Happenstance Learning Theory : avaliação de uma intervenção de carreira com universitários finalistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Amanda Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nunes, Maiana Farias Oliveira, Teixeira, Marco Antonio Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261804
Resumo: A happenstance learning theory busca explicar por que as pessoas fazem diferentes caminhos durante a vida, com ênfase nos eventos do acaso. Este estudo objetiva apresentar um relato de experiência, a partir da adaptação de um modelo de intervenção, fundamentado na happenstance learning theory, destinado aos universitários em final de curso, além de uma análise de sua eficácia. A intervenção foi realizada individualmente com quatro participantes, em seis semanas. Como instrumento de medida pré e pós teste foi utilizado o Planned Happenstance Career Inventory e realizada uma entrevista de avaliação de reação. Os resultados mostram que a intervenção teve impacto na percepção e atenção às oportunidades de carreira, necessitando maiores estudos de aplicações dessa teoria no Brasil.
id UFRGS-2_374271943ff66f158dd2cf7d8624c724
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261804
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, Amanda FerreiraNunes, Maiana Farias OliveiraTeixeira, Marco Antonio Pereira2023-07-05T03:49:01Z20201679-3390http://hdl.handle.net/10183/261804001169477A happenstance learning theory busca explicar por que as pessoas fazem diferentes caminhos durante a vida, com ênfase nos eventos do acaso. Este estudo objetiva apresentar um relato de experiência, a partir da adaptação de um modelo de intervenção, fundamentado na happenstance learning theory, destinado aos universitários em final de curso, além de uma análise de sua eficácia. A intervenção foi realizada individualmente com quatro participantes, em seis semanas. Como instrumento de medida pré e pós teste foi utilizado o Planned Happenstance Career Inventory e realizada uma entrevista de avaliação de reação. Os resultados mostram que a intervenção teve impacto na percepção e atenção às oportunidades de carreira, necessitando maiores estudos de aplicações dessa teoria no Brasil.Happenstance learning theory seeks to explain why people make different paths during life, emphasizing chance events. This theory also serves as a foundation for practices on career guidance which makes the process of transitions easier. The objective of this paper is to present a counseling experience that used an intervention model based in happenstance learning theory, directed to university students in the end of graduation and an analysis of its efficacy. To this end, the intervention was conducted individually with four participants in the period of six weeks. Planned happenstance career inventory was used before and after the intervention and a reaction interview was also conducted. In short, the intervention had impact on the perception and attention to the career opportunities, requiring further applied studies of this theory in Brazil.La teoría del aprendizaje de la casualidad busca explicar por qué las personas toman diferentes caminos en la vida, con énfasis en los eventos de acaso. Esta teoría también instrumentaliza las actuaciones de orientación profesional, facilitando los procesos de transición. El objetivo de este trabajo es presentar un informe de experiencia, basado en la adaptación de un modelo de intervención, basado en la teoría del aprendizaje de la casualidad, dirigido a estudiantes universitarios al final de curso, así como un análisis de su efectividad. Para esto, la intervención se realizó individualmente con cuatro participantes en seis semanas. La escala de inventario de carrera planificada se aplicó como un instrumento de prueba previa y posterior y una entrevista de evaluación de reacción. En resumen, la intervención tuvo un impacto en la percepción y atención a las oportunidades de carrera, requiriendo más estudios de aplicaciones de esta teoría en Brasil.application/pdfporRevista brasileira de orientação profissional. São Paulo. Vol. 21, n.2 (jul./dez. 2020), p. 137-149.Estudantes universitáriosTeoria da aprendizagemDesenvolvimento profissionalOrientação profissionalVocational guidanceProfessional developmentUniversity-to-work transitionCollege studentsOrientación vocacionalDesarrollo profesionalTransición universidad-mercado de trabajoEstudiantes universitariosHappenstance Learning Theory : avaliação de uma intervenção de carreira com universitários finalistasHappenstance Learning Theory : evaluation of a career intervention with finalists’ college studentHappenstance Learning Theory : evaluación de intervención profesional con estudiantes universitarios finalistasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169477.pdf.txt001169477.pdf.txtExtracted Texttext/plain61378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261804/2/001169477.pdf.txt5b62b7007fa44f0569129fb2e60400b2MD52ORIGINAL001169477.pdfTexto completo (inglês)application/pdf349182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261804/1/001169477.pdf2258b1de167bb44743e27cdb9afdb750MD5110183/2618042023-07-06 03:53:38.545476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261804Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-07-06T06:53:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Happenstance Learning Theory : avaliação de uma intervenção de carreira com universitários finalistas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Happenstance Learning Theory : evaluation of a career intervention with finalists’ college student
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Happenstance Learning Theory : evaluación de intervención profesional con estudiantes universitarios finalistas
title Happenstance Learning Theory : avaliação de uma intervenção de carreira com universitários finalistas
spellingShingle Happenstance Learning Theory : avaliação de uma intervenção de carreira com universitários finalistas
Vieira, Amanda Ferreira
Estudantes universitários
Teoria da aprendizagem
Desenvolvimento profissional
Orientação profissional
Vocational guidance
Professional development
University-to-work transition
College students
Orientación vocacional
Desarrollo profesional
Transición universidad-mercado de trabajo
Estudiantes universitarios
title_short Happenstance Learning Theory : avaliação de uma intervenção de carreira com universitários finalistas
title_full Happenstance Learning Theory : avaliação de uma intervenção de carreira com universitários finalistas
title_fullStr Happenstance Learning Theory : avaliação de uma intervenção de carreira com universitários finalistas
title_full_unstemmed Happenstance Learning Theory : avaliação de uma intervenção de carreira com universitários finalistas
title_sort Happenstance Learning Theory : avaliação de uma intervenção de carreira com universitários finalistas
author Vieira, Amanda Ferreira
author_facet Vieira, Amanda Ferreira
Nunes, Maiana Farias Oliveira
Teixeira, Marco Antonio Pereira
author_role author
author2 Nunes, Maiana Farias Oliveira
Teixeira, Marco Antonio Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Amanda Ferreira
Nunes, Maiana Farias Oliveira
Teixeira, Marco Antonio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Teoria da aprendizagem
Desenvolvimento profissional
Orientação profissional
topic Estudantes universitários
Teoria da aprendizagem
Desenvolvimento profissional
Orientação profissional
Vocational guidance
Professional development
University-to-work transition
College students
Orientación vocacional
Desarrollo profesional
Transición universidad-mercado de trabajo
Estudiantes universitarios
dc.subject.eng.fl_str_mv Vocational guidance
Professional development
University-to-work transition
College students
dc.subject.spa.fl_str_mv Orientación vocacional
Desarrollo profesional
Transición universidad-mercado de trabajo
Estudiantes universitarios
description A happenstance learning theory busca explicar por que as pessoas fazem diferentes caminhos durante a vida, com ênfase nos eventos do acaso. Este estudo objetiva apresentar um relato de experiência, a partir da adaptação de um modelo de intervenção, fundamentado na happenstance learning theory, destinado aos universitários em final de curso, além de uma análise de sua eficácia. A intervenção foi realizada individualmente com quatro participantes, em seis semanas. Como instrumento de medida pré e pós teste foi utilizado o Planned Happenstance Career Inventory e realizada uma entrevista de avaliação de reação. Os resultados mostram que a intervenção teve impacto na percepção e atenção às oportunidades de carreira, necessitando maiores estudos de aplicações dessa teoria no Brasil.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T03:49:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261804
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-3390
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001169477
identifier_str_mv 1679-3390
001169477
url http://hdl.handle.net/10183/261804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de orientação profissional. São Paulo. Vol. 21, n.2 (jul./dez. 2020), p. 137-149.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261804/2/001169477.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261804/1/001169477.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b62b7007fa44f0569129fb2e60400b2
2258b1de167bb44743e27cdb9afdb750
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725165841154048