Trágica educação sexual do erotismo : uma agonística entre Reich e Nietzsche
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256252 |
Resumo: | Esta Dissertação problematiza a questão do erotismo na e da Educação Sexual. É a partir da teoria reichiana sobre a sexualidade e da proposta reichiana de Educação Sexual, que acontece um outro jeito de falar sobre o erotismo articulado à educação. Este outro jeito é contagiado por modos de pensar oriundos da filosofa nietzschiana. Uma das dimensões analisadas diz respeito à verdade erótica: como são constituídas as verdades sobre o erotismo na lógica reichiana? Esta indagação é problematizada através do conceito nietzschiano de vontade de potência e de seu desdobramento: a vontade de verdade. Essa problematização transcorre na direção da possibilidade de pensar o erotismo como um espaço dionisíaco da existência humana. Um espaço para além da lógica de oposição binária entre a verdade e a mentira. Outro aspecto analisado é em relação à moral erótica. A prescrição reichiana sobre o que seria o bom comportamento erótico, prescrição que orienta a proposta reichiana de Educação sexual, é confrontada com a genealogia nietzschiana. Um confronto no território da ética, que busca dizer sim à multiplicidade das condutas eróticas. Uma ética erótica para além do bem e do mal. Por fim, são utilizados elementos da tragédia nietzschiana na configuração de uma afirmação e de um querer. A afirmação do que ainda é intolerável na Educação sexual e o querer trágico da criação e da alegria na Educação do erotismo dionisíaco. |
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Bilibio, Luiz Fernando SilvaCorazza, Sandra Mara2023-03-23T03:25:12Z2002http://hdl.handle.net/10183/256252000350905Esta Dissertação problematiza a questão do erotismo na e da Educação Sexual. É a partir da teoria reichiana sobre a sexualidade e da proposta reichiana de Educação Sexual, que acontece um outro jeito de falar sobre o erotismo articulado à educação. Este outro jeito é contagiado por modos de pensar oriundos da filosofa nietzschiana. Uma das dimensões analisadas diz respeito à verdade erótica: como são constituídas as verdades sobre o erotismo na lógica reichiana? Esta indagação é problematizada através do conceito nietzschiano de vontade de potência e de seu desdobramento: a vontade de verdade. Essa problematização transcorre na direção da possibilidade de pensar o erotismo como um espaço dionisíaco da existência humana. Um espaço para além da lógica de oposição binária entre a verdade e a mentira. Outro aspecto analisado é em relação à moral erótica. A prescrição reichiana sobre o que seria o bom comportamento erótico, prescrição que orienta a proposta reichiana de Educação sexual, é confrontada com a genealogia nietzschiana. Um confronto no território da ética, que busca dizer sim à multiplicidade das condutas eróticas. Uma ética erótica para além do bem e do mal. Por fim, são utilizados elementos da tragédia nietzschiana na configuração de uma afirmação e de um querer. A afirmação do que ainda é intolerável na Educação sexual e o querer trágico da criação e da alegria na Educação do erotismo dionisíaco.Esta Disertación problematiza el tema del erotismo en y de la Educación Sexual. Es a partir de la teoria reichiana sobre la sexualidad y la propuesta reichiana de Educación Sexual, que ocurre una otra manera de hablar sobre el erotismo articulado a la educación. Esa otra manera es contagiada por modos de pensar oriundos de la filosofia nietzschiana. Una de las dimensiones analizadas se refiere a la verdad erótica: ¿como son constituidas las verdades sobre el erotismo en la lógica reichiana? Esta indagación es problematizada a través del concepto nietzschiano de voluntad de potencia y de su desplazamiento: la voluntad de verdad. Esa problematización transcurre en el sentido de la posibilidad de pensar el erotismo como un espacio dionisíaco de la existência humana. Un espacio para más allá de la lógica de la oposición binária entre la verdad y la mentira. Otro aspecto analizado se relaciona a la moral erótica. La prescripción reichiana sobre lo que seria el buen comportamiento erótico -- prescripción que orienta la propuesta reichiana de Educación sexual --, es confrontada com la genealogia nietzschiana. Un confronto en el territorio de la ética que busca decir sí a la multiplicidad de las conductas eróticas. Una ética erótica para más allá del bien y del mal. Por fin, son utilizados elementos de la tragedia nietzschiana en la configuración de una afirmación y de un querer. La afírmación de lo que todavía es intolerable en la Educación sexual y el querer trágico de la creación y de la alegria em la Educación del erotismo dionisíaco.application/pdfporEducação sexualErotismoSexualidadeFilosofia da educaçãoReich, Wilhelm, 1897-1957Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900Trágica educação sexual do erotismo : uma agonística entre Reich e Nietzscheinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000350905.pdf.txt000350905.pdf.txtExtracted Texttext/plain2707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256252/2/000350905.pdf.txt9be45cc1ab68525632a1b7773a606e9dMD52ORIGINAL000350905.pdfTexto completoapplication/pdf7772133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256252/1/000350905.pdfd0361b8fac11e3eaec5e6e0f39945577MD5110183/2562522023-03-24 03:23:48.738097oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-24T06:23:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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