Avaliação da Formação em Medicina Interna no Internato Formação Geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Diogo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Alfaiate, Filipe, Vieira, Ana, Lucas, Sandra, Bernardino, Andreia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/797
Resumo: INTRODUÇÃO: A pedagogia e educação médica são temas emergentes na comunidade médica e sociedade civil. O atual Internato de Formação Geral (IFG) é o primeiro passo na formação de todos os médicos em Portugal. Com objetivo de melhorar a educação médica no nosso serviço, os autores decidiram avaliar o estágio de Medicina Interna.MÉTODOS: Foi realizado um inquérito com escalas de Likert aos 48 médicos internos de formação geral que completaram o estágio de Medicina Interna entre 2020 e 2021. Avaliaram-se aspetos como a integração no serviço e a existência de momentos pedagógicos que promovam a aquisição de autonomia e conhecimentos.RESULTADOS: Obtiveram-se 24 (50%) respostas. O serviço não foi apresentado a 21% dos internos e 63% dos inquiridos referiu que não foram comunicados os objetivos do estágio. Responderam que estavam totalmente ou muito integrados na equipa médica, 79%. Os momentos pedagógicos foram classificados como razoavelmente ou pouco frequentes por 54% dos internos, no entanto 63% consideram a aquisição de conhecimento como elevada.CONCLUSÃO: Os resultados obtidos foram apresentados e discutidos em reunião de serviço. Foram propostas alterações a fim de melhorar a qualidade da formação. A Medicina Interna, com o seu componente holístico e abrangente, é um pilar da formação médica, que não pode ser descurada.
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spelling Avaliação da Formação em Medicina Interna no Internato Formação GeralEvaluation of the Internal Medicine Internship in General ResidencyEducation, MedicalInternship and ResidencyInternal MedicineEducação MédicaInternato e ResidênciaMedicina InternaINTRODUÇÃO: A pedagogia e educação médica são temas emergentes na comunidade médica e sociedade civil. O atual Internato de Formação Geral (IFG) é o primeiro passo na formação de todos os médicos em Portugal. Com objetivo de melhorar a educação médica no nosso serviço, os autores decidiram avaliar o estágio de Medicina Interna.MÉTODOS: Foi realizado um inquérito com escalas de Likert aos 48 médicos internos de formação geral que completaram o estágio de Medicina Interna entre 2020 e 2021. Avaliaram-se aspetos como a integração no serviço e a existência de momentos pedagógicos que promovam a aquisição de autonomia e conhecimentos.RESULTADOS: Obtiveram-se 24 (50%) respostas. O serviço não foi apresentado a 21% dos internos e 63% dos inquiridos referiu que não foram comunicados os objetivos do estágio. Responderam que estavam totalmente ou muito integrados na equipa médica, 79%. Os momentos pedagógicos foram classificados como razoavelmente ou pouco frequentes por 54% dos internos, no entanto 63% consideram a aquisição de conhecimento como elevada.CONCLUSÃO: Os resultados obtidos foram apresentados e discutidos em reunião de serviço. Foram propostas alterações a fim de melhorar a qualidade da formação. A Medicina Interna, com o seu componente holístico e abrangente, é um pilar da formação médica, que não pode ser descurada.INTRODUCTION: General population and medical community are focused on the urge of medical education. The portuguese general residency (Internato de Formação Geral) is the first step for clinical practice in our country. To improve medical education in our unit, the authors decided to evaluate the Internal Medicine rotation.METHODS: A questionnaire using Likert scales was sent to the 48 medical residents who completed the Internal Medicine rotation between 2020 and 2021. We evaluated the unit’s capacity to integrate these doctors, as well as to promote moments that help them to acquire autonomy and knowledge.RESULTS: We obtain 24 (50%) answers. 21% of the residents were not introduced to the unit and rotation goals were not communicated in 63% cases. Said to have been well received in the medical team 79%. Educational moments were classified as sufficient or less in 54%, however 63% categorized high their learning.CONCLUSION: After analysing the results, we proposed changes to improve medical education in our unit. Internal Medicine, with its holistic approach and broad range of pathologies, it’s an essential pilar of medical education that should not be diminished.CUF Academic Center2024-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/797Gazeta Médica; Ahead of PrintGazeta Médica; Ahead of Print2184-06282183-8135reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/797https://www.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/797/484Copyright (c) 2015 Gazeta Médicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, DiogoAlfaiate, FilipeVieira, AnaLucas, SandraBernardino, Andreia2024-03-09T04:47:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:09.545763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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