Opiniões de estudantes de medicina e médicos sobre sua formação profissional : implicações para uma educação médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252648 |
Resumo: | Opiniões dos estudantes de Medicina e médicos obre sua formação profissional: implicações para uma Educação Médica e um levantamento de campo, que pretendeu visualizar as opiniões expressas sobre o curso de graduação, os professores deste curso de graduação, os melhores professores de um curso de graduação, um melhor médico, a responsabilidade social e desempenho médico e a personalidade adulta. A amostra foi retirada de uma população de alunos do terceiro ano, do sexto ano e de pós-graduação, e de professores nas Faculdades de Medicina de Porto Alegre (UFRGS, PUCRS e FFFCMPA). Intencionalmente foram entrevisTados os diretores das Faculdades e os dirigentes das Associações de Classe (CREMERS, SIMERS e AMRIGS). Os sujeitos desta investi.ação foram 548 questionados e 6 entrevistados. Utilizou-se como instrumentos um Questionário de Opiniões, elaborado expressamente para esta pesquisa, que teve um índice de fidedignidade de 0,83 fichas informativas para alunos e médicos e um roteiro de entrevista. Os resultados do questionário evidenciaram que há necessidade de se refletir e rever a formação e atuação do médicos nos seus diferentes aspectos, sendo que as opiniões foram bastante semelhantes, de forma geral, havendo diferenças entre os diversos grupos e pessoas. Nas relações entre as opiniões e as características pessoais informadas houve alguns dados significativos. As entrevistas evidenciaram resultados bastante semelhantes , porém os diretores das Faculdades colocaram uma visão mais interna (formação - exercício profissional), enquanto que os dirigentes das Associações situaram mais uma visão externa (exercício profissional - formação). Uma leitura curricular tópica tentou complementar os dados analisados. Recomnenda-se uma Educação Médica mais crítica, fundamentada na totalidade do ser humano contextualizada na cultura, com enfase no desenvolvimento pessoal e social e com uma visão prospectiva. |
id |
URGS_96683b9ca24bd7af9b878b0523d4c78e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252648 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Stobäus, Claus DieterMouriño Mosquera, Juan José2022-12-10T05:06:39Z1989http://hdl.handle.net/10183/252648000009555Opiniões dos estudantes de Medicina e médicos obre sua formação profissional: implicações para uma Educação Médica e um levantamento de campo, que pretendeu visualizar as opiniões expressas sobre o curso de graduação, os professores deste curso de graduação, os melhores professores de um curso de graduação, um melhor médico, a responsabilidade social e desempenho médico e a personalidade adulta. A amostra foi retirada de uma população de alunos do terceiro ano, do sexto ano e de pós-graduação, e de professores nas Faculdades de Medicina de Porto Alegre (UFRGS, PUCRS e FFFCMPA). Intencionalmente foram entrevisTados os diretores das Faculdades e os dirigentes das Associações de Classe (CREMERS, SIMERS e AMRIGS). Os sujeitos desta investi.ação foram 548 questionados e 6 entrevistados. Utilizou-se como instrumentos um Questionário de Opiniões, elaborado expressamente para esta pesquisa, que teve um índice de fidedignidade de 0,83 fichas informativas para alunos e médicos e um roteiro de entrevista. Os resultados do questionário evidenciaram que há necessidade de se refletir e rever a formação e atuação do médicos nos seus diferentes aspectos, sendo que as opiniões foram bastante semelhantes, de forma geral, havendo diferenças entre os diversos grupos e pessoas. Nas relações entre as opiniões e as características pessoais informadas houve alguns dados significativos. As entrevistas evidenciaram resultados bastante semelhantes , porém os diretores das Faculdades colocaram uma visão mais interna (formação - exercício profissional), enquanto que os dirigentes das Associações situaram mais uma visão externa (exercício profissional - formação). Uma leitura curricular tópica tentou complementar os dados analisados. Recomnenda-se uma Educação Médica mais crítica, fundamentada na totalidade do ser humano contextualizada na cultura, com enfase no desenvolvimento pessoal e social e com uma visão prospectiva.Medical students' and medical doctors' opinions about their professfiona training: Implications for Medical Education is a field study that intended to visualize the opinions expressed about the undergraduate program. the faculty, the best faculty, the base medical doctor, social respondibility, medical performance, and adult personality. The sample came from a population of students (from the third and sixth years and graduate students) and of faculty from the Schools of Medicine of Porto Alegre (UFRGS, PUCRS and FFFCMPA). The directors of Schools and the presidents of Class Associations (CREMERS, SIMERSand AMRIGS) were interviewed intentionally. The subjects of this study were 548 who answered the questionnaire plus six who were interviewed. The instrumento were an Opinion Questionnaire, elaborated specifally for this research study, which had a reliability index of 83; an Information Card for students and medical doctors; and an Interview Schedule. The results on the questionnaire revealed that there is a need to think and revise the training and perfomance of the medical doutor in its different aspect. The opinions were quite similar in a general way, and there were differences between the various groups and persons. Regarding relationships between opinions and personal characteristics informem, there were somes ignificant data. The interviews shawed quite similar results, but the directors of the Schools of Medicine presented a more internal vier (trai.ning- professional performance) where as the presidente of associations revealed a more external view (professional performance- atraining) A topic curriculum examination tried to supplanent the data analysed. It is recomended a more critical Medical Education, founded on the totality of the human being, with anphasis on personal and social developemnt and with a prospective view in which the promotion of a health education is the fundamental objective.application/pdfporEducação médicaEstudantes de medicinaPrática profissionalAvaliação educacionalBrasilOpiniões de estudantes de medicina e médicos sobre sua formação profissional : implicações para uma educação médicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1989doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000009555.pdf.txt000009555.pdf.txtExtracted Texttext/plain639964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252648/2/000009555.pdf.txtaf664e2c1c9afddb1b1fed74f95121a2MD52ORIGINAL000009555.pdfTexto completoapplication/pdf30608970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252648/1/000009555.pdf21b4ca1b6343d46c2c7ba646e32dfcbaMD5110183/2526482023-12-20 04:22:12.058059oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-20T06:22:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Opiniões de estudantes de medicina e médicos sobre sua formação profissional : implicações para uma educação médica |
title |
Opiniões de estudantes de medicina e médicos sobre sua formação profissional : implicações para uma educação médica |
spellingShingle |
Opiniões de estudantes de medicina e médicos sobre sua formação profissional : implicações para uma educação médica Stobäus, Claus Dieter Educação médica Estudantes de medicina Prática profissional Avaliação educacional Brasil |
title_short |
Opiniões de estudantes de medicina e médicos sobre sua formação profissional : implicações para uma educação médica |
title_full |
Opiniões de estudantes de medicina e médicos sobre sua formação profissional : implicações para uma educação médica |
title_fullStr |
Opiniões de estudantes de medicina e médicos sobre sua formação profissional : implicações para uma educação médica |
title_full_unstemmed |
Opiniões de estudantes de medicina e médicos sobre sua formação profissional : implicações para uma educação médica |
title_sort |
Opiniões de estudantes de medicina e médicos sobre sua formação profissional : implicações para uma educação médica |
author |
Stobäus, Claus Dieter |
author_facet |
Stobäus, Claus Dieter |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stobäus, Claus Dieter |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mouriño Mosquera, Juan José |
contributor_str_mv |
Mouriño Mosquera, Juan José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Estudantes de medicina Prática profissional Avaliação educacional Brasil |
topic |
Educação médica Estudantes de medicina Prática profissional Avaliação educacional Brasil |
description |
Opiniões dos estudantes de Medicina e médicos obre sua formação profissional: implicações para uma Educação Médica e um levantamento de campo, que pretendeu visualizar as opiniões expressas sobre o curso de graduação, os professores deste curso de graduação, os melhores professores de um curso de graduação, um melhor médico, a responsabilidade social e desempenho médico e a personalidade adulta. A amostra foi retirada de uma população de alunos do terceiro ano, do sexto ano e de pós-graduação, e de professores nas Faculdades de Medicina de Porto Alegre (UFRGS, PUCRS e FFFCMPA). Intencionalmente foram entrevisTados os diretores das Faculdades e os dirigentes das Associações de Classe (CREMERS, SIMERS e AMRIGS). Os sujeitos desta investi.ação foram 548 questionados e 6 entrevistados. Utilizou-se como instrumentos um Questionário de Opiniões, elaborado expressamente para esta pesquisa, que teve um índice de fidedignidade de 0,83 fichas informativas para alunos e médicos e um roteiro de entrevista. Os resultados do questionário evidenciaram que há necessidade de se refletir e rever a formação e atuação do médicos nos seus diferentes aspectos, sendo que as opiniões foram bastante semelhantes, de forma geral, havendo diferenças entre os diversos grupos e pessoas. Nas relações entre as opiniões e as características pessoais informadas houve alguns dados significativos. As entrevistas evidenciaram resultados bastante semelhantes , porém os diretores das Faculdades colocaram uma visão mais interna (formação - exercício profissional), enquanto que os dirigentes das Associações situaram mais uma visão externa (exercício profissional - formação). Uma leitura curricular tópica tentou complementar os dados analisados. Recomnenda-se uma Educação Médica mais crítica, fundamentada na totalidade do ser humano contextualizada na cultura, com enfase no desenvolvimento pessoal e social e com uma visão prospectiva. |
publishDate |
1989 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1989 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-10T05:06:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252648 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000009555 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252648 |
identifier_str_mv |
000009555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252648/2/000009555.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252648/1/000009555.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af664e2c1c9afddb1b1fed74f95121a2 21b4ca1b6343d46c2c7ba646e32dfcba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085603644014592 |