Ensino dos aspectos físicos na astrobiologia para alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vinicius Bueno da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121762
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcelo de Oliveira da Costa Pires
id UFBC_aecbf8ed0ba2160677b60e268cb1edb7
oai_identifier_str oai:BDTD:121762
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Ensino dos aspectos físicos na astrobiologia para alunos do ensino médioASTROBIOLOGIAFÍSICAENSINOPEDAGOGIAPHYSICS LEARNINGASTROBIOLOGYTHREE PEDAGOGICAL MOMENTS METHODOLOGYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Marcelo de Oliveira da Costa PiresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2019.É crescente a quantidade de anúncios sobre descobertas de exoplanetas com possibilidade de existir ou permitir vida. Frequentemente, os meios de comunicação apresentam essas notícias carente de criticidade, de forma que o público interpreta como sendo algo místico distante de sua realidade e beirando a ficção cientifica. Em especial, para os alunos de ensino médio, essas informações são tão superficiais que, para eles, não é possível conectar algum aspecto do tema com os conteúdos presente no currículo do ensino médio. Contudo, o entendimento básico das condições de existência de vida em um exoplanetas e as formas de observar esses sinais fazem-se necessário por dois motivos: por dialogar com os conhecimentos formais ensinados no ensino médio e, por propor uma reflexão em sala de aula sobre condições que propiciam a vida. Motivados em elaborar um material seguindo uma estratégia pedagógica para o ensino dos aspectos físicos da astrobiologia (como termodinâmica, gravitação, magnetismo e radiação), desenvolvemos um produto educacional baseado na metodologia dos três momentos pedagógicos. Nele consiste de uma sequência de aulas auxiliadas por um material escrito e vídeos sobre o tema disponível na internet. As ideias e conclusão do produto estão representadas em um guia instrucional ao professor onde habilitam aplicar o produto educacional aos alunos de 1° ano do ensino médio. O produto foi aplicado em duas turmas de 1° ano de ensino médio em uma escola estadual da zona leste da cidade de São Paulo. Além da aplicação, foi realizado uma avaliação com os alunos na qual observa-se uma aprendizagem significativa.The quantity of news about discoveries of exoplanets and the possibility of life in there is increasing. Very often, the media have shown the news without criticality and, therefore, the audience imagines as something mystical, far from real things and the news sound like some science fiction. In the case of high school students, these informations are so superficial that, for them, they are disconnected with any aspect of high school content. However, there are many contents of high school physics in these discoveries that can be explored by teacher in classroom. The basic understanding of life condition in exoplanets and the observational ways of these signals are relevant in the learning context for two reasons: 1) talk with high school's contents; 2) become the students being critical about the conditions of life in and out of the Earth. This critical point of view allows them to open their minds to modern problems such as sustainability. The lack of pedagogical strategies and learning materials for teaching the physical aspects of astrobiology (such as thermodynamics, gravitation, magnetism and, radiation), motivated us to develop an educational product based on humanist methodology called Three Pedagogical Moments. As results, we produced a classes sequence supported by a written material and videos about the theme. For teachers who wants to apply the educational product, we write an instructional guide for classes of first year of high school. The product was applied in two classes of the high school's first year in a private state school localized in São Paulo. After the application, the students were evaluated by questionnaries and we were able to detect a significant learning.Pires, Marcelo de Oliveira da CostaOliveira, Marcelo Augusto Leigui deSantos, Leonardo Sioufi Fagundes dosSilva, Vinicius Bueno da2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf92 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121762http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121762&midiaext=78420http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121762&midiaext=78419Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121762porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T18:34:09Zoai:BDTD:121762Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2021-06-15T18:34:09Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino dos aspectos físicos na astrobiologia para alunos do ensino médio
title Ensino dos aspectos físicos na astrobiologia para alunos do ensino médio
spellingShingle Ensino dos aspectos físicos na astrobiologia para alunos do ensino médio
Silva, Vinicius Bueno da
ASTROBIOLOGIA
FÍSICA
ENSINO
PEDAGOGIA
PHYSICS LEARNING
ASTROBIOLOGY
THREE PEDAGOGICAL MOMENTS METHODOLOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Ensino dos aspectos físicos na astrobiologia para alunos do ensino médio
title_full Ensino dos aspectos físicos na astrobiologia para alunos do ensino médio
title_fullStr Ensino dos aspectos físicos na astrobiologia para alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Ensino dos aspectos físicos na astrobiologia para alunos do ensino médio
title_sort Ensino dos aspectos físicos na astrobiologia para alunos do ensino médio
author Silva, Vinicius Bueno da
author_facet Silva, Vinicius Bueno da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Marcelo de Oliveira da Costa
Oliveira, Marcelo Augusto Leigui de
Santos, Leonardo Sioufi Fagundes dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vinicius Bueno da
dc.subject.por.fl_str_mv ASTROBIOLOGIA
FÍSICA
ENSINO
PEDAGOGIA
PHYSICS LEARNING
ASTROBIOLOGY
THREE PEDAGOGICAL MOMENTS METHODOLOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic ASTROBIOLOGIA
FÍSICA
ENSINO
PEDAGOGIA
PHYSICS LEARNING
ASTROBIOLOGY
THREE PEDAGOGICAL MOMENTS METHODOLOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Marcelo de Oliveira da Costa Pires
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121762
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121762&midiaext=78420
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121762&midiaext=78419
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121762
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
92 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263951736078336