Integração de técnicas analíticas como princípio de um modelo composicional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08082009-123917/ |
Resumo: | Nesta pesquisa propõe-se a elaboração de um modelo composicional a partir da integração de três técnicas analíticas: tematicismo, estratificação e refuncionalização. Tem-se por hipótese que essas ferramentas de análise musical, per se unilaterais, são passíveis de associação gerando um novo modelo de composição que engloba os aspectos temáticos, harmônicos, texturais e formais necessários para a estruturação de um discurso musical inserido em uma estética pós-tonal. Os procedimentos analíticos não são tomados como prescrições, tampouco empregados como moldes estanques, mas usados como ponto de partida para o trabalho composicional. O modelo assim estabelecido permite ser desdobrado para o campo da didática musical na medida em que pode ser empregado como estratégia pedagógica nos cursos de composição. Espera-se, além do aporte eminentemente técnico composicional gerado com a constituição desse modelo, ampliar o alcance das ferramentas analíticas aqui consideradas e, ao mesmo tempo, contribuir com o incremento da literatura incidente aos assuntos composicionais, posto que neste projeto estão envolvidas considerações sobre a estética musical contemporânea e o ensino da composição. |
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Integração de técnicas analíticas como princípio de um modelo composicionalIntegrating Analytical Techniques as Foundation to a Compositional ModelAnálise musicalComposição musicalMusical analysisMusical compositionPedagogia da composição musicalPedagogy of musical compositionPós-tonalismoPost-tonalityNesta pesquisa propõe-se a elaboração de um modelo composicional a partir da integração de três técnicas analíticas: tematicismo, estratificação e refuncionalização. Tem-se por hipótese que essas ferramentas de análise musical, per se unilaterais, são passíveis de associação gerando um novo modelo de composição que engloba os aspectos temáticos, harmônicos, texturais e formais necessários para a estruturação de um discurso musical inserido em uma estética pós-tonal. Os procedimentos analíticos não são tomados como prescrições, tampouco empregados como moldes estanques, mas usados como ponto de partida para o trabalho composicional. O modelo assim estabelecido permite ser desdobrado para o campo da didática musical na medida em que pode ser empregado como estratégia pedagógica nos cursos de composição. Espera-se, além do aporte eminentemente técnico composicional gerado com a constituição desse modelo, ampliar o alcance das ferramentas analíticas aqui consideradas e, ao mesmo tempo, contribuir com o incremento da literatura incidente aos assuntos composicionais, posto que neste projeto estão envolvidas considerações sobre a estética musical contemporânea e o ensino da composição.In this research was proposed the creation of a model to musical composition accomplished by setting together three analytical techniques: thematicism, stratification, and refunctioning. The basic hypothesis suggests that analytical tools, per se unilateral, could be associated in order to generate a new model to musical composition. In this model will be integrated the aspects thematic, harmonic, of the texture, and formal that are necessary to structure a post-tonal musical discourse. The analytical proceedings are not taken like prescriptions, neither employed in a rigid way, but used like starting point for the compositional work. So established model will allow be transported for the field of the musical education in so far as it can be employed like pedagogic strategy in the courses of composition. It is hoped, besides the technical contributions produced with the constitution of this model, to enlarge the reach of the analytical tools presented, and at the same time, to contribute with the growth of the literature about compositional issues, since this project also deals with aesthetical and pedagogical subjects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZani Netto, AmilcarCorrêa, Antenor Ferreira2009-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08082009-123917/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-08082009-123917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Nesta pesquisa propõe-se a elaboração de um modelo composicional a partir da integração de três técnicas analíticas: tematicismo, estratificação e refuncionalização. Tem-se por hipótese que essas ferramentas de análise musical, per se unilaterais, são passíveis de associação gerando um novo modelo de composição que engloba os aspectos temáticos, harmônicos, texturais e formais necessários para a estruturação de um discurso musical inserido em uma estética pós-tonal. Os procedimentos analíticos não são tomados como prescrições, tampouco empregados como moldes estanques, mas usados como ponto de partida para o trabalho composicional. O modelo assim estabelecido permite ser desdobrado para o campo da didática musical na medida em que pode ser empregado como estratégia pedagógica nos cursos de composição. Espera-se, além do aporte eminentemente técnico composicional gerado com a constituição desse modelo, ampliar o alcance das ferramentas analíticas aqui consideradas e, ao mesmo tempo, contribuir com o incremento da literatura incidente aos assuntos composicionais, posto que neste projeto estão envolvidas considerações sobre a estética musical contemporânea e o ensino da composição. |
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