A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2582 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta algumas reflexões, de inspiração nos Estudos Culturais, a partir de análise textual de vozes indígenas, sobre os atuais dilemas da escola indígena em aldeias Paresi de Tangará da Serra-MT, tendo em vista a alternativa de se propor um modelo de escolarização formal, de valorização à diferença frente ao atual modelo de princípios homogeneizantes. Utilizando-se de conceitos de Stuart Hall, Nestor Canclini e outros autores pós-estruturalistas, discute-se a cultura numa perspectiva dinâmica de movimento contínuo de (re)construções de identidades, principalmente sob efeitos do fenômeno da globalização, quando o avanço da tecnologia da comunicação e transporte permitem, com maior freqüência, as relações e os fluxos migratórios entre as diversas culturas construindo identidades e culturas híbridas. A partir da discussão sobre como os Paresi entendem a função da escola da aldeia amplia-se a reflexão sobre a valorização da língua portuguesa nas rotinas escolares, assim como a relevância do comportamento disciplinar dos alunos daquelas escolas. |
id |
URGS_91ee994d14b3b50646fd7584b850cee6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2582 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Travessini, Neodir PauloVeit, Laetus MárioCalleja, José Manuel Ruiz2007-06-06T17:22:47Z2002http://hdl.handle.net/10183/2582000322415O presente trabalho apresenta algumas reflexões, de inspiração nos Estudos Culturais, a partir de análise textual de vozes indígenas, sobre os atuais dilemas da escola indígena em aldeias Paresi de Tangará da Serra-MT, tendo em vista a alternativa de se propor um modelo de escolarização formal, de valorização à diferença frente ao atual modelo de princípios homogeneizantes. Utilizando-se de conceitos de Stuart Hall, Nestor Canclini e outros autores pós-estruturalistas, discute-se a cultura numa perspectiva dinâmica de movimento contínuo de (re)construções de identidades, principalmente sob efeitos do fenômeno da globalização, quando o avanço da tecnologia da comunicação e transporte permitem, com maior freqüência, as relações e os fluxos migratórios entre as diversas culturas construindo identidades e culturas híbridas. A partir da discussão sobre como os Paresi entendem a função da escola da aldeia amplia-se a reflexão sobre a valorização da língua portuguesa nas rotinas escolares, assim como a relevância do comportamento disciplinar dos alunos daquelas escolas.application/pdfporAbordagem filosóficaFilosofia da educaçãoPolítica educacionalEducação indígenaProfessor indígenaFormaçãoLegislação do ensinoLei de diretrizes e bases da educação nacionalBrasilA questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000322415.pdf000322415.pdfTexto completoapplication/pdf775721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2582/1/000322415.pdf875784fd39fa3c6685617697fb7c9782MD51TEXT000322415.pdf.txt000322415.pdf.txtExtracted Texttext/plain212898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2582/2/000322415.pdf.txt3c0048420502455218b2591e066e2a91MD52THUMBNAIL000322415.pdf.jpg000322415.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2582/3/000322415.pdf.jpg9e7d845ab0015e851931040fcb4e0cc3MD5310183/25822018-10-05 08:37:00.538oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena |
title |
A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena |
spellingShingle |
A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena Travessini, Neodir Paulo Abordagem filosófica Filosofia da educação Política educacional Educação indígena Professor indígena Formação Legislação do ensino Lei de diretrizes e bases da educação nacional Brasil |
title_short |
A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena |
title_full |
A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena |
title_fullStr |
A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena |
title_full_unstemmed |
A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena |
title_sort |
A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena |
author |
Travessini, Neodir Paulo |
author_facet |
Travessini, Neodir Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Travessini, Neodir Paulo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veit, Laetus Mário |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Calleja, José Manuel Ruiz |
contributor_str_mv |
Veit, Laetus Mário Calleja, José Manuel Ruiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem filosófica Filosofia da educação Política educacional Educação indígena Professor indígena Formação Legislação do ensino Lei de diretrizes e bases da educação nacional Brasil |
topic |
Abordagem filosófica Filosofia da educação Política educacional Educação indígena Professor indígena Formação Legislação do ensino Lei de diretrizes e bases da educação nacional Brasil |
description |
O presente trabalho apresenta algumas reflexões, de inspiração nos Estudos Culturais, a partir de análise textual de vozes indígenas, sobre os atuais dilemas da escola indígena em aldeias Paresi de Tangará da Serra-MT, tendo em vista a alternativa de se propor um modelo de escolarização formal, de valorização à diferença frente ao atual modelo de princípios homogeneizantes. Utilizando-se de conceitos de Stuart Hall, Nestor Canclini e outros autores pós-estruturalistas, discute-se a cultura numa perspectiva dinâmica de movimento contínuo de (re)construções de identidades, principalmente sob efeitos do fenômeno da globalização, quando o avanço da tecnologia da comunicação e transporte permitem, com maior freqüência, as relações e os fluxos migratórios entre as diversas culturas construindo identidades e culturas híbridas. A partir da discussão sobre como os Paresi entendem a função da escola da aldeia amplia-se a reflexão sobre a valorização da língua portuguesa nas rotinas escolares, assim como a relevância do comportamento disciplinar dos alunos daquelas escolas. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:22:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2582 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000322415 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2582 |
identifier_str_mv |
000322415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2582/1/000322415.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2582/2/000322415.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2582/3/000322415.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
875784fd39fa3c6685617697fb7c9782 3c0048420502455218b2591e066e2a91 9e7d845ab0015e851931040fcb4e0cc3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085018377125888 |