
Instructional design
dc.subject.eng.fl_str_mv Technical drawing
Descriptive geometry
Visual perception
Instructional design
description O Desenho Técnico é uma disciplina necessária em diversos currículos acadêmicos. É uma habilidade adquirida por profissionais do Design, da Arquitetura, da Engenharia. É fundamental para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os alunos apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. As tecnologias atuais nos permitem criar materiais instrucionais, mais interativos que os métodos tradicionais. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta didática, para o auxílio no entendimento do processo de representação de vistas ortogonais, utilizando a metodologia Projeto E para tal objetivo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T03:22:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255157
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163073
url http://hdl.handle.net/10183/255157
identifier_str_mv 001163073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255157/2/001163073.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255157/1/001163073.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d3801a971019b7d28eec74755088da3a
53d78dda6c047d35051fa810701c3cb9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447332130390016