Minha música sendo outra : a narratividade como coisa composicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo, Bruno Milheira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/97667
Resumo: Esta tese apresenta estudos interpretativos sobre as obras musicais compostas pelo autor durante seu doutoramento: Introverso (piano), Ao Pó (clarinete em si , trombone, violoncelo, piano), Breviário das Narrativas Absurdas (vibrafone, piano), Coisas Pelo Ar (piano), O Desvão (2 clarinetes em si, clarone, piano), Epopeia Fantástica (oboé, trombone, percussão, violino, contrabaixo). A partir de uma perspectiva teórica hermenêutica, é realizada uma adaptação do conceito de narrativa musical a essas obras, alicerçando-a em extensa revisão bibliográfica sobre o assunto e estabelecendo procedimentos metodológicos para a elaboração de interpretações narrativas desse repertório. O objetivo geral do trabalho é conceber e fundamentar teoricamente interpretações que possam ser consideradas como transformadoras conceituais da música e continuadoras do processo composicional do autor. Esses procedimentos são complementados com definições reflexivas sobre o processo composicional, enfatizando o viés criativo e performático da disciplina ‘análise musical’. Assim, o produto desta tese pode ser dividido em três categorias: reflexão crítica sobre obras musicais compostas durante o curso de doutorado (apresentadas aqui em partitura e gravação audiovisual); interpretação analítica e narrativa dessas obras; fundamentação teórica e metodológica dessa interpretação. As três categorias são consideradas como complementares e imprescindíveis para o cumprimento dos objetivos desta tese, a qual o autor oferece como contribuição a debates pertinentes e correntes nas áreas de composição e teoria da música.
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