Proposta de um método para a análise de demanda : aplicação numa indústria de brinquedos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuyven, Patricia Sorgatto
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3455
Resumo: Esta dissertação introduz uma abordagem para a previsão de vendas de empresas no contexto do desenvolvimento de novos produtos. Supõe-se que o método proposto dê sustentação ao processo decisório relativo às primeiras fases do desenvolvimento desses produtos. Também visa alcançar algum nível de compreensão relativamente à influência de fatores externos e internos nos níveis de vendas. Basicamente este método compreende três etapas próprias: análise do ambiente externo e interno à companhia, modelagem do comportamento de demanda (potencial de mercado, vendas da empresa, faturamento do segmento de mercado da empresa) e suas respectivas projeções no tempo. Esta abordagem foi aplicada a uma situação específica de desenvolvimento de um novo produto em uma empresa de médio porte que opera como fabricante de brinquedos. É esperado que empresas de pequeno e médio portes que enfrentem restrições de orçamento possam achar esta abordagem praticável - desde que as informações requeridas possam ser coletadas e mantidas adequadamente.
id URGS_92418f150b9c7bc31ec4f3b83c123d1c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3455
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Kuyven, Patricia SorgattoCunha, Gilberto Dias da2007-06-06T17:28:38Z2004http://hdl.handle.net/10183/3455000401061Esta dissertação introduz uma abordagem para a previsão de vendas de empresas no contexto do desenvolvimento de novos produtos. Supõe-se que o método proposto dê sustentação ao processo decisório relativo às primeiras fases do desenvolvimento desses produtos. Também visa alcançar algum nível de compreensão relativamente à influência de fatores externos e internos nos níveis de vendas. Basicamente este método compreende três etapas próprias: análise do ambiente externo e interno à companhia, modelagem do comportamento de demanda (potencial de mercado, vendas da empresa, faturamento do segmento de mercado da empresa) e suas respectivas projeções no tempo. Esta abordagem foi aplicada a uma situação específica de desenvolvimento de um novo produto em uma empresa de médio porte que opera como fabricante de brinquedos. É esperado que empresas de pequeno e médio portes que enfrentem restrições de orçamento possam achar esta abordagem praticável - desde que as informações requeridas possam ser coletadas e mantidas adequadamente.application/pdfporDesenvolvimento de produtoPrevisão de demanda : PlanejamentoProposta de um método para a análise de demanda : aplicação numa indústria de brinquedosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000401061.pdf000401061.pdfTexto completoapplication/pdf1509334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3455/1/000401061.pdffd638e1079a429d39b3cf7cdf75bf57eMD51TEXT000401061.pdf.txt000401061.pdf.txtExtracted Texttext/plain261973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3455/2/000401061.pdf.txt99224c9a788ff5510efdcdc4fe479e80MD52THUMBNAIL000401061.pdf.jpg000401061.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3455/3/000401061.pdf.jpgd26981787901e7a3425d1b0a165f5bfaMD5310183/34552022-11-03 04:47:39.076208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-11-03T07:47:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de um método para a análise de demanda : aplicação numa indústria de brinquedos
title Proposta de um método para a análise de demanda : aplicação numa indústria de brinquedos
spellingShingle Proposta de um método para a análise de demanda : aplicação numa indústria de brinquedos
Kuyven, Patricia Sorgatto
Desenvolvimento de produto
Previsão de demanda : Planejamento
title_short Proposta de um método para a análise de demanda : aplicação numa indústria de brinquedos
title_full Proposta de um método para a análise de demanda : aplicação numa indústria de brinquedos
title_fullStr Proposta de um método para a análise de demanda : aplicação numa indústria de brinquedos
title_full_unstemmed Proposta de um método para a análise de demanda : aplicação numa indústria de brinquedos
title_sort Proposta de um método para a análise de demanda : aplicação numa indústria de brinquedos
author Kuyven, Patricia Sorgatto
author_facet Kuyven, Patricia Sorgatto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuyven, Patricia Sorgatto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Gilberto Dias da
contributor_str_mv Cunha, Gilberto Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de produto
Previsão de demanda : Planejamento
topic Desenvolvimento de produto
Previsão de demanda : Planejamento
description Esta dissertação introduz uma abordagem para a previsão de vendas de empresas no contexto do desenvolvimento de novos produtos. Supõe-se que o método proposto dê sustentação ao processo decisório relativo às primeiras fases do desenvolvimento desses produtos. Também visa alcançar algum nível de compreensão relativamente à influência de fatores externos e internos nos níveis de vendas. Basicamente este método compreende três etapas próprias: análise do ambiente externo e interno à companhia, modelagem do comportamento de demanda (potencial de mercado, vendas da empresa, faturamento do segmento de mercado da empresa) e suas respectivas projeções no tempo. Esta abordagem foi aplicada a uma situação específica de desenvolvimento de um novo produto em uma empresa de médio porte que opera como fabricante de brinquedos. É esperado que empresas de pequeno e médio portes que enfrentem restrições de orçamento possam achar esta abordagem praticável - desde que as informações requeridas possam ser coletadas e mantidas adequadamente.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:28:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3455
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000401061
url http://hdl.handle.net/10183/3455
identifier_str_mv 000401061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3455/1/000401061.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3455/2/000401061.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3455/3/000401061.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fd638e1079a429d39b3cf7cdf75bf57e
99224c9a788ff5510efdcdc4fe479e80
d26981787901e7a3425d1b0a165f5bfa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085029060018176