Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249461 |
Resumo: | O presente trabalho se insere na área de Ensino em Saúde, na linha de pesquisa de processos de ensino em saúde e tem como objetivo geral a proposição de uma matriz de competências com o intuito de subsidiar os processos de formação e de avaliação dos estudantes de graduação em Medicina durante o período de estágio obrigatório supervisionado (internato), enfocando às tarefas essenciais ao longo das diferentes rotações nos serviços; tem como objetivos específicos 1) o mapeamento de domínios, competências, ações-chave e componentes de ações-chave que possam ser vinculados às atividades profissionais confiabilizadoras (EPAs), 2) elaborar itens necessários ao desenvolvimento da EPA 16 que enfoca o ensino em telemedicina, e 3) propor o olhar sobre a competência a partir de quatro dimensões (conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades pessoais), já que originalmente são observadas em três dimensões. A pesquisa descreve conceitos fundamentais ao ensino em saúde por competências, à taxonomia para a hierarquização de informações e ao ensino por EPAs. O método de investigação adotado foi o Delphi, com variações devido às dificuldades enfrentadas pelo momento pandêmico, e contou com a participação de docentes especialistas nas grandes áreas do ensino médico que atuam no internato. Os achados da pesquisa contaram o mapeamento de 281 itens validados para a proposição da matriz de competências para o internato em Medicina, e os resultados ainda apontaram que ações-chave e seus componentes podem permear mais de uma competência. |
id |
URGS_926339090d6d018619ecb08f2b8c14c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249461 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Velho, Alexandre MarquesBlank, Danilo2022-09-29T04:46:53Z2021http://hdl.handle.net/10183/249461001148746O presente trabalho se insere na área de Ensino em Saúde, na linha de pesquisa de processos de ensino em saúde e tem como objetivo geral a proposição de uma matriz de competências com o intuito de subsidiar os processos de formação e de avaliação dos estudantes de graduação em Medicina durante o período de estágio obrigatório supervisionado (internato), enfocando às tarefas essenciais ao longo das diferentes rotações nos serviços; tem como objetivos específicos 1) o mapeamento de domínios, competências, ações-chave e componentes de ações-chave que possam ser vinculados às atividades profissionais confiabilizadoras (EPAs), 2) elaborar itens necessários ao desenvolvimento da EPA 16 que enfoca o ensino em telemedicina, e 3) propor o olhar sobre a competência a partir de quatro dimensões (conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades pessoais), já que originalmente são observadas em três dimensões. A pesquisa descreve conceitos fundamentais ao ensino em saúde por competências, à taxonomia para a hierarquização de informações e ao ensino por EPAs. O método de investigação adotado foi o Delphi, com variações devido às dificuldades enfrentadas pelo momento pandêmico, e contou com a participação de docentes especialistas nas grandes áreas do ensino médico que atuam no internato. Os achados da pesquisa contaram o mapeamento de 281 itens validados para a proposição da matriz de competências para o internato em Medicina, e os resultados ainda apontaram que ações-chave e seus componentes podem permear mais de uma competência.This study is grounded on the line of research of Medical Education called education processes in health, and discusses the proposition of a competencies-matrix designed to verify the students’ development and training, as well as the evaluation of undergraduate student interns in Medical School, during their mandatory internship, focusing on the essential tasks they have to accomplish across the different service rotations. More specifically this research aims at 1) mapping out the domains, competencies, key-actions and components of key-actions that might be linked to the Entrustable Professional Activities (EPAs); 2) elaborating the necessary items for the development of the EPA 16, which deals with the education in telemedicine; 3) proposing a fourth dimension for the competencies (knowledge, skills, attitude, personal qualities), which originally were designed in three dimensions. This study describes fundamental concepts of the Medical Education based on competencies, of the taxonomy for the hierarchisation of the information and of the Medical Education based on EPAs. This thesis relies on Delphi methodology, in an adapted version due to COVID-19 contingencies, and had the participation of medical science professors specialized in clinical clerkship (internship) education. Outcomes of this research are the mapping out of 281 validated items for the proposition of the competencies-matrix of the internship in Medical School, as well as the detection that the key-actions and their components may be related to more than one single competency.application/pdfporTelemedicinaMedicinaInternato e residênciaUniversidadesEducação médicaFaculdades de MedicinaEducação de graduação em medicinaAprendizagemEducação em saúdeCompetenciesKey-actionsComponents of key-actionsEPAsTaxonomyMedical education and learningConstrução de uma matriz de competências ao internato em medicinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148746.pdf.txt001148746.pdf.txtExtracted Texttext/plain730341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249461/2/001148746.pdf.txt4071c4743f4628b636ebf36f4b1721e7MD52ORIGINAL001148746.pdfTexto completoapplication/pdf77035983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249461/1/001148746.pdfc577697f5aa39ecb3ee3726ca3edfeaaMD5110183/2494612023-11-18 04:24:39.013515oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249461Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-11-18T06:24:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina |
title |
Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina |
spellingShingle |
Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina Velho, Alexandre Marques Telemedicina Medicina Internato e residência Universidades Educação médica Faculdades de Medicina Educação de graduação em medicina Aprendizagem Educação em saúde Competencies Key-actions Components of key-actions EPAs Taxonomy Medical education and learning |
title_short |
Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina |
title_full |
Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina |
title_fullStr |
Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina |
title_full_unstemmed |
Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina |
title_sort |
Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina |
author |
Velho, Alexandre Marques |
author_facet |
Velho, Alexandre Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Velho, Alexandre Marques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Blank, Danilo |
contributor_str_mv |
Blank, Danilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telemedicina Medicina Internato e residência Universidades Educação médica Faculdades de Medicina Educação de graduação em medicina Aprendizagem Educação em saúde |
topic |
Telemedicina Medicina Internato e residência Universidades Educação médica Faculdades de Medicina Educação de graduação em medicina Aprendizagem Educação em saúde Competencies Key-actions Components of key-actions EPAs Taxonomy Medical education and learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Competencies Key-actions Components of key-actions EPAs Taxonomy Medical education and learning |
description |
O presente trabalho se insere na área de Ensino em Saúde, na linha de pesquisa de processos de ensino em saúde e tem como objetivo geral a proposição de uma matriz de competências com o intuito de subsidiar os processos de formação e de avaliação dos estudantes de graduação em Medicina durante o período de estágio obrigatório supervisionado (internato), enfocando às tarefas essenciais ao longo das diferentes rotações nos serviços; tem como objetivos específicos 1) o mapeamento de domínios, competências, ações-chave e componentes de ações-chave que possam ser vinculados às atividades profissionais confiabilizadoras (EPAs), 2) elaborar itens necessários ao desenvolvimento da EPA 16 que enfoca o ensino em telemedicina, e 3) propor o olhar sobre a competência a partir de quatro dimensões (conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades pessoais), já que originalmente são observadas em três dimensões. A pesquisa descreve conceitos fundamentais ao ensino em saúde por competências, à taxonomia para a hierarquização de informações e ao ensino por EPAs. O método de investigação adotado foi o Delphi, com variações devido às dificuldades enfrentadas pelo momento pandêmico, e contou com a participação de docentes especialistas nas grandes áreas do ensino médico que atuam no internato. Os achados da pesquisa contaram o mapeamento de 281 itens validados para a proposição da matriz de competências para o internato em Medicina, e os resultados ainda apontaram que ações-chave e seus componentes podem permear mais de uma competência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-29T04:46:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/249461 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001148746 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/249461 |
identifier_str_mv |
001148746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249461/2/001148746.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249461/1/001148746.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4071c4743f4628b636ebf36f4b1721e7 c577697f5aa39ecb3ee3726ca3edfeaa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085597674471424 |