Para além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar ali

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sílvia da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16920
Resumo: Esta dissertação trata de estratégias usadas por três professoras de dança, na sua prática pedagógica, para que seus alunos cheguem à presença cênica. O material empírico foi constituído a partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica, realizada nas aulas de dança das professoras Dagmar Scherer Dornelles, Luciana Paludo e Simonne Rorato, em Porto Alegre. Foram observadas oito aulas de cada professora, realizou-se entrevista com cada uma delas e fez-se um registro fotográfico. Discutem-se as estratégias pedagógicas utilizadas como modo de atingir a presença cênica. Expõemse três eixos de análise para tornarem visíveis essas estratégias: eles dizem respeito 1. às ações cotidianas e às ações ritualizadas que são observadas nas aulas; 2. à consciência como um modo de presença, a partir dos usos de diferentes cuidados com o corpo; e, 3. às estratégias que vão além das questões técnicas. Esta dissertação sugere, ao finalizar, que as estratégias usadas pelas três professoras, sujeitos desta pesquisa, configuram modos contemporâneos de ser professora de dança.
id URGS_937dcc2485496b0791f01633fa26346e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16920
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lopes, Sílvia da SilvaIcle, Gilberto2009-08-15T04:17:39Z2009http://hdl.handle.net/10183/16920000708101Esta dissertação trata de estratégias usadas por três professoras de dança, na sua prática pedagógica, para que seus alunos cheguem à presença cênica. O material empírico foi constituído a partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica, realizada nas aulas de dança das professoras Dagmar Scherer Dornelles, Luciana Paludo e Simonne Rorato, em Porto Alegre. Foram observadas oito aulas de cada professora, realizou-se entrevista com cada uma delas e fez-se um registro fotográfico. Discutem-se as estratégias pedagógicas utilizadas como modo de atingir a presença cênica. Expõemse três eixos de análise para tornarem visíveis essas estratégias: eles dizem respeito 1. às ações cotidianas e às ações ritualizadas que são observadas nas aulas; 2. à consciência como um modo de presença, a partir dos usos de diferentes cuidados com o corpo; e, 3. às estratégias que vão além das questões técnicas. Esta dissertação sugere, ao finalizar, que as estratégias usadas pelas três professoras, sujeitos desta pesquisa, configuram modos contemporâneos de ser professora de dança.The following dissertation discusses pedagogical strategies used by three teachers of dance to make their pupils obtain scenic presence. The empirical material was constituted by a few observations of classes of dance teachers (Dagmar Scherer Dornelles, Luciana Paludo and Simonne Rorato) of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, in the form of a ethnographic journal. Eight lessons of each teacher had been observed, carried through an interview with each one of them. It was made a photographic register. The text analyzes those pedagogical strategies - considered as a way to obtain scenic presence - from three axles: 1. everyday and ritualized actions as observed in the lessons; 2. the consciousness as a way to the presence - that would be obtained from the use of different cares with the body; and, 3. other kinds of strategies - not only technical. The text suggests that the pedagogical strategies used by those three teachers of dance designs contemporary forms of being dance teacher.application/pdfporDançaPrática pedagógicaEtnografiaDanceEducationPedagogical practiceScenic presenceEthnographyPara além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar aliinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000708101.pdf000708101.pdfTexto completoapplication/pdf926658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16920/1/000708101.pdfbe4c49451785112e642d03cd4246a32aMD51TEXT000708101.pdf.txt000708101.pdf.txtExtracted Texttext/plain280096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16920/2/000708101.pdf.txt33b29fbea57012e55df32f7b0af2d178MD52THUMBNAIL000708101.pdf.jpg000708101.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16920/3/000708101.pdf.jpge442ca353b362468acc7caf0912ffef4MD5310183/169202018-10-16 08:41:58.995oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:41:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar ali
title Para além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar ali
spellingShingle Para além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar ali
Lopes, Sílvia da Silva
Dança
Prática pedagógica
Etnografia
Dance
Education
Pedagogical practice
Scenic presence
Ethnography
title_short Para além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar ali
title_full Para além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar ali
title_fullStr Para além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar ali
title_full_unstemmed Para além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar ali
title_sort Para além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar ali
author Lopes, Sílvia da Silva
author_facet Lopes, Sílvia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Sílvia da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Icle, Gilberto
contributor_str_mv Icle, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Prática pedagógica
Etnografia
topic Dança
Prática pedagógica
Etnografia
Dance
Education
Pedagogical practice
Scenic presence
Ethnography
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
Education
Pedagogical practice
Scenic presence
Ethnography
description Esta dissertação trata de estratégias usadas por três professoras de dança, na sua prática pedagógica, para que seus alunos cheguem à presença cênica. O material empírico foi constituído a partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica, realizada nas aulas de dança das professoras Dagmar Scherer Dornelles, Luciana Paludo e Simonne Rorato, em Porto Alegre. Foram observadas oito aulas de cada professora, realizou-se entrevista com cada uma delas e fez-se um registro fotográfico. Discutem-se as estratégias pedagógicas utilizadas como modo de atingir a presença cênica. Expõemse três eixos de análise para tornarem visíveis essas estratégias: eles dizem respeito 1. às ações cotidianas e às ações ritualizadas que são observadas nas aulas; 2. à consciência como um modo de presença, a partir dos usos de diferentes cuidados com o corpo; e, 3. às estratégias que vão além das questões técnicas. Esta dissertação sugere, ao finalizar, que as estratégias usadas pelas três professoras, sujeitos desta pesquisa, configuram modos contemporâneos de ser professora de dança.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-08-15T04:17:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16920
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000708101
url http://hdl.handle.net/10183/16920
identifier_str_mv 000708101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16920/1/000708101.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16920/2/000708101.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16920/3/000708101.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv be4c49451785112e642d03cd4246a32a
33b29fbea57012e55df32f7b0af2d178
e442ca353b362468acc7caf0912ffef4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085151977242624