Níveis de racionalidade científica compartilhados por futuros professores de física no contexto de uma disciplina sobre o movimento CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deconto, Diomar Caríssimo Selli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda, Ostermann, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218710
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar o processo de construção de compreensões sobre ciência, no âmbito de discussões sobre a perspectiva CTS, de estudantes de um curso de Licenciatura em Física. Parte-se do conceito de racionalidade científica, que representa uma dimensão da natureza da ciência e permite vinculá-la ao contexto das relações CTS, e assume-se como referencial teórico-metodológico as ideias do pensamento bakhtiniano, uma vez que o discurso instaurado entre os estudantes ao longo de uma disciplina que serviu de contexto de investigação será o foco da análise. A análise bakhtiniana foi articulada com uma Análise de Correspondência Simples, em uma perspectiva de método misto. Pela análise desenvolvida foi possível identificar avanços na compreensão sobre ciência dos estudantes com relação ao início da disciplina e, principalmente, compreender aspectos que moldam as concepções destes estudantes, como a influência dos professores formadores e do manual didático.
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