Laboratório de exergames na educação física : conexões por meio de videogames ativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finco, Mateus David
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131239
Resumo: A presente tese de doutorado traz como tema central o uso de exergames como uma nova proposta de integração e recurso para aulas de Educação Física. O intuito desta pesquisa é fornecer subsídios para que professores possam utilizar esta tecnologia na realização de atividades escolares em aulas ou em projetos complementares envolvendo movimentos corporais amplos. Como objetivo geral, este estudo visa investigar de que maneira um laboratório experimental de exergames pode contribuir com o engajamento de alunos que geralmente apresentam sinais de insatisfação na prática de atividades físicas. Além deste aspecto principal, este estudo investigou como os alunos colaboram, intercambiam ideias e apoiam uns aos outros na realização das atividades no laboratório. Os preceitos de engajamento envolvendo interesse, entusiasmo e curiosidade foram analisados durante as interações dos alunos com os videogames ativos nos estudos desenvolvidos. Também, foram observados os principais aspectos e desafios pedagógicos na implementação de tecnologias como o laboratório de exergames no contexto escolar e suas implicações durante as mediações em aulas com o uso dos videogames ativos. Uma metodologia de cunho qualitativo foi empregada para a coleta e análise dos dados, utilizando: a) observação não participante a partir de registros gravados nos encontros do Laboratório de Exergames; b) realização de entrevista semiestruturada com os professores de Educação Física e coordenador de Educação Física. A partir dos estudos realizados foi possível observar que o laboratório de exergames se configura como uma alternativa viável para as aulas regulares de Educação Física, podendo aumentar o nível de engajamento e colaboração de alunos com sinais de insatisfação com as atividades propostas nas aulas regulares.
id URGS_91639aebb3843835fd817525ba855539
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131239
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Finco, Mateus DavidZaro, Milton AntonioReategui, Eliseo Berni2015-12-19T02:39:28Z2015http://hdl.handle.net/10183/131239000980778A presente tese de doutorado traz como tema central o uso de exergames como uma nova proposta de integração e recurso para aulas de Educação Física. O intuito desta pesquisa é fornecer subsídios para que professores possam utilizar esta tecnologia na realização de atividades escolares em aulas ou em projetos complementares envolvendo movimentos corporais amplos. Como objetivo geral, este estudo visa investigar de que maneira um laboratório experimental de exergames pode contribuir com o engajamento de alunos que geralmente apresentam sinais de insatisfação na prática de atividades físicas. Além deste aspecto principal, este estudo investigou como os alunos colaboram, intercambiam ideias e apoiam uns aos outros na realização das atividades no laboratório. Os preceitos de engajamento envolvendo interesse, entusiasmo e curiosidade foram analisados durante as interações dos alunos com os videogames ativos nos estudos desenvolvidos. Também, foram observados os principais aspectos e desafios pedagógicos na implementação de tecnologias como o laboratório de exergames no contexto escolar e suas implicações durante as mediações em aulas com o uso dos videogames ativos. Uma metodologia de cunho qualitativo foi empregada para a coleta e análise dos dados, utilizando: a) observação não participante a partir de registros gravados nos encontros do Laboratório de Exergames; b) realização de entrevista semiestruturada com os professores de Educação Física e coordenador de Educação Física. A partir dos estudos realizados foi possível observar que o laboratório de exergames se configura como uma alternativa viável para as aulas regulares de Educação Física, podendo aumentar o nível de engajamento e colaboração de alunos com sinais de insatisfação com as atividades propostas nas aulas regulares.The present Doctoral Thesis project brings as central theme the use of exergames as a new integration and resource proposal for Physical Education classes. The intention for this research is to provide new pedagogical tools for teachers to use this technology for interactive activities involving active body movements. As main objective, this study aims to investigate how an experimental exergames lab can contribute with students engagement that usually show signs of dissatisfaction in practices of physical activities. Furthermore, it has been our goal to understand how students collaborate, exchange ideas and support each other in the activities in the exergames lab. The concept of engagement involving interest, enthusiasm and curiosity was analyzed during the interaction of the students with the videogames. The main pedagogical challenges in the implementation of technologies with the exergames lab in the school context have been observed, as well as their implications during the use of video games in the classes. A qualitative research method was adopted for the collection and analysis of data: (a) we followed mainly a non-participant observation through recorded videos; (b) semi-structured interviews were made with the Physical Education teachers and Physical Education coordinator involved in the research. The study carried out enabled us to conclude that the exergames lab may be a viable alternative to regular Physical Education classes, being able to increase the level of engagement and collaboration of students with signs of dissatisfaction with the activities proposed in the regular classes.application/pdfporEducação físicaVideogameEsporteAtividade físicaExergamesVideo gamesPhysical educationCollaborative learningEngagementLaboratório de exergames na educação física : conexões por meio de videogames ativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980778.pdf000980778.pdfTexto completoapplication/pdf2393716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131239/1/000980778.pdf821569e9d56112e8f4bef6741fec5417MD51TEXT000980778.pdf.txt000980778.pdf.txtExtracted Texttext/plain223992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131239/2/000980778.pdf.txt985cf69f313f737fba55d0e889fde737MD52THUMBNAIL000980778.pdf.jpg000980778.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131239/3/000980778.pdf.jpga5337250d88c3eaa74852771e16ad5a5MD5310183/1312392018-10-25 09:58:08.109oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:58:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laboratório de exergames na educação física : conexões por meio de videogames ativos
title Laboratório de exergames na educação física : conexões por meio de videogames ativos
spellingShingle Laboratório de exergames na educação física : conexões por meio de videogames ativos
Finco, Mateus David
Educação física
Videogame
Esporte
Atividade física
Exergames
Video games
Physical education
Collaborative learning
Engagement
title_short Laboratório de exergames na educação física : conexões por meio de videogames ativos
title_full Laboratório de exergames na educação física : conexões por meio de videogames ativos
title_fullStr Laboratório de exergames na educação física : conexões por meio de videogames ativos
title_full_unstemmed Laboratório de exergames na educação física : conexões por meio de videogames ativos
title_sort Laboratório de exergames na educação física : conexões por meio de videogames ativos
author Finco, Mateus David
author_facet Finco, Mateus David
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Finco, Mateus David
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zaro, Milton Antonio
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Zaro, Milton Antonio
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Videogame
Esporte
Atividade física
topic Educação física
Videogame
Esporte
Atividade física
Exergames
Video games
Physical education
Collaborative learning
Engagement
dc.subject.eng.fl_str_mv Exergames
Video games
Physical education
Collaborative learning
Engagement
description A presente tese de doutorado traz como tema central o uso de exergames como uma nova proposta de integração e recurso para aulas de Educação Física. O intuito desta pesquisa é fornecer subsídios para que professores possam utilizar esta tecnologia na realização de atividades escolares em aulas ou em projetos complementares envolvendo movimentos corporais amplos. Como objetivo geral, este estudo visa investigar de que maneira um laboratório experimental de exergames pode contribuir com o engajamento de alunos que geralmente apresentam sinais de insatisfação na prática de atividades físicas. Além deste aspecto principal, este estudo investigou como os alunos colaboram, intercambiam ideias e apoiam uns aos outros na realização das atividades no laboratório. Os preceitos de engajamento envolvendo interesse, entusiasmo e curiosidade foram analisados durante as interações dos alunos com os videogames ativos nos estudos desenvolvidos. Também, foram observados os principais aspectos e desafios pedagógicos na implementação de tecnologias como o laboratório de exergames no contexto escolar e suas implicações durante as mediações em aulas com o uso dos videogames ativos. Uma metodologia de cunho qualitativo foi empregada para a coleta e análise dos dados, utilizando: a) observação não participante a partir de registros gravados nos encontros do Laboratório de Exergames; b) realização de entrevista semiestruturada com os professores de Educação Física e coordenador de Educação Física. A partir dos estudos realizados foi possível observar que o laboratório de exergames se configura como uma alternativa viável para as aulas regulares de Educação Física, podendo aumentar o nível de engajamento e colaboração de alunos com sinais de insatisfação com as atividades propostas nas aulas regulares.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-19T02:39:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131239
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980778
url http://hdl.handle.net/10183/131239
identifier_str_mv 000980778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131239/1/000980778.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131239/2/000980778.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131239/3/000980778.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 821569e9d56112e8f4bef6741fec5417
985cf69f313f737fba55d0e889fde737
a5337250d88c3eaa74852771e16ad5a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309076460044288