Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velho, Alexandre Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249461
Resumo: O presente trabalho se insere na área de Ensino em Saúde, na linha de pesquisa de processos de ensino em saúde e tem como objetivo geral a proposição de uma matriz de competências com o intuito de subsidiar os processos de formação e de avaliação dos estudantes de graduação em Medicina durante o período de estágio obrigatório supervisionado (internato), enfocando às tarefas essenciais ao longo das diferentes rotações nos serviços; tem como objetivos específicos 1) o mapeamento de domínios, competências, ações-chave e componentes de ações-chave que possam ser vinculados às atividades profissionais confiabilizadoras (EPAs), 2) elaborar itens necessários ao desenvolvimento da EPA 16 que enfoca o ensino em telemedicina, e 3) propor o olhar sobre a competência a partir de quatro dimensões (conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades pessoais), já que originalmente são observadas em três dimensões. A pesquisa descreve conceitos fundamentais ao ensino em saúde por competências, à taxonomia para a hierarquização de informações e ao ensino por EPAs. O método de investigação adotado foi o Delphi, com variações devido às dificuldades enfrentadas pelo momento pandêmico, e contou com a participação de docentes especialistas nas grandes áreas do ensino médico que atuam no internato. Os achados da pesquisa contaram o mapeamento de 281 itens validados para a proposição da matriz de competências para o internato em Medicina, e os resultados ainda apontaram que ações-chave e seus componentes podem permear mais de uma competência.
id URGS_926339090d6d018619ecb08f2b8c14c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249461
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Velho, Alexandre MarquesBlank, Danilo2022-09-29T04:46:53Z2021http://hdl.handle.net/10183/249461001148746O presente trabalho se insere na área de Ensino em Saúde, na linha de pesquisa de processos de ensino em saúde e tem como objetivo geral a proposição de uma matriz de competências com o intuito de subsidiar os processos de formação e de avaliação dos estudantes de graduação em Medicina durante o período de estágio obrigatório supervisionado (internato), enfocando às tarefas essenciais ao longo das diferentes rotações nos serviços; tem como objetivos específicos 1) o mapeamento de domínios, competências, ações-chave e componentes de ações-chave que possam ser vinculados às atividades profissionais confiabilizadoras (EPAs), 2) elaborar itens necessários ao desenvolvimento da EPA 16 que enfoca o ensino em telemedicina, e 3) propor o olhar sobre a competência a partir de quatro dimensões (conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades pessoais), já que originalmente são observadas em três dimensões. A pesquisa descreve conceitos fundamentais ao ensino em saúde por competências, à taxonomia para a hierarquização de informações e ao ensino por EPAs. O método de investigação adotado foi o Delphi, com variações devido às dificuldades enfrentadas pelo momento pandêmico, e contou com a participação de docentes especialistas nas grandes áreas do ensino médico que atuam no internato. Os achados da pesquisa contaram o mapeamento de 281 itens validados para a proposição da matriz de competências para o internato em Medicina, e os resultados ainda apontaram que ações-chave e seus componentes podem permear mais de uma competência.This study is grounded on the line of research of Medical Education called education processes in health, and discusses the proposition of a competencies-matrix designed to verify the students’ development and training, as well as the evaluation of undergraduate student interns in Medical School, during their mandatory internship, focusing on the essential tasks they have to accomplish across the different service rotations. More specifically this research aims at 1) mapping out the domains, competencies, key-actions and components of key-actions that might be linked to the Entrustable Professional Activities (EPAs); 2) elaborating the necessary items for the development of the EPA 16, which deals with the education in telemedicine; 3) proposing a fourth dimension for the competencies (knowledge, skills, attitude, personal qualities), which originally were designed in three dimensions. This study describes fundamental concepts of the Medical Education based on competencies, of the taxonomy for the hierarchisation of the information and of the Medical Education based on EPAs. This thesis relies on Delphi methodology, in an adapted version due to COVID-19 contingencies, and had the participation of medical science professors specialized in clinical clerkship (internship) education. Outcomes of this research are the mapping out of 281 validated items for the proposition of the competencies-matrix of the internship in Medical School, as well as the detection that the key-actions and their components may be related to more than one single competency.application/pdfporTelemedicinaMedicinaInternato e residênciaUniversidadesEducação médicaFaculdades de MedicinaEducação de graduação em medicinaAprendizagemEducação em saúdeCompetenciesKey-actionsComponents of key-actionsEPAsTaxonomyMedical education and learningConstrução de uma matriz de competências ao internato em medicinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148746.pdf.txt001148746.pdf.txtExtracted Texttext/plain730341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249461/2/001148746.pdf.txt4071c4743f4628b636ebf36f4b1721e7MD52ORIGINAL001148746.pdfTexto completoapplication/pdf77035983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249461/1/001148746.pdfc577697f5aa39ecb3ee3726ca3edfeaaMD5110183/2494612023-11-18 04:24:39.013515oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249461Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-11-18T06:24:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina
title Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina
spellingShingle Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina
Velho, Alexandre Marques
Telemedicina
Medicina
Internato e residência
Universidades
Educação médica
Faculdades de Medicina
Educação de graduação em medicina
Aprendizagem
Educação em saúde
Competencies
Key-actions
Components of key-actions
EPAs
Taxonomy
Medical education and learning
title_short Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina
title_full Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina
title_fullStr Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina
title_full_unstemmed Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina
title_sort Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina
author Velho, Alexandre Marques
author_facet Velho, Alexandre Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Velho, Alexandre Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Blank, Danilo
contributor_str_mv Blank, Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv Telemedicina
Medicina
Internato e residência
Universidades
Educação médica
Faculdades de Medicina
Educação de graduação em medicina
Aprendizagem
Educação em saúde
topic Telemedicina
Medicina
Internato e residência
Universidades
Educação médica
Faculdades de Medicina
Educação de graduação em medicina
Aprendizagem
Educação em saúde
Competencies
Key-actions
Components of key-actions
EPAs
Taxonomy
Medical education and learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Competencies
Key-actions
Components of key-actions
EPAs
Taxonomy
Medical education and learning
description O presente trabalho se insere na área de Ensino em Saúde, na linha de pesquisa de processos de ensino em saúde e tem como objetivo geral a proposição de uma matriz de competências com o intuito de subsidiar os processos de formação e de avaliação dos estudantes de graduação em Medicina durante o período de estágio obrigatório supervisionado (internato), enfocando às tarefas essenciais ao longo das diferentes rotações nos serviços; tem como objetivos específicos 1) o mapeamento de domínios, competências, ações-chave e componentes de ações-chave que possam ser vinculados às atividades profissionais confiabilizadoras (EPAs), 2) elaborar itens necessários ao desenvolvimento da EPA 16 que enfoca o ensino em telemedicina, e 3) propor o olhar sobre a competência a partir de quatro dimensões (conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades pessoais), já que originalmente são observadas em três dimensões. A pesquisa descreve conceitos fundamentais ao ensino em saúde por competências, à taxonomia para a hierarquização de informações e ao ensino por EPAs. O método de investigação adotado foi o Delphi, com variações devido às dificuldades enfrentadas pelo momento pandêmico, e contou com a participação de docentes especialistas nas grandes áreas do ensino médico que atuam no internato. Os achados da pesquisa contaram o mapeamento de 281 itens validados para a proposição da matriz de competências para o internato em Medicina, e os resultados ainda apontaram que ações-chave e seus componentes podem permear mais de uma competência.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-29T04:46:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249461
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001148746
url http://hdl.handle.net/10183/249461
identifier_str_mv 001148746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249461/2/001148746.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249461/1/001148746.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4071c4743f4628b636ebf36f4b1721e7
c577697f5aa39ecb3ee3726ca3edfeaa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085597674471424