Elementos do ensino superior : o livro didático, a biblioteca e a química geral teórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vassão, Carolina Fauth
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181077
Resumo: Esta dissertação se propôs a investigar o livro didático no Ensino Superior, através do tripé alunos-biblioteca-professores. O objetivo geral do trabalho foi pesquisar qual a contribuição dos livros didáticos universitários na formação profissional dos alunos dos cursos de Química, Engenharia Química e Engenharia de Materiais da UFRGS, vinculados à disciplina de Química Geral Teórica. Para alcance do objetivo, os interesses específicos da pesquisa foram a visão dos alunos, a concepção dos professores ministrantes da disciplina e o reflexo no uso do acervo da Biblioteca do Instituto de Química. Todos esses interesses tiveram como base a relação de livros citados, ou seja, a bibliografia recomendada no Plano de Ensino da disciplina. A pesquisa adotou o método misto (quali-quantitativo) e utilizou três tipos de coleta de dados ao longo do trabalho: 1) levantamento de dados estatísticos da circulação dos livros na biblioteca; 2) questionário com perguntas abertas e fechadas dirigidas aos alunos; 3) entrevista realizada com os docentes. Após essa etapa, as informações foram analisadas e descritas em três artigos, onde cada um apresenta os resultados de acordo com o tipo de método escolhido. Os resultados das análises descritivas quantitativas indicam que na Biblioteca do Instituto de Química os livros mais emprestados são os listados nas categorias da bibliografia essencial e básica, especialmente o livro Princípios de Química de Peter Atkins. Na abordagem qualitativa, os resultados descritivos advindos das respostas dos alunos ao questionário, sugerem que eles preferem livros com linguagem textual acessível e com imagens de boa qualidade, além de utilizarem efetivamente os livros recomendados como apoio para seus estudos. A intervenção junto aos docentes resultou em um texto detalhado e fundamentado na Análise Textual Discursiva proposta pelos autores Moraes e Galiazzi. Os enunciados e categorias emergentes estabelecem a concepção positiva dos professores quanto ao uso e indicação dos livros recomendados aos alunos. Ao final, é possível concluir que os livros didáticos universitários são úteis ao seu fim, auxiliam na compreensão do conteúdo desenvolvido em sala de aula e têm seu acesso facilitado via Biblioteca da Universidade.
id URGS_92776ea38ca0085d1752aa51cbd4bdd4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181077
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Vassão, Carolina FauthSalgado, Tania Denise Miskinis2018-08-17T02:33:20Z2018http://hdl.handle.net/10183/181077001072811Esta dissertação se propôs a investigar o livro didático no Ensino Superior, através do tripé alunos-biblioteca-professores. O objetivo geral do trabalho foi pesquisar qual a contribuição dos livros didáticos universitários na formação profissional dos alunos dos cursos de Química, Engenharia Química e Engenharia de Materiais da UFRGS, vinculados à disciplina de Química Geral Teórica. Para alcance do objetivo, os interesses específicos da pesquisa foram a visão dos alunos, a concepção dos professores ministrantes da disciplina e o reflexo no uso do acervo da Biblioteca do Instituto de Química. Todos esses interesses tiveram como base a relação de livros citados, ou seja, a bibliografia recomendada no Plano de Ensino da disciplina. A pesquisa adotou o método misto (quali-quantitativo) e utilizou três tipos de coleta de dados ao longo do trabalho: 1) levantamento de dados estatísticos da circulação dos livros na biblioteca; 2) questionário com perguntas abertas e fechadas dirigidas aos alunos; 3) entrevista realizada com os docentes. Após essa etapa, as informações foram analisadas e descritas em três artigos, onde cada um apresenta os resultados de acordo com o tipo de método escolhido. Os resultados das análises descritivas quantitativas indicam que na Biblioteca do Instituto de Química os livros mais emprestados são os listados nas categorias da bibliografia essencial e básica, especialmente o livro Princípios de Química de Peter Atkins. Na abordagem qualitativa, os resultados descritivos advindos das respostas dos alunos ao questionário, sugerem que eles preferem livros com linguagem textual acessível e com imagens de boa qualidade, além de utilizarem efetivamente os livros recomendados como apoio para seus estudos. A intervenção junto aos docentes resultou em um texto detalhado e fundamentado na Análise Textual Discursiva proposta pelos autores Moraes e Galiazzi. Os enunciados e categorias emergentes estabelecem a concepção positiva dos professores quanto ao uso e indicação dos livros recomendados aos alunos. Ao final, é possível concluir que os livros didáticos universitários são úteis ao seu fim, auxiliam na compreensão do conteúdo desenvolvido em sala de aula e têm seu acesso facilitado via Biblioteca da Universidade.This dissertation proposed to investigate the didactic book in Higher Education, through the tripod students-library-teachers. The general objective of this work was to investigate the contribution of university textbooks in the professional training of students of Chemistry, Chemical Engineering and Materials Engineering at UFRGS, attending to General Theoretical Chemistry. In order to reach the objective, the specific interests of the research were the students' vision, the conception of the teaching professors of the discipline, and the reflexes on the use of the library of the Institute of Chemistry. All these interests were based on the list of books cited, that is, the bibliography recommended in the discipline's teaching plan. The research adopted the mixed method (qualitative-quantitative) and used three types of data collection throughout the work: 1) statistical data collection of the circulation of books in the library; 2) a questionnaire with open and closed questions addressed to students; 3) interview with teachers. After this step, the information were analysed and described in three articles, where each presents the results according to the type of method chosen. The results of the quantitative descriptive analysis indicate that in the Library the most borrowed books are those listed in the categories of essential and basic bibliography, especially Peter Atkins' Principles of Chemistry. In the qualitative approach, the descriptive results derived from the students' responses to the questionnaire suggest that they prefer books with accessible textual language and good quality images, as well as effectively using the books recommended as support for their studies. The intervention with the teachers resulted in a detailed text based on Discursive Textual Analysis, as proposed by the authors Moraes and Galiazzi. Emerging statements and categories established the positive conception of teachers regarding the use and indication of recommended books to students. At the end, it is possible to conclude that the university textbooks are useful to their purpose, help in the understanding of the content developed in the classroom, and have their access facilitated via University Library.application/pdfporEnsino de quimicaLivro didáticoEducação superiorBiblioteca universitáriaTextbookAcademic-professional trainingHigher educationChemistry teachingElementos do ensino superior : o livro didático, a biblioteca e a química geral teóricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001072811.pdf.txt001072811.pdf.txtExtracted Texttext/plain66089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181077/2/001072811.pdf.txt794fc218bf6c344740b2c1891fe1315eMD52ORIGINAL001072811.pdfTexto parcialapplication/pdf3908128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181077/1/001072811.pdf9cdcbfe3caef8735f896e6a592f902c6MD5110183/1810772023-08-26 03:35:55.567862oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181077Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-26T06:35:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elementos do ensino superior : o livro didático, a biblioteca e a química geral teórica
title Elementos do ensino superior : o livro didático, a biblioteca e a química geral teórica
spellingShingle Elementos do ensino superior : o livro didático, a biblioteca e a química geral teórica
Vassão, Carolina Fauth
Ensino de quimica
Livro didático
Educação superior
Biblioteca universitária
Textbook
Academic-professional training
Higher education
Chemistry teaching
title_short Elementos do ensino superior : o livro didático, a biblioteca e a química geral teórica
title_full Elementos do ensino superior : o livro didático, a biblioteca e a química geral teórica
title_fullStr Elementos do ensino superior : o livro didático, a biblioteca e a química geral teórica
title_full_unstemmed Elementos do ensino superior : o livro didático, a biblioteca e a química geral teórica
title_sort Elementos do ensino superior : o livro didático, a biblioteca e a química geral teórica
author Vassão, Carolina Fauth
author_facet Vassão, Carolina Fauth
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vassão, Carolina Fauth
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Livro didático
Educação superior
Biblioteca universitária
topic Ensino de quimica
Livro didático
Educação superior
Biblioteca universitária
Textbook
Academic-professional training
Higher education
Chemistry teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Textbook
Academic-professional training
Higher education
Chemistry teaching
description Esta dissertação se propôs a investigar o livro didático no Ensino Superior, através do tripé alunos-biblioteca-professores. O objetivo geral do trabalho foi pesquisar qual a contribuição dos livros didáticos universitários na formação profissional dos alunos dos cursos de Química, Engenharia Química e Engenharia de Materiais da UFRGS, vinculados à disciplina de Química Geral Teórica. Para alcance do objetivo, os interesses específicos da pesquisa foram a visão dos alunos, a concepção dos professores ministrantes da disciplina e o reflexo no uso do acervo da Biblioteca do Instituto de Química. Todos esses interesses tiveram como base a relação de livros citados, ou seja, a bibliografia recomendada no Plano de Ensino da disciplina. A pesquisa adotou o método misto (quali-quantitativo) e utilizou três tipos de coleta de dados ao longo do trabalho: 1) levantamento de dados estatísticos da circulação dos livros na biblioteca; 2) questionário com perguntas abertas e fechadas dirigidas aos alunos; 3) entrevista realizada com os docentes. Após essa etapa, as informações foram analisadas e descritas em três artigos, onde cada um apresenta os resultados de acordo com o tipo de método escolhido. Os resultados das análises descritivas quantitativas indicam que na Biblioteca do Instituto de Química os livros mais emprestados são os listados nas categorias da bibliografia essencial e básica, especialmente o livro Princípios de Química de Peter Atkins. Na abordagem qualitativa, os resultados descritivos advindos das respostas dos alunos ao questionário, sugerem que eles preferem livros com linguagem textual acessível e com imagens de boa qualidade, além de utilizarem efetivamente os livros recomendados como apoio para seus estudos. A intervenção junto aos docentes resultou em um texto detalhado e fundamentado na Análise Textual Discursiva proposta pelos autores Moraes e Galiazzi. Os enunciados e categorias emergentes estabelecem a concepção positiva dos professores quanto ao uso e indicação dos livros recomendados aos alunos. Ao final, é possível concluir que os livros didáticos universitários são úteis ao seu fim, auxiliam na compreensão do conteúdo desenvolvido em sala de aula e têm seu acesso facilitado via Biblioteca da Universidade.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-17T02:33:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181077
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001072811
url http://hdl.handle.net/10183/181077
identifier_str_mv 001072811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181077/2/001072811.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181077/1/001072811.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 794fc218bf6c344740b2c1891fe1315e
9cdcbfe3caef8735f896e6a592f902c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085451995807744