Ferramenta de aprendizado para desenho téncico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255157 |
Resumo: | O Desenho Técnico é uma disciplina necessária em diversos currículos acadêmicos. É uma habilidade adquirida por profissionais do Design, da Arquitetura, da Engenharia. É fundamental para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os alunos apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. As tecnologias atuais nos permitem criar materiais instrucionais, mais interativos que os métodos tradicionais. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta didática, para o auxílio no entendimento do processo de representação de vistas ortogonais, utilizando a metodologia Projeto E para tal objetivo. |
id |
UFRGS-2_34614404d46375bb12e5e84450c94061 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255157 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, André Feijó daSilva, Regio Pierre da2023-02-28T03:22:58Z2022http://hdl.handle.net/10183/255157001163073O Desenho Técnico é uma disciplina necessária em diversos currículos acadêmicos. É uma habilidade adquirida por profissionais do Design, da Arquitetura, da Engenharia. É fundamental para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os alunos apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. As tecnologias atuais nos permitem criar materiais instrucionais, mais interativos que os métodos tradicionais. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta didática, para o auxílio no entendimento do processo de representação de vistas ortogonais, utilizando a metodologia Projeto E para tal objetivo.Technical Drawing is a necessary discipline in several academic curricula. It is a skill acquired by professionals in Design, Architecture, Engineering. It is fundamental for the development of imagination and spatial creativity, as well as for any study involving design. Students present difficulties when starting the study of the discipline, especially in understanding the process of representation by orthogonal views. Today's technologies allow us to create instructional materials, more interactive than traditional methods. In this context, the present research aims to develop and evaluate a prototype of a didactic tool, to help in understanding the process of representation of orthogonal views, using the Project E methodology to achieve this.application/pdfporDesenho técnicoGeometria descritivaPercepção visualDesign instrucionalTechnical drawingDescriptive geometryVisual perceptionInstructional designFerramenta de aprendizado para desenho téncicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2022Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163073.pdf.txt001163073.pdf.txtExtracted Texttext/plain57055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255157/2/001163073.pdf.txtd3801a971019b7d28eec74755088da3aMD52ORIGINAL001163073.pdfTexto completoapplication/pdf1668625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255157/1/001163073.pdf53d78dda6c047d35051fa810701c3cb9MD5110183/2551572023-03-01 03:30:38.893566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:30:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ferramenta de aprendizado para desenho téncico |
title |
Ferramenta de aprendizado para desenho téncico |
spellingShingle |
Ferramenta de aprendizado para desenho téncico Silva, André Feijó da Desenho técnico Geometria descritiva Percepção visual Design instrucional Technical drawing Descriptive geometry Visual perception Instructional design |
title_short |
Ferramenta de aprendizado para desenho téncico |
title_full |
Ferramenta de aprendizado para desenho téncico |
title_fullStr |
Ferramenta de aprendizado para desenho téncico |
title_full_unstemmed |
Ferramenta de aprendizado para desenho téncico |
title_sort |
Ferramenta de aprendizado para desenho téncico |
author |
Silva, André Feijó da |
author_facet |
Silva, André Feijó da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, André Feijó da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Regio Pierre da |
contributor_str_mv |
Silva, Regio Pierre da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho técnico Geometria descritiva Percepção visual Design instrucional |
topic |
Desenho técnico Geometria descritiva Percepção visual Design instrucional Technical drawing Descriptive geometry Visual perception Instructional design |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technical drawing Descriptive geometry Visual perception Instructional design |
description |
O Desenho Técnico é uma disciplina necessária em diversos currículos acadêmicos. É uma habilidade adquirida por profissionais do Design, da Arquitetura, da Engenharia. É fundamental para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os alunos apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. As tecnologias atuais nos permitem criar materiais instrucionais, mais interativos que os métodos tradicionais. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta didática, para o auxílio no entendimento do processo de representação de vistas ortogonais, utilizando a metodologia Projeto E para tal objetivo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T03:22:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255157 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001163073 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255157 |
identifier_str_mv |
001163073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255157/2/001163073.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255157/1/001163073.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3801a971019b7d28eec74755088da3a 53d78dda6c047d35051fa810701c3cb9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447332130390016 |