A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Travessini, Neodir Paulo
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2582
Resumo: O presente trabalho apresenta algumas reflexões, de inspiração nos Estudos Culturais, a partir de análise textual de vozes indígenas, sobre os atuais dilemas da escola indígena em aldeias Paresi de Tangará da Serra-MT, tendo em vista a alternativa de se propor um modelo de escolarização formal, de valorização à diferença frente ao atual modelo de princípios homogeneizantes. Utilizando-se de conceitos de Stuart Hall, Nestor Canclini e outros autores pós-estruturalistas, discute-se a cultura numa perspectiva dinâmica de movimento contínuo de (re)construções de identidades, principalmente sob efeitos do fenômeno da globalização, quando o avanço da tecnologia da comunicação e transporte permitem, com maior freqüência, as relações e os fluxos migratórios entre as diversas culturas construindo identidades e culturas híbridas. A partir da discussão sobre como os Paresi entendem a função da escola da aldeia amplia-se a reflexão sobre a valorização da língua portuguesa nas rotinas escolares, assim como a relevância do comportamento disciplinar dos alunos daquelas escolas.
id URGS_91ee994d14b3b50646fd7584b850cee6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2582
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Travessini, Neodir PauloVeit, Laetus MárioCalleja, José Manuel Ruiz2007-06-06T17:22:47Z2002http://hdl.handle.net/10183/2582000322415O presente trabalho apresenta algumas reflexões, de inspiração nos Estudos Culturais, a partir de análise textual de vozes indígenas, sobre os atuais dilemas da escola indígena em aldeias Paresi de Tangará da Serra-MT, tendo em vista a alternativa de se propor um modelo de escolarização formal, de valorização à diferença frente ao atual modelo de princípios homogeneizantes. Utilizando-se de conceitos de Stuart Hall, Nestor Canclini e outros autores pós-estruturalistas, discute-se a cultura numa perspectiva dinâmica de movimento contínuo de (re)construções de identidades, principalmente sob efeitos do fenômeno da globalização, quando o avanço da tecnologia da comunicação e transporte permitem, com maior freqüência, as relações e os fluxos migratórios entre as diversas culturas construindo identidades e culturas híbridas. A partir da discussão sobre como os Paresi entendem a função da escola da aldeia amplia-se a reflexão sobre a valorização da língua portuguesa nas rotinas escolares, assim como a relevância do comportamento disciplinar dos alunos daquelas escolas.application/pdfporAbordagem filosóficaFilosofia da educaçãoPolítica educacionalEducação indígenaProfessor indígenaFormaçãoLegislação do ensinoLei de diretrizes e bases da educação nacionalBrasilA questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000322415.pdf000322415.pdfTexto completoapplication/pdf775721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2582/1/000322415.pdf875784fd39fa3c6685617697fb7c9782MD51TEXT000322415.pdf.txt000322415.pdf.txtExtracted Texttext/plain212898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2582/2/000322415.pdf.txt3c0048420502455218b2591e066e2a91MD52THUMBNAIL000322415.pdf.jpg000322415.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2582/3/000322415.pdf.jpg9e7d845ab0015e851931040fcb4e0cc3MD5310183/25822018-10-05 08:37:00.538oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena
title A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena
spellingShingle A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena
Travessini, Neodir Paulo
Abordagem filosófica
Filosofia da educação
Política educacional
Educação indígena
Professor indígena
Formação
Legislação do ensino
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Brasil
title_short A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena
title_full A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena
title_fullStr A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena
title_full_unstemmed A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena
title_sort A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena
author Travessini, Neodir Paulo
author_facet Travessini, Neodir Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Travessini, Neodir Paulo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veit, Laetus Mário
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Calleja, José Manuel Ruiz
contributor_str_mv Veit, Laetus Mário
Calleja, José Manuel Ruiz
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem filosófica
Filosofia da educação
Política educacional
Educação indígena
Professor indígena
Formação
Legislação do ensino
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Brasil
topic Abordagem filosófica
Filosofia da educação
Política educacional
Educação indígena
Professor indígena
Formação
Legislação do ensino
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Brasil
description O presente trabalho apresenta algumas reflexões, de inspiração nos Estudos Culturais, a partir de análise textual de vozes indígenas, sobre os atuais dilemas da escola indígena em aldeias Paresi de Tangará da Serra-MT, tendo em vista a alternativa de se propor um modelo de escolarização formal, de valorização à diferença frente ao atual modelo de princípios homogeneizantes. Utilizando-se de conceitos de Stuart Hall, Nestor Canclini e outros autores pós-estruturalistas, discute-se a cultura numa perspectiva dinâmica de movimento contínuo de (re)construções de identidades, principalmente sob efeitos do fenômeno da globalização, quando o avanço da tecnologia da comunicação e transporte permitem, com maior freqüência, as relações e os fluxos migratórios entre as diversas culturas construindo identidades e culturas híbridas. A partir da discussão sobre como os Paresi entendem a função da escola da aldeia amplia-se a reflexão sobre a valorização da língua portuguesa nas rotinas escolares, assim como a relevância do comportamento disciplinar dos alunos daquelas escolas.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:22:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2582
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000322415
url http://hdl.handle.net/10183/2582
identifier_str_mv 000322415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2582/1/000322415.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2582/2/000322415.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2582/3/000322415.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 875784fd39fa3c6685617697fb7c9782
3c0048420502455218b2591e066e2a91
9e7d845ab0015e851931040fcb4e0cc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085018377125888