Variáveis preditoras do desempenho motor em crianças com e em risco do transtorno do desenvolvimento coordenativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heydrich, Valéria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200578
Resumo: Crianças com Transtorno do Desenvolvimento Coordenativo (TDC), apresentam aquisição tardia de marcos motores fundamentais e os escores em habilidades motoras, em geral, substancialmente abaixo do esperado para a idade, são crianças com ausência de doenças neurológicas ou retardo mental, que justifiquem as dificuldades motoras. O TDC é um dos distúrbios motores mais comuns e afeta aproximadamente 6% das crianças em idade escolar e tende afetar o desnvovimento de forma global, sendo que crianças com TDC apresentam o autoconceito fragilizado, enfrentam muitas vezes a rejeição dos colegas, os quais lhes negam o ingresso e participação nas atividades esportivas, repercutindo em frustração e no isolamento social. O objetivo do estudo foi verificar as associações entre o Índice de Massa Corporal (IMC), percepção de competência (crianças, pais e professores) e coordenação corporal em crianças de 6 à 11 anos com desenvolvimento típico e com dificuldades motoras (crianças com TDC e em risco de TDC) e identificar as variáveis preditoras das dificuldades motoras nessas crianças. Participaram do estudo 282 crianças (148 do sexo masculino e 134 do sexo feminino), com idades compreendidas entre 6 a 11, 9 anos. Para divisão da amostra em crianças com o Desenvolvimento Típico (DT) e com Dificuldade Motora (DM) foi utilizado a Bateria de Avaliação do Desenvolvimento motor da criança Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2), após aplicação da bateria a amostra foi composta de 204 crianças com o DT e 78 com DM. Para a análise do estado nutricional o cálculo do índice de massa corporal categorizado conforme as curvas do Center Desease Control (CDC, 2005) foi utilizado. A Percepção de Competência (PC) foi verificada por meio do instrumento Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS), identificando a percepção de competência das crianças, pais e professores nas atividades de cuidados pessoais, atividades escolares e atividades recreacionais. Para a coordenação corporal a Bateria de testes de coordenação corporal Körperkoordination Test für Kinder (KTK) foi utilizado. Para análise dos dados foram utilizadas a estatística descritiva, na comparação dos grupos o teste t – student, com estimativa do tamanho do efeito utilizando o teste de Cohen. Para verificar a associação entre as variáveis foram aplicados os testes da correlação de Pearson e Chi quadrado para as relações categóricas e regressão linear stepwise foram utilizadas para identificar as variáveis preditoras nos grupos. Os resultados mostram diferenças significativas entre os grupos de DT e com DM no IMC, com superioriedade para crianças com dificuldade motora, na coordenação corporal nas tarefas de equilíbrio na trave, saltos monopedais, transposição laterail e quociente motor bruto com superioriedade para o 6 grupo com DT. Associações significativas e positivas no equilíbrio da trave, saltos monopedais e quociente motor bruto para o grupo de DT foram identificadas, assim como, associação significativa e negativa no IMC. Para o grupo com dificuldade motora apenas a percepção de competência da criança no domínio de cuidado pessoal apresentou associação significativa e positiva. Na regressão linear múltipla o IMC e o equilíbrio explicam 8% da variância do desempenho motor para o grupo de DT e as percepções da própria criança sobre sua competência no cuidado pessoal explicam 5% da variância do desempenho motor para o grupo com dificuldade motora. Desta forma, crianças com e sem dificuldades de movimento necessitam estar inseridas em programas motores com estímulos eficientes, adequados e constantes afim de aprimorar suas habilidades motoras, relações sociais, desempenho cognitivo e engajamento em atividades físicas.
id URGS_9519c5dca69f1b0c046a9f4e8478f220
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200578
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Heydrich, ValériaValentini, Nadia Cristina2019-10-12T03:53:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/200578001103176Crianças com Transtorno do Desenvolvimento Coordenativo (TDC), apresentam aquisição tardia de marcos motores fundamentais e os escores em habilidades motoras, em geral, substancialmente abaixo do esperado para a idade, são crianças com ausência de doenças neurológicas ou retardo mental, que justifiquem as dificuldades motoras. O TDC é um dos distúrbios motores mais comuns e afeta aproximadamente 6% das crianças em idade escolar e tende afetar o desnvovimento de forma global, sendo que crianças com TDC apresentam o autoconceito fragilizado, enfrentam muitas vezes a rejeição dos colegas, os quais lhes negam o ingresso e participação nas atividades esportivas, repercutindo em frustração e no isolamento social. O objetivo do estudo foi verificar as associações entre o Índice de Massa Corporal (IMC), percepção de competência (crianças, pais e professores) e coordenação corporal em crianças de 6 à 11 anos com desenvolvimento típico e com dificuldades motoras (crianças com TDC e em risco de TDC) e identificar as variáveis preditoras das dificuldades motoras nessas crianças. Participaram do estudo 282 crianças (148 do sexo masculino e 134 do sexo feminino), com idades compreendidas entre 6 a 11, 9 anos. Para divisão da amostra em crianças com o Desenvolvimento Típico (DT) e com Dificuldade Motora (DM) foi utilizado a Bateria de Avaliação do Desenvolvimento motor da criança Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2), após aplicação da bateria a amostra foi composta de 204 crianças com o DT e 78 com DM. Para a análise do estado nutricional o cálculo do índice de massa corporal categorizado conforme as curvas do Center Desease Control (CDC, 2005) foi utilizado. A Percepção de Competência (PC) foi verificada por meio do instrumento Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS), identificando a percepção de competência das crianças, pais e professores nas atividades de cuidados pessoais, atividades escolares e atividades recreacionais. Para a coordenação corporal a Bateria de testes de coordenação corporal Körperkoordination Test für Kinder (KTK) foi utilizado. Para análise dos dados foram utilizadas a estatística descritiva, na comparação dos grupos o teste t – student, com estimativa do tamanho do efeito utilizando o teste de Cohen. Para verificar a associação entre as variáveis foram aplicados os testes da correlação de Pearson e Chi quadrado para as relações categóricas e regressão linear stepwise foram utilizadas para identificar as variáveis preditoras nos grupos. Os resultados mostram diferenças significativas entre os grupos de DT e com DM no IMC, com superioriedade para crianças com dificuldade motora, na coordenação corporal nas tarefas de equilíbrio na trave, saltos monopedais, transposição laterail e quociente motor bruto com superioriedade para o 6 grupo com DT. Associações significativas e positivas no equilíbrio da trave, saltos monopedais e quociente motor bruto para o grupo de DT foram identificadas, assim como, associação significativa e negativa no IMC. Para o grupo com dificuldade motora apenas a percepção de competência da criança no domínio de cuidado pessoal apresentou associação significativa e positiva. Na regressão linear múltipla o IMC e o equilíbrio explicam 8% da variância do desempenho motor para o grupo de DT e as percepções da própria criança sobre sua competência no cuidado pessoal explicam 5% da variância do desempenho motor para o grupo com dificuldade motora. Desta forma, crianças com e sem dificuldades de movimento necessitam estar inseridas em programas motores com estímulos eficientes, adequados e constantes afim de aprimorar suas habilidades motoras, relações sociais, desempenho cognitivo e engajamento em atividades físicas.Children with Coordinative Development Disorder (CDD) present delayed acquisition of fundamental motor milestones and the scores in motor skills generally are substantially below expected for their ages, they are children with absence of neurological disorder or mental retardation which explain their motor difficulties. CDD is one of the most common motor disorders and affects approximately 6% of children in schooling age. The disorder tends to affect the development in a global way, and children with CDD present a fragile self-concept, and many times they experience rejection from their classmates who deny these children participation in sport activities leading them to frustration and social isolation. The aim of this study has been verify the associations between the BMI, perception of competence (kids, parents and teachers) and body coordination among 6 to 11 – year- old children with typical developing and the ones with motor difficulties (children with CDD, or at risk of CDD) and identify the predictor variables of motor difficulties in this children. In this study 282 children, aged 6 to 11 years old, were analyzed (148 male children and 134 female children) The Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2) was applied in order to divide the sample in children with Typical Development (TD) and the ones with Motor Difficulty (MD), after the battery application the sample was characterized by 204 children with TD and 78 with MD. In order to analyze the nutritional status the body mass index calculation classified accordingly the curves of the Center Disease Control (CDC, 2005) has been used. The Competence Perception (CP) has been verified by the Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS) identifying the competence perception of children, parents and teachers in personal care activities, school activities and recreational activities. The Battery of body coordination tests Körperkoordination Test für Kinder (KTK) was employed to assess the body coordination. For data tabulation and analysis the descriptive statistics were used, in the groups comparison the test T – student, with the estimate of the effect size using the Cohen test. To verify the association between the variables tests of Pearson correlation and Chi Square were applied, the categorical relation and stepwise linear regression were used to identify the predictors variables in the groups. The results show significant differences between the TD groups and with MD in the BMI, with superiority to the group of children with motor difficulties, in body coordination in the balance tasks on the beam, one-foot jumps, lateral transposition and gross motor quotient with superiority to the TD group. Significant and positive associations in the beam balance, one-foot jumps and gross motor quotient to the TD group were identified, as well, significant and negative in the BMI. In the group with motor difficulty only the competence perception related to personal care presented significant and positive association. In multiple linear regression the BMI and the balance explain 8% of the variance in the motor performance to the TD group and the children 8 perception toward their own competence in personal care explain 5% of the variance in the motor performance to the group with motor difficulty. Thus, children with or without movement difficulties need to be inserted in motor programs with the efficient, appropriate and frequent incentives, in order to improve their motor skills, social relationships, cognitive performance and engagement in physical activities.application/pdfporCoordenação motoraTranstorno do desenvolvimento da coordençãoCriançasMotor-difficultyCompetence perceptionBody coordinationVariáveis preditoras do desempenho motor em crianças com e em risco do transtorno do desenvolvimento coordenativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2019.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103176.pdf.txt001103176.pdf.txtExtracted Texttext/plain126113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200578/2/001103176.pdf.txtbdeaa11ddfd12593a81b6d4ea6c322ecMD52ORIGINAL001103176.pdfTexto completoapplication/pdf1113042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200578/1/001103176.pdfff5b5ac032a43fa5c6dfa7af03436681MD5110183/2005782019-10-13 03:50:21.932156oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200578Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-13T06:50:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Variáveis preditoras do desempenho motor em crianças com e em risco do transtorno do desenvolvimento coordenativo
title Variáveis preditoras do desempenho motor em crianças com e em risco do transtorno do desenvolvimento coordenativo
spellingShingle Variáveis preditoras do desempenho motor em crianças com e em risco do transtorno do desenvolvimento coordenativo
Heydrich, Valéria
Coordenação motora
Transtorno do desenvolvimento da coordenção
Crianças
Motor-difficulty
Competence perception
Body coordination
title_short Variáveis preditoras do desempenho motor em crianças com e em risco do transtorno do desenvolvimento coordenativo
title_full Variáveis preditoras do desempenho motor em crianças com e em risco do transtorno do desenvolvimento coordenativo
title_fullStr Variáveis preditoras do desempenho motor em crianças com e em risco do transtorno do desenvolvimento coordenativo
title_full_unstemmed Variáveis preditoras do desempenho motor em crianças com e em risco do transtorno do desenvolvimento coordenativo
title_sort Variáveis preditoras do desempenho motor em crianças com e em risco do transtorno do desenvolvimento coordenativo
author Heydrich, Valéria
author_facet Heydrich, Valéria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heydrich, Valéria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentini, Nadia Cristina
contributor_str_mv Valentini, Nadia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação motora
Transtorno do desenvolvimento da coordenção
Crianças
topic Coordenação motora
Transtorno do desenvolvimento da coordenção
Crianças
Motor-difficulty
Competence perception
Body coordination
dc.subject.eng.fl_str_mv Motor-difficulty
Competence perception
Body coordination
description Crianças com Transtorno do Desenvolvimento Coordenativo (TDC), apresentam aquisição tardia de marcos motores fundamentais e os escores em habilidades motoras, em geral, substancialmente abaixo do esperado para a idade, são crianças com ausência de doenças neurológicas ou retardo mental, que justifiquem as dificuldades motoras. O TDC é um dos distúrbios motores mais comuns e afeta aproximadamente 6% das crianças em idade escolar e tende afetar o desnvovimento de forma global, sendo que crianças com TDC apresentam o autoconceito fragilizado, enfrentam muitas vezes a rejeição dos colegas, os quais lhes negam o ingresso e participação nas atividades esportivas, repercutindo em frustração e no isolamento social. O objetivo do estudo foi verificar as associações entre o Índice de Massa Corporal (IMC), percepção de competência (crianças, pais e professores) e coordenação corporal em crianças de 6 à 11 anos com desenvolvimento típico e com dificuldades motoras (crianças com TDC e em risco de TDC) e identificar as variáveis preditoras das dificuldades motoras nessas crianças. Participaram do estudo 282 crianças (148 do sexo masculino e 134 do sexo feminino), com idades compreendidas entre 6 a 11, 9 anos. Para divisão da amostra em crianças com o Desenvolvimento Típico (DT) e com Dificuldade Motora (DM) foi utilizado a Bateria de Avaliação do Desenvolvimento motor da criança Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2), após aplicação da bateria a amostra foi composta de 204 crianças com o DT e 78 com DM. Para a análise do estado nutricional o cálculo do índice de massa corporal categorizado conforme as curvas do Center Desease Control (CDC, 2005) foi utilizado. A Percepção de Competência (PC) foi verificada por meio do instrumento Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS), identificando a percepção de competência das crianças, pais e professores nas atividades de cuidados pessoais, atividades escolares e atividades recreacionais. Para a coordenação corporal a Bateria de testes de coordenação corporal Körperkoordination Test für Kinder (KTK) foi utilizado. Para análise dos dados foram utilizadas a estatística descritiva, na comparação dos grupos o teste t – student, com estimativa do tamanho do efeito utilizando o teste de Cohen. Para verificar a associação entre as variáveis foram aplicados os testes da correlação de Pearson e Chi quadrado para as relações categóricas e regressão linear stepwise foram utilizadas para identificar as variáveis preditoras nos grupos. Os resultados mostram diferenças significativas entre os grupos de DT e com DM no IMC, com superioriedade para crianças com dificuldade motora, na coordenação corporal nas tarefas de equilíbrio na trave, saltos monopedais, transposição laterail e quociente motor bruto com superioriedade para o 6 grupo com DT. Associações significativas e positivas no equilíbrio da trave, saltos monopedais e quociente motor bruto para o grupo de DT foram identificadas, assim como, associação significativa e negativa no IMC. Para o grupo com dificuldade motora apenas a percepção de competência da criança no domínio de cuidado pessoal apresentou associação significativa e positiva. Na regressão linear múltipla o IMC e o equilíbrio explicam 8% da variância do desempenho motor para o grupo de DT e as percepções da própria criança sobre sua competência no cuidado pessoal explicam 5% da variância do desempenho motor para o grupo com dificuldade motora. Desta forma, crianças com e sem dificuldades de movimento necessitam estar inseridas em programas motores com estímulos eficientes, adequados e constantes afim de aprimorar suas habilidades motoras, relações sociais, desempenho cognitivo e engajamento em atividades físicas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:53:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200578
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103176
url http://hdl.handle.net/10183/200578
identifier_str_mv 001103176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200578/2/001103176.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200578/1/001103176.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bdeaa11ddfd12593a81b6d4ea6c322ec
ff5b5ac032a43fa5c6dfa7af03436681
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737005349896192