Níveis de racionalidade científica compartilhados por futuros professores de física no contexto de uma disciplina sobre o movimento CTS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218710 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo estudar o processo de construção de compreensões sobre ciência, no âmbito de discussões sobre a perspectiva CTS, de estudantes de um curso de Licenciatura em Física. Parte-se do conceito de racionalidade científica, que representa uma dimensão da natureza da ciência e permite vinculá-la ao contexto das relações CTS, e assume-se como referencial teórico-metodológico as ideias do pensamento bakhtiniano, uma vez que o discurso instaurado entre os estudantes ao longo de uma disciplina que serviu de contexto de investigação será o foco da análise. A análise bakhtiniana foi articulada com uma Análise de Correspondência Simples, em uma perspectiva de método misto. Pela análise desenvolvida foi possível identificar avanços na compreensão sobre ciência dos estudantes com relação ao início da disciplina e, principalmente, compreender aspectos que moldam as concepções destes estudantes, como a influência dos professores formadores e do manual didático. |
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Deconto, Diomar Caríssimo SelliCavalcanti, Claudio Jose de HolandaOstermann, Fernanda2021-03-13T04:25:45Z20191982-873Xhttp://hdl.handle.net/10183/218710001121814Este trabalho tem por objetivo estudar o processo de construção de compreensões sobre ciência, no âmbito de discussões sobre a perspectiva CTS, de estudantes de um curso de Licenciatura em Física. Parte-se do conceito de racionalidade científica, que representa uma dimensão da natureza da ciência e permite vinculá-la ao contexto das relações CTS, e assume-se como referencial teórico-metodológico as ideias do pensamento bakhtiniano, uma vez que o discurso instaurado entre os estudantes ao longo de uma disciplina que serviu de contexto de investigação será o foco da análise. A análise bakhtiniana foi articulada com uma Análise de Correspondência Simples, em uma perspectiva de método misto. Pela análise desenvolvida foi possível identificar avanços na compreensão sobre ciência dos estudantes com relação ao início da disciplina e, principalmente, compreender aspectos que moldam as concepções destes estudantes, como a influência dos professores formadores e do manual didático.In this paper we aimed to study the construction process on comprehension about science by undergraduate students from a physics teachers’ education program, in the light of the STS perspective. Founded on a concept of scientific rationality, which represents a way of looking at science without detaching it from the context of STS relations, and assuming Bakhtin's thought as theoretical-methodological reference, once the discourse established among students along the course that served as research context was the focus of the analysis. The bakhtinian analysis was carried out articulated with a Simple Correspondence Analysis, in a mixed method framework. Through the analysis we were able to identify advances in students' comprehension about science compared to the beginning of the course and, mainly, understand aspects that shaped these students' conceptions, such as the influence of the teachers' trainer and the didactic manual.application/pdfporRevista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 12, n. 3 (jan./abr. 2019), p. 29-54Formação de professoresCiência, tecnologia e sociedade (CTS)STSTraining of physics teachersBakhtinNíveis de racionalidade científica compartilhados por futuros professores de física no contexto de uma disciplina sobre o movimento CTSScientific rationality levels shared by future teachers in physics at the context of a discipline about the STS movement info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121814.pdf.txt001121814.pdf.txtExtracted Texttext/plain82424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218710/2/001121814.pdf.txtdaeef5871a3994ef3f3f3d005f7d6241MD52ORIGINAL001121814.pdfTexto completoapplication/pdf1246709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218710/1/001121814.pdf7af896d7fca854b3d2fde95434eaedb3MD5110183/2187102023-07-20 03:34:38.873296oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218710Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:34:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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