Desenvolvimento e planejamento de carreira em universitários : avaliação e intervenção baseadas no Modelo Career Flow
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238659 |
Resumo: | Essa tese é composta por cinco estudos que tiveram como objetivo geral desenvolver e avaliar uma intervenção com o intuito de auxiliar universitários no gerenciamento de suas carreiras com base no modelo téorico Career flow: A hope-centered model of career development (HCMCD). Este é um modelo teórico que apresenta a esperança como construto central. O primeiro estudo teve por objetivo caracterizar estudos empíricos que relacionaram esperança e carreira nos últimos 10 anos. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, em que foram selecionados 18 artigos para análise do texto completo, sendo possível identificar a esperança como uma variável importante no desenvolvimento de carreira em diferentes etapas do ciclo vital. O segundo estudo teve por objetivo traduzir, adaptar e obter evidências de validade e fidedignidade para uma versão Brasileira do Hope-Centered Career Inventory (HCCI). Os resultados permitiram reproduzir em parte o modelo original, sendo extraídos cinco fatores com índices adequados de fidedignidade. A análise fatorial confirmatória confirmou o modelo proposto, apresentando índices de ajuste adequados. O terceiro estudo buscou apresentar evidências de validade para o HCCI através da correlação com construtos teoricamente relacionados. Os resultados indicaram correlações positivas entre o HCCI, suas dimensões e os construtos correlatos. O quarto estudo teve por objetivo apresentar a construção e avaliação uma intervenção em grupo com estudantes universitários, baseada no modelo teórico do HCMCD. A intervenção consistiu em três encontros presenciais em grupo, sendo possível identificar, no grupo experimental, mudanças mais robustas em termos de tamanho de efeito nas variáveis que avaliavam uma orientação positiva para o futuro (dimensão esperança do HCCI e otimismo) e aspectos relativos à adaptabilidade de carreira (na escala total e na dimensão preocupação). O quinto estudo buscou analisar a relação entre adaptabilidade de carreira, sentido de vida e esperança em adultos brasileiros, testando o possível efeito mediador da adaptabilidade entre o sentido de vida e a esperança. A adaptabilidade de carreira foi evidenciada como mediadora entre a presença de sentido de vida e a esperança, a partir de modelagem de equações estruturais. De modo geral, discute-se acerca da importância de intervenções construídas a partir de modelos teóricos que tenham coerência teórica e prática e a necessidade de instrumentos para avaliar sua eficácia. |
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Alves, Cássia FerrazzaTeixeira, Marco Antonio Pereira2022-05-14T05:03:45Z2018http://hdl.handle.net/10183/238659001084069Essa tese é composta por cinco estudos que tiveram como objetivo geral desenvolver e avaliar uma intervenção com o intuito de auxiliar universitários no gerenciamento de suas carreiras com base no modelo téorico Career flow: A hope-centered model of career development (HCMCD). Este é um modelo teórico que apresenta a esperança como construto central. O primeiro estudo teve por objetivo caracterizar estudos empíricos que relacionaram esperança e carreira nos últimos 10 anos. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, em que foram selecionados 18 artigos para análise do texto completo, sendo possível identificar a esperança como uma variável importante no desenvolvimento de carreira em diferentes etapas do ciclo vital. O segundo estudo teve por objetivo traduzir, adaptar e obter evidências de validade e fidedignidade para uma versão Brasileira do Hope-Centered Career Inventory (HCCI). Os resultados permitiram reproduzir em parte o modelo original, sendo extraídos cinco fatores com índices adequados de fidedignidade. A análise fatorial confirmatória confirmou o modelo proposto, apresentando índices de ajuste adequados. O terceiro estudo buscou apresentar evidências de validade para o HCCI através da correlação com construtos teoricamente relacionados. Os resultados indicaram correlações positivas entre o HCCI, suas dimensões e os construtos correlatos. O quarto estudo teve por objetivo apresentar a construção e avaliação uma intervenção em grupo com estudantes universitários, baseada no modelo teórico do HCMCD. A intervenção consistiu em três encontros presenciais em grupo, sendo possível identificar, no grupo experimental, mudanças mais robustas em termos de tamanho de efeito nas variáveis que avaliavam uma orientação positiva para o futuro (dimensão esperança do HCCI e otimismo) e aspectos relativos à adaptabilidade de carreira (na escala total e na dimensão preocupação). O quinto estudo buscou analisar a relação entre adaptabilidade de carreira, sentido de vida e esperança em adultos brasileiros, testando o possível efeito mediador da adaptabilidade entre o sentido de vida e a esperança. A adaptabilidade de carreira foi evidenciada como mediadora entre a presença de sentido de vida e a esperança, a partir de modelagem de equações estruturais. De modo geral, discute-se acerca da importância de intervenções construídas a partir de modelos teóricos que tenham coerência teórica e prática e a necessidade de instrumentos para avaliar sua eficácia.This thesis is composed by five studies that had as general objective to develop and evaluate an intervention with the intention to help university students in the management of their careers based on the theoretical model Career flow: A hope-centered model of career development (HCMCD). This is a theoretical model that presents hope as the central construct. The first study aimed to characterize empirical studies that have related hope and career in the last 10 years. A systematic review of the literature was carried out, in which 18 articles were selected for analysis of the full text, being possible to identify hope as an important variable in career development in different stages of the life cycle. The second study aimed to translate, adapt and obtain evidence of validity and reliability for a Brazilian version of the Hope-Centered Career Inventory (HCCI). The results allowed to reproduce in part the original model, being extracted five factors with adequate indexes of reliability. Confirmatory factorial analysis confirmed the proposed model, presenting adequate adjustment indices. The third study aimed to present evidence of validity for HCCI through correlation with theoretically related constructs. The results indicated positive correlations between HCCI, its dimensions and correlated constructs. The fourth study aimed to present a construction and evaluate a group intervention with university students, based on the theoretical model of HCMCD. The intervention consisted of three face-to-face meetings in the group, and it was possible to identify, in the experimental group, more robust changes in the terms of effect size in the variables that evaluated a positive orientation for the future (HCCI's hope dimension and optimism) and aspects related to adaptability (full scale and concern dimension). The fifth study sought to analyze the relationship between career adaptability, life meaning and hope in Brazilian adults, testing the possible mediating effect of the adaptability between life meaning and hope. Career adaptability was evidenced as a mediator between the presence of life meaning and hope, from the structural modeling equations. In general, it was discussed the importance of interventions built from theoretical models that have theoretical and practical coherence and the need for instruments to evaluate their effectiveness.application/pdfporOrientação vocacionalPsicologia do desenvolvimentoDesenvolvimento de carreiraCarreira profissionalEstudantes universitáriosVocational guidancePsychometricsHopeCollege studentsDesenvolvimento e planejamento de carreira em universitários : avaliação e intervenção baseadas no Modelo Career Flowinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084069.pdf.txt001084069.pdf.txtExtracted Texttext/plain308415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238659/2/001084069.pdf.txt4c5f09e455ceace139bb531edfa6bdb8MD52ORIGINAL001084069.pdfTexto completoapplication/pdf1822729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238659/1/001084069.pdfb1930ef8962f68d93fbe8f81d83b6d40MD5110183/2386592022-05-24 04:44:10.838655oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238659Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-24T07:44:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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