Focus, openness and reader addresses in Jane Eyre and Villette : a study of narrative strategies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schabbach, Giulia Rotava
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277354
Resumo: O presente trabalho estuda as estratégias narrativas usadas nos romances Jane Eyre (1847) e Villette (1853), da escritora britânica Charlotte Brontë, visando identificar por que os efeitos gerados pelas obras são tão distintos apesar de suas estruturas se assemelharem. Ambos os textos assumem o formato de autobiografias ficcionais, cujas narradoras relatam suas vidas ao longo de vários anos. As duas narradoras se dirigem diretamente ao leitor. No entanto, a narrativa de Jane Eyre aproxima seu leitor, como resultado do tom íntimo que ela usa, enquanto a de Lucy Snowe distancia o leitor, já que escolhe não confiar no leitor da mesma maneira. Para compreender os motivos para tal contraste, baseio-me no aporte teórico fornecido por Funtek (2018), Gibson (2017) e Monin (2010), que analisam os narradores nas obras de Charlotte Brontë, a maneira como interagem com o leitor, e a relevância da comunicação com o leitor para as narrativas. Ademais, apoio-me no trabalho de Bettina Fischer-Starcke (2010) sobre a aplicação de Linguística de Corpus ao estudo de Literatura para a extração de dados empíricos que facilitam a comparação dos usos desses recursos narrativos nos dois romances, além dos focos temáticos das obras e dos graus de proximidade que cada narradora estabelece com o leitor. Esta dissertação vem dividida em duas partes. A primeira apresenta uma contextualização da trajetória e do estilo de Brontë e das duas obras do corpus de estudo, que são, então, comparadas entre si. A segunda parte compõe a análise dos recursos literários encontrados nos romances, compreendendo também a exposição dos métodos e critérios utilizados para coletar os dados com a ferramenta AntConc 4.0 (listas de palavras-chave e linhas de concordância) e os resultados obtidos. Apesar das semelhanças no estilo e nas histórias das narradoras-personagens, Jane Eyre e Lucy Snowe operam de modos diferentes como narradoras. Isto é analisado neste estudo por três linhas: (a) os personagens enfocados pelas narrativas; (b) as estratégias que cada narradora usa para se comunicar com o leitor; e (c) a maneira como as narradoras Jane e Lucy relatam suas conversas com Mr. Rochester e M. Paul, respectivamente. Por fim, esta dissertação busca contribuir para o arcabouço de pesquisas sobre os narradores de Charlotte Brontë por um viés metodológico diferente, que tem o potencial de ampliar nossa compreensão sobre como recursos textuais usados em suas narrativas funcionam de modo a produzir efeitos literários específicos.
id URGS_90c0cf51717182abb3abb2984850d5cf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277354
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schabbach, Giulia RotavaMaggio, Sandra Sirangelo2024-08-15T06:30:30Z2024http://hdl.handle.net/10183/277354001209074O presente trabalho estuda as estratégias narrativas usadas nos romances Jane Eyre (1847) e Villette (1853), da escritora britânica Charlotte Brontë, visando identificar por que os efeitos gerados pelas obras são tão distintos apesar de suas estruturas se assemelharem. Ambos os textos assumem o formato de autobiografias ficcionais, cujas narradoras relatam suas vidas ao longo de vários anos. As duas narradoras se dirigem diretamente ao leitor. No entanto, a narrativa de Jane Eyre aproxima seu leitor, como resultado do tom íntimo que ela usa, enquanto a de Lucy Snowe distancia o leitor, já que escolhe não confiar no leitor da mesma maneira. Para compreender os motivos para tal contraste, baseio-me no aporte teórico fornecido por Funtek (2018), Gibson (2017) e Monin (2010), que analisam os narradores nas obras de Charlotte Brontë, a maneira como interagem com o leitor, e a relevância da comunicação com o leitor para as narrativas. Ademais, apoio-me no trabalho de Bettina Fischer-Starcke (2010) sobre a aplicação de Linguística de Corpus ao estudo de Literatura para a extração de dados empíricos que facilitam a comparação dos usos desses recursos narrativos nos dois romances, além dos focos temáticos das obras e dos graus de proximidade que cada narradora estabelece com o leitor. Esta dissertação vem dividida em duas partes. A primeira apresenta uma contextualização da trajetória e do estilo de Brontë e das duas obras do corpus de estudo, que são, então, comparadas entre si. A segunda parte compõe a análise dos recursos literários encontrados nos romances, compreendendo também a exposição dos métodos e critérios utilizados para coletar os dados com a ferramenta AntConc 4.0 (listas de palavras-chave e linhas de concordância) e os resultados obtidos. Apesar das semelhanças no estilo e nas histórias das narradoras-personagens, Jane Eyre e Lucy Snowe operam de modos diferentes como narradoras. Isto é analisado neste estudo por três linhas: (a) os personagens enfocados pelas narrativas; (b) as estratégias que cada narradora usa para se comunicar com o leitor; e (c) a maneira como as narradoras Jane e Lucy relatam suas conversas com Mr. Rochester e M. Paul, respectivamente. Por fim, esta dissertação busca contribuir para o arcabouço de pesquisas sobre os narradores de Charlotte Brontë por um viés metodológico diferente, que tem o potencial de ampliar nossa compreensão sobre como recursos textuais usados em suas narrativas funcionam de modo a produzir efeitos literários específicos.The present thesis examines narrative strategies used in Charlotte Brontë’s novels Jane Eyre (1847) and Villette (1853) to verify why, although the structures of the novels are similar, the effects they generate are so different. The two works have fictional autobiography formats, with female narrators who present their own stories over a period of several years. Both narrators address their readers directly. Jane Eyre’s narration provokes an emotional approximation with the reader, born from the confidential tone of her addresses, but Lucy Snowe’s narrative keeps the reader at a distance, as the narrator clearly chooses not to share the facts of her life as Jane Eyre does. To understand the reasons for this contrast, I use the critical support offered by Funtek (2018), Gibson (2017) and Monin (2010), who analyse the narrators of Charlotte Brontë’s novels, the way they deal with their readers, and the relevance of the “reader” addresses to the narration. Furthermore, to extract empirical data to contrast the use of these narrative devices in the two works, along with their thematic focus and degrees of openness with the reader, I rely on Bettina Fischer-Starcke’s (2010) study about the use of Corpus Linguistics as applied to Literary Studies. The thesis is devised in two sections. The first presents the context, discussing Charlotte Brontë’s trajectory and relevant aspects of her style, and the study corpora, which are presented individually and then contrasted. The second part presents the analysis of the novel’s literary devices, as well as a description of the methods and criteria used to collect the linguistic data with AntConc 4.0 Corpus Linguistics software — specifically its keyword list and keyword in context (KWIC features) — and the results that were obtained. Despite the similarities in character background and style, Jane Eyre and Lucy Snowe function differently as narrators. The thesis examines this cleavage through three points of analysis: (a) the characters on which the narratives place their focus; (b) the strategies the two narrators use to address the “reader”; and (c) the way Jane Eyre and Lucy Snowe, as narrators, recount their conversations with Mr. Rochester and M. Paul, respectively. Finally, this work aims to contribute to the body of research on Charlotte Brontë’s narrators through a different methodological perspective, which has the capacity to provide new insights into how the textual devices used in her narratives work to produce specific literary effects.application/pdfengBrontë, Charlotte, 1816-1855. VilletteBrontë, Charlotte, 1816-1855. Jane EyreLiteratura inglesaEstilísticaNarrativasLingüística de corpusEnglish literatureNarrative strategiesCorpus stylisticsFocus, openness and reader addresses in Jane Eyre and Villette : a study of narrative strategiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001209074.pdf.txt001209074.pdf.txtExtracted Texttext/plain209928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277354/2/001209074.pdf.txt68083f86e10297edd4735e0e008467eeMD52ORIGINAL001209074.pdfTexto completo (inglês)application/pdf1884265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277354/1/001209074.pdff6a9ecc5fb3f21b0e2e785986a41fa25MD5110183/2773542024-09-07 06:16:40.183006oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277354Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-09-07T09:16:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Focus, openness and reader addresses in Jane Eyre and Villette : a study of narrative strategies
title Focus, openness and reader addresses in Jane Eyre and Villette : a study of narrative strategies
spellingShingle Focus, openness and reader addresses in Jane Eyre and Villette : a study of narrative strategies
Schabbach, Giulia Rotava
Brontë, Charlotte, 1816-1855. Villette
Brontë, Charlotte, 1816-1855. Jane Eyre
Literatura inglesa
Estilística
Narrativas
Lingüística de corpus
English literature
Narrative strategies
Corpus stylistics
title_short Focus, openness and reader addresses in Jane Eyre and Villette : a study of narrative strategies
title_full Focus, openness and reader addresses in Jane Eyre and Villette : a study of narrative strategies
title_fullStr Focus, openness and reader addresses in Jane Eyre and Villette : a study of narrative strategies
title_full_unstemmed Focus, openness and reader addresses in Jane Eyre and Villette : a study of narrative strategies
title_sort Focus, openness and reader addresses in Jane Eyre and Villette : a study of narrative strategies
author Schabbach, Giulia Rotava
author_facet Schabbach, Giulia Rotava
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schabbach, Giulia Rotava
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maggio, Sandra Sirangelo
contributor_str_mv Maggio, Sandra Sirangelo
dc.subject.por.fl_str_mv Brontë, Charlotte, 1816-1855. Villette
Brontë, Charlotte, 1816-1855. Jane Eyre
Literatura inglesa
Estilística
Narrativas
Lingüística de corpus
topic Brontë, Charlotte, 1816-1855. Villette
Brontë, Charlotte, 1816-1855. Jane Eyre
Literatura inglesa
Estilística
Narrativas
Lingüística de corpus
English literature
Narrative strategies
Corpus stylistics
dc.subject.eng.fl_str_mv English literature
Narrative strategies
Corpus stylistics
description O presente trabalho estuda as estratégias narrativas usadas nos romances Jane Eyre (1847) e Villette (1853), da escritora britânica Charlotte Brontë, visando identificar por que os efeitos gerados pelas obras são tão distintos apesar de suas estruturas se assemelharem. Ambos os textos assumem o formato de autobiografias ficcionais, cujas narradoras relatam suas vidas ao longo de vários anos. As duas narradoras se dirigem diretamente ao leitor. No entanto, a narrativa de Jane Eyre aproxima seu leitor, como resultado do tom íntimo que ela usa, enquanto a de Lucy Snowe distancia o leitor, já que escolhe não confiar no leitor da mesma maneira. Para compreender os motivos para tal contraste, baseio-me no aporte teórico fornecido por Funtek (2018), Gibson (2017) e Monin (2010), que analisam os narradores nas obras de Charlotte Brontë, a maneira como interagem com o leitor, e a relevância da comunicação com o leitor para as narrativas. Ademais, apoio-me no trabalho de Bettina Fischer-Starcke (2010) sobre a aplicação de Linguística de Corpus ao estudo de Literatura para a extração de dados empíricos que facilitam a comparação dos usos desses recursos narrativos nos dois romances, além dos focos temáticos das obras e dos graus de proximidade que cada narradora estabelece com o leitor. Esta dissertação vem dividida em duas partes. A primeira apresenta uma contextualização da trajetória e do estilo de Brontë e das duas obras do corpus de estudo, que são, então, comparadas entre si. A segunda parte compõe a análise dos recursos literários encontrados nos romances, compreendendo também a exposição dos métodos e critérios utilizados para coletar os dados com a ferramenta AntConc 4.0 (listas de palavras-chave e linhas de concordância) e os resultados obtidos. Apesar das semelhanças no estilo e nas histórias das narradoras-personagens, Jane Eyre e Lucy Snowe operam de modos diferentes como narradoras. Isto é analisado neste estudo por três linhas: (a) os personagens enfocados pelas narrativas; (b) as estratégias que cada narradora usa para se comunicar com o leitor; e (c) a maneira como as narradoras Jane e Lucy relatam suas conversas com Mr. Rochester e M. Paul, respectivamente. Por fim, esta dissertação busca contribuir para o arcabouço de pesquisas sobre os narradores de Charlotte Brontë por um viés metodológico diferente, que tem o potencial de ampliar nossa compreensão sobre como recursos textuais usados em suas narrativas funcionam de modo a produzir efeitos literários específicos.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-15T06:30:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/277354
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001209074
url http://hdl.handle.net/10183/277354
identifier_str_mv 001209074
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277354/2/001209074.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277354/1/001209074.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 68083f86e10297edd4735e0e008467ee
f6a9ecc5fb3f21b0e2e785986a41fa25
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085649465737216