Anamnesis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniagurria, Rodrigo Avellar
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29234
Resumo: Este memorial consiste na reflexão estética e técnica do processo de composição musical realizado na peça Anamnesis, pertencente à área da Música Eletroacústica Mista, que configurou o trabalho artístico do curso de mestrado. O trabalho escrito está dividido em três partes: a primeira aborda a postura do compositor frente aos sons e a música, suas motivações, expectativas, influências e inspirações estéticas; a segunda compreende reflexões composicionais sobre o processo criativo, a descrição de procedimentos e técnicas adotadas, além do relato de dificuldades encontradas; a terceira apresenta uma reflexão da experiência após a realização da obra em recital e após a escrita das duas primeiras partes deste memorial, com a finalidade de identificar as contribuições para o desenvolvimento do compositor e para o meio musical.
id URGS_92a210da4dfdbb15efde26db29f34611
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29234
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Muniagurria, Rodrigo AvellarChaves, Celso Giannetti Loureiro2011-05-31T06:00:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/29234000776643Este memorial consiste na reflexão estética e técnica do processo de composição musical realizado na peça Anamnesis, pertencente à área da Música Eletroacústica Mista, que configurou o trabalho artístico do curso de mestrado. O trabalho escrito está dividido em três partes: a primeira aborda a postura do compositor frente aos sons e a música, suas motivações, expectativas, influências e inspirações estéticas; a segunda compreende reflexões composicionais sobre o processo criativo, a descrição de procedimentos e técnicas adotadas, além do relato de dificuldades encontradas; a terceira apresenta uma reflexão da experiência após a realização da obra em recital e após a escrita das duas primeiras partes deste memorial, com a finalidade de identificar as contribuições para o desenvolvimento do compositor e para o meio musical.This Masters Dissertation comprises an aesthetical and technical reflection on the compositional process of Anamnesis, a live electroacoustic music composition. It is divided into three sections, of which the first discusses the positioning of the composer in relation to sounds and music, his motivations, influences and aesthetical inspirations. The second part reflects on the creative process and describes its procedures and techniques, as well as the difficulties that arose during the composition. The third and last part presents a post-recital reflection and a reflection on the first two parts of the Dissertation. Its aim is to identify the contributions that this Masters Dissertation might present to its writer as well as to the musical milieu.application/pdfporComposição musicalMusica eletroacusticaMusical compositionCompositional processLive electroacoustic musicTape musicLive electronicsAnamnesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776643.pdf.txt000776643.pdf.txtExtracted Texttext/plain187717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29234/2/000776643.pdf.txtfa5f45808b7f5793fe148417acf9ce9aMD52ORIGINAL000776643.pdf000776643.pdfTexto completoapplication/pdf2044916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29234/1/000776643.pdf7b67a46f03457d1a91a2e54627fb939eMD51THUMBNAIL000776643.pdf.jpg000776643.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29234/3/000776643.pdf.jpg40f352878c3abde80abef96be5dd1a11MD5310183/292342018-10-09 09:17:49.64oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:17:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Anamnesis
title Anamnesis
spellingShingle Anamnesis
Muniagurria, Rodrigo Avellar
Composição musical
Musica eletroacustica
Musical composition
Compositional process
Live electroacoustic music
Tape music
Live electronics
title_short Anamnesis
title_full Anamnesis
title_fullStr Anamnesis
title_full_unstemmed Anamnesis
title_sort Anamnesis
author Muniagurria, Rodrigo Avellar
author_facet Muniagurria, Rodrigo Avellar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniagurria, Rodrigo Avellar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaves, Celso Giannetti Loureiro
contributor_str_mv Chaves, Celso Giannetti Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Composição musical
Musica eletroacustica
topic Composição musical
Musica eletroacustica
Musical composition
Compositional process
Live electroacoustic music
Tape music
Live electronics
dc.subject.eng.fl_str_mv Musical composition
Compositional process
Live electroacoustic music
Tape music
Live electronics
description Este memorial consiste na reflexão estética e técnica do processo de composição musical realizado na peça Anamnesis, pertencente à área da Música Eletroacústica Mista, que configurou o trabalho artístico do curso de mestrado. O trabalho escrito está dividido em três partes: a primeira aborda a postura do compositor frente aos sons e a música, suas motivações, expectativas, influências e inspirações estéticas; a segunda compreende reflexões composicionais sobre o processo criativo, a descrição de procedimentos e técnicas adotadas, além do relato de dificuldades encontradas; a terceira apresenta uma reflexão da experiência após a realização da obra em recital e após a escrita das duas primeiras partes deste memorial, com a finalidade de identificar as contribuições para o desenvolvimento do compositor e para o meio musical.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-31T06:00:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29234
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000776643
url http://hdl.handle.net/10183/29234
identifier_str_mv 000776643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29234/2/000776643.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29234/1/000776643.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29234/3/000776643.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa5f45808b7f5793fe148417acf9ce9a
7b67a46f03457d1a91a2e54627fb939e
40f352878c3abde80abef96be5dd1a11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085199302623232