Proposição de um conjunto de práticas de gestão do conhecimento para as coordenações de cursos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yoshioka, Akie
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/190233
Resumo: A utilização da Gestão do Conhecimento (GC) no setor público é uma estratégia de um novo caminho para o melhor desempenho e para o melhor relacionamento interno e externo das organizações desse setor. Um dos maiores desafios das organizações atualmente, e em particular para as Instituições de Ensino Superior (IES), está em aprender a converter o conhecimento dos seus colaboradores em conhecimento organizacional. As coordenações de graduação como instâncias acadêmico-administrativas tem participação direta no provimento de qualidade, isto porque, elas se ocupam de articulações entre colegiados de cursos, departamentos e centros de ensino, de forma a melhor prover as necessidades discentes, sobretudo em questões curriculares. O objetivo do presente estudo é propor um conjunto de ferramentas da GC que possam auxiliar a execução das atividades da função de coordenação de cursos de graduação no âmbito das universidades federais brasileiras. A partir da análise de conteúdo foi possível identificar as principais necessidades em relação ao papel de coordenador, à estrutura e processos das coordenações de curso. Ao fim do estudo foram propostas práticas que promovessem a manutenção e compartilhamento de conhecimento que sanar os problemas identificados nas entrevistas.
id URGS_95f3ecd1e600306d60bc8c8977892106
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190233
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Yoshioka, AkieFrank, Alejandro Germán2019-04-10T02:38:14Z2018http://hdl.handle.net/10183/190233001088192A utilização da Gestão do Conhecimento (GC) no setor público é uma estratégia de um novo caminho para o melhor desempenho e para o melhor relacionamento interno e externo das organizações desse setor. Um dos maiores desafios das organizações atualmente, e em particular para as Instituições de Ensino Superior (IES), está em aprender a converter o conhecimento dos seus colaboradores em conhecimento organizacional. As coordenações de graduação como instâncias acadêmico-administrativas tem participação direta no provimento de qualidade, isto porque, elas se ocupam de articulações entre colegiados de cursos, departamentos e centros de ensino, de forma a melhor prover as necessidades discentes, sobretudo em questões curriculares. O objetivo do presente estudo é propor um conjunto de ferramentas da GC que possam auxiliar a execução das atividades da função de coordenação de cursos de graduação no âmbito das universidades federais brasileiras. A partir da análise de conteúdo foi possível identificar as principais necessidades em relação ao papel de coordenador, à estrutura e processos das coordenações de curso. Ao fim do estudo foram propostas práticas que promovessem a manutenção e compartilhamento de conhecimento que sanar os problemas identificados nas entrevistas.Knowledge Management (KM) applied to the public agency is a strategy that lead to a new path to improve the performance, as well as the relationships with internal and external organizations in this sector. One of the major challenges currently faced by the public agencies, particularly the Higher Education Institutions, is in learning how to convert their employees' knowledge into organizational knowledge. The undergraduate courses coordination sector, as academic-administrative instances, have a direct participation in the quality provision, because they deal with articulations between courses, departments and teaching centers, in order to better meet the students' needs, especially in curricular matters. The aim of the present study is to propose a set of KM tools to support the Brazilian Federal Universities undergraduate courses coordination sector activities. From the contents analysis, it was possible to identify the main needs regarding the coordinator role, structure and processes. At the end of the study, practices are proposed to promote the maintenance and the knowledge sharing to address the problems identified in the interviews.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulGestão do conhecimentoInstituições de ensino superiorCurso de graduaçãoKnowledge managementPublic universitiesUndergraduate course coordinationProposição de um conjunto de práticas de gestão do conhecimento para as coordenações de cursos de graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088192.pdf.txt001088192.pdf.txtExtracted Texttext/plain170652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190233/2/001088192.pdf.txt93d8777bf59dcbfe73e16f87e07e21e5MD52ORIGINAL001088192.pdfTexto completoapplication/pdf1340286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190233/1/001088192.pdf442367d61081e46032e7f9e2d5810db0MD5110183/1902332019-04-11 02:37:50.291026oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-11T05:37:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposição de um conjunto de práticas de gestão do conhecimento para as coordenações de cursos de graduação
title Proposição de um conjunto de práticas de gestão do conhecimento para as coordenações de cursos de graduação
spellingShingle Proposição de um conjunto de práticas de gestão do conhecimento para as coordenações de cursos de graduação
Yoshioka, Akie
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Gestão do conhecimento
Instituições de ensino superior
Curso de graduação
Knowledge management
Public universities
Undergraduate course coordination
title_short Proposição de um conjunto de práticas de gestão do conhecimento para as coordenações de cursos de graduação
title_full Proposição de um conjunto de práticas de gestão do conhecimento para as coordenações de cursos de graduação
title_fullStr Proposição de um conjunto de práticas de gestão do conhecimento para as coordenações de cursos de graduação
title_full_unstemmed Proposição de um conjunto de práticas de gestão do conhecimento para as coordenações de cursos de graduação
title_sort Proposição de um conjunto de práticas de gestão do conhecimento para as coordenações de cursos de graduação
author Yoshioka, Akie
author_facet Yoshioka, Akie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yoshioka, Akie
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frank, Alejandro Germán
contributor_str_mv Frank, Alejandro Germán
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Gestão do conhecimento
Instituições de ensino superior
Curso de graduação
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Gestão do conhecimento
Instituições de ensino superior
Curso de graduação
Knowledge management
Public universities
Undergraduate course coordination
dc.subject.eng.fl_str_mv Knowledge management
Public universities
Undergraduate course coordination
description A utilização da Gestão do Conhecimento (GC) no setor público é uma estratégia de um novo caminho para o melhor desempenho e para o melhor relacionamento interno e externo das organizações desse setor. Um dos maiores desafios das organizações atualmente, e em particular para as Instituições de Ensino Superior (IES), está em aprender a converter o conhecimento dos seus colaboradores em conhecimento organizacional. As coordenações de graduação como instâncias acadêmico-administrativas tem participação direta no provimento de qualidade, isto porque, elas se ocupam de articulações entre colegiados de cursos, departamentos e centros de ensino, de forma a melhor prover as necessidades discentes, sobretudo em questões curriculares. O objetivo do presente estudo é propor um conjunto de ferramentas da GC que possam auxiliar a execução das atividades da função de coordenação de cursos de graduação no âmbito das universidades federais brasileiras. A partir da análise de conteúdo foi possível identificar as principais necessidades em relação ao papel de coordenador, à estrutura e processos das coordenações de curso. Ao fim do estudo foram propostas práticas que promovessem a manutenção e compartilhamento de conhecimento que sanar os problemas identificados nas entrevistas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-10T02:38:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/190233
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088192
url http://hdl.handle.net/10183/190233
identifier_str_mv 001088192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190233/2/001088192.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190233/1/001088192.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 93d8777bf59dcbfe73e16f87e07e21e5
442367d61081e46032e7f9e2d5810db0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309141400453120