A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/109803 |
Resumo: | Este trabalho envolve a temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação de professores de Física. O objetivo da pesquisa foi estudar a compreensão sobre inter-relações CTS e aspectos didático-pedagógicos do enfoque que um grupo de licenciandos cursantes da disciplina de “Metodologia do Ensino de Física” apresentava. Além disso, como condição para o desenvolvimento da pesquisa, o trabalho envolveu também a estruturação da disciplina em questão, que foi incorporada ao currículo da Licenciatura em Física da UFRGS, recentemente, bem como a implementação da mesma. A estruturação da disciplina contemplou a inserção da perspectiva CTS, cujo estudo não tinha espaço em outras disciplinas do curso. O referencial teórico-metodológico que fundamentou a investigação desenvolvida neste contexto foi a perspectiva sociocultural, a partir da teoria da mediação de Vygotsky e da sociolinguística de Bakhtin. A análise dos dados da pesquisa, que envolveu o discurso dos 11 licenciandos cursantes da disciplina, foi desenvolvida com base nos pressupostos da teoria de Bakhtin. Os resultados da pesquisa mostraram que a intervenção possibilitou alguns avanços nas compreensões iniciais dos licenciandos sobre CTS e suas inter-relações, considerando fatores do contexto social, institucional e cultural que influenciam diretamente na compreensão que os mesmos possuem sobre o tema. |
id |
URGS_90beb0a82b5bff8b83b6e5c962987bc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109803 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Deconto, Diomar Caríssimo SelliOstermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2015-02-06T02:18:36Z2014http://hdl.handle.net/10183/109803000951255Este trabalho envolve a temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação de professores de Física. O objetivo da pesquisa foi estudar a compreensão sobre inter-relações CTS e aspectos didático-pedagógicos do enfoque que um grupo de licenciandos cursantes da disciplina de “Metodologia do Ensino de Física” apresentava. Além disso, como condição para o desenvolvimento da pesquisa, o trabalho envolveu também a estruturação da disciplina em questão, que foi incorporada ao currículo da Licenciatura em Física da UFRGS, recentemente, bem como a implementação da mesma. A estruturação da disciplina contemplou a inserção da perspectiva CTS, cujo estudo não tinha espaço em outras disciplinas do curso. O referencial teórico-metodológico que fundamentou a investigação desenvolvida neste contexto foi a perspectiva sociocultural, a partir da teoria da mediação de Vygotsky e da sociolinguística de Bakhtin. A análise dos dados da pesquisa, que envolveu o discurso dos 11 licenciandos cursantes da disciplina, foi desenvolvida com base nos pressupostos da teoria de Bakhtin. Os resultados da pesquisa mostraram que a intervenção possibilitou alguns avanços nas compreensões iniciais dos licenciandos sobre CTS e suas inter-relações, considerando fatores do contexto social, institucional e cultural que influenciam diretamente na compreensão que os mesmos possuem sobre o tema.This work addresses the Science, Technology and Society (STS) perspective in the context of Physics teachers training. The goal of this research is study the undergraduates’ understanding of interrelationships of STS perspective and its didactical-pedagogical characteristics, delineated in a group of students attending the discipline Physics Teaching Methodology. Moreover, as part of the present research, organization of a syllabus was carried out, incorporating it into course curriculum. This organization included the insertion of STS perspective, since this topic has not been addressed in other disciplines of this Physics teachers training program. The theoretical and methodological framework that grounds the present research is the sociocultural perspective, enlightened by Vygotsky’s theory of mediation and Bakhtin's sociolinguistics. The data analysis, which involves the speech of 11 undergraduates students of the discipline, was guided by the assumptions of Bahktin’s theory. The results have shown that the didactical intervention produced advances in some initial undergraduates’ insights about STS and its interrelations, concerning the social, institutional and cultural contexts which directly influence their comprehension about this topic.application/pdfporEnsino de físicaFormação de professoresCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Teorias de aprendizagemTeachers trainingSTSMethodology of physics teachingVygotskyBahktinA perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial socioculturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951255.pdf000951255.pdfTexto completoapplication/pdf9381483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109803/1/000951255.pdf5ae2b17cd5419a8ba43ebafa5966450aMD51TEXT000951255.pdf.txt000951255.pdf.txtExtracted Texttext/plain957959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109803/2/000951255.pdf.txt561840f8b565078aaafa73694571f5eeMD52THUMBNAIL000951255.pdf.jpg000951255.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109803/3/000951255.pdf.jpg68ae7f917b9fdfb9d437a9542cbeb824MD5310183/1098032019-03-14 02:29:01.35837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-14T05:29:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural |
title |
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural |
spellingShingle |
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural Deconto, Diomar Caríssimo Selli Ensino de física Formação de professores Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Teorias de aprendizagem Teachers training STS Methodology of physics teaching Vygotsky Bahktin |
title_short |
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural |
title_full |
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural |
title_fullStr |
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural |
title_full_unstemmed |
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural |
title_sort |
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural |
author |
Deconto, Diomar Caríssimo Selli |
author_facet |
Deconto, Diomar Caríssimo Selli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deconto, Diomar Caríssimo Selli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ostermann, Fernanda |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
contributor_str_mv |
Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Formação de professores Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Teorias de aprendizagem |
topic |
Ensino de física Formação de professores Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Teorias de aprendizagem Teachers training STS Methodology of physics teaching Vygotsky Bahktin |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers training STS Methodology of physics teaching Vygotsky Bahktin |
description |
Este trabalho envolve a temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação de professores de Física. O objetivo da pesquisa foi estudar a compreensão sobre inter-relações CTS e aspectos didático-pedagógicos do enfoque que um grupo de licenciandos cursantes da disciplina de “Metodologia do Ensino de Física” apresentava. Além disso, como condição para o desenvolvimento da pesquisa, o trabalho envolveu também a estruturação da disciplina em questão, que foi incorporada ao currículo da Licenciatura em Física da UFRGS, recentemente, bem como a implementação da mesma. A estruturação da disciplina contemplou a inserção da perspectiva CTS, cujo estudo não tinha espaço em outras disciplinas do curso. O referencial teórico-metodológico que fundamentou a investigação desenvolvida neste contexto foi a perspectiva sociocultural, a partir da teoria da mediação de Vygotsky e da sociolinguística de Bakhtin. A análise dos dados da pesquisa, que envolveu o discurso dos 11 licenciandos cursantes da disciplina, foi desenvolvida com base nos pressupostos da teoria de Bakhtin. Os resultados da pesquisa mostraram que a intervenção possibilitou alguns avanços nas compreensões iniciais dos licenciandos sobre CTS e suas inter-relações, considerando fatores do contexto social, institucional e cultural que influenciam diretamente na compreensão que os mesmos possuem sobre o tema. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-06T02:18:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/109803 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000951255 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/109803 |
identifier_str_mv |
000951255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109803/1/000951255.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109803/2/000951255.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109803/3/000951255.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ae2b17cd5419a8ba43ebafa5966450a 561840f8b565078aaafa73694571f5ee 68ae7f917b9fdfb9d437a9542cbeb824 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085310524030976 |