Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Camila Maria de Araújo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Coelho, Raquel Autran, Ikeda, Milena Sayuri Saraiva, Freesz, Melina Masini, Medeiros, Francisco das Chagas
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42592
Resumo: INTRODUÇÃO: O uso de logbook permite que estudantes documentem suas experiências clínicas durante determinado período de tempo, proporcionando dados quantificáveis. Essa ferramenta permite avaliar não apenas o desempenho do aluno, mas também se necessidades curriculares estão sendo supridas. OBJETIVOS: Avaliar o desempenho acadêmico e os objetivos de aprendizagem de estágio Internato em Ginecologia e Obstetrícia (GO) por meio da quantificação de procedimentos realizados. MÉTODOS: Alunos do internato em GO fizeram registros pessoais de seu desempenho durante o estágio de quatro meses de duração, descrevendo: número de admissões em enfermaria, exames ginecológicos e obstétricos realizados, partos e cirurgias em geral assistidos. Uma planilha foi entregue no começo do estágio, sendo devidamente discutida sua forma de preenchimento, com orientação para entregar ao final do período. RESULTADOS: 49 estudantes dentre 68 preencheram seus respectivos logbooks no prazo solicitado. Apresentaram uma média de 13,3 admissões em enfermaria por estagiário, com realização de anamnese e exame físico. Verificou-se 13,3 exames ginecológicos e 39,6 exames obstétricos, observando-se maior exposição a exames físicos obstétricos em comparação aos ginecológicos, provavelmente por tratar-se de Maternidade Escola de referência no estado e pela maior praticidade das primeiras exposições. Observou-se 5,5 assistências prestadas ao parto por aluno, variando de 5 a 18. O instrumento foi revisto visando maior clareza nas informações solicitadas. CONCLUSÕES: A avaliação dos registros quantitativos mostrou variação ampla entre os estagiários, gerando a necessidade de estratégias motivadoras, como preenchimento online e devolução mensal em vez de ao final do estágio. Os resultados serão comparados com a performance clínica dos estudantes na próxima rotação de alunos.
id UFC-7_56e07ff184a0add6f7a7e719fef188f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42592
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médicoAvaliação educacionalCompetência profissionalEstudantes de medicinaINTRODUÇÃO: O uso de logbook permite que estudantes documentem suas experiências clínicas durante determinado período de tempo, proporcionando dados quantificáveis. Essa ferramenta permite avaliar não apenas o desempenho do aluno, mas também se necessidades curriculares estão sendo supridas. OBJETIVOS: Avaliar o desempenho acadêmico e os objetivos de aprendizagem de estágio Internato em Ginecologia e Obstetrícia (GO) por meio da quantificação de procedimentos realizados. MÉTODOS: Alunos do internato em GO fizeram registros pessoais de seu desempenho durante o estágio de quatro meses de duração, descrevendo: número de admissões em enfermaria, exames ginecológicos e obstétricos realizados, partos e cirurgias em geral assistidos. Uma planilha foi entregue no começo do estágio, sendo devidamente discutida sua forma de preenchimento, com orientação para entregar ao final do período. RESULTADOS: 49 estudantes dentre 68 preencheram seus respectivos logbooks no prazo solicitado. Apresentaram uma média de 13,3 admissões em enfermaria por estagiário, com realização de anamnese e exame físico. Verificou-se 13,3 exames ginecológicos e 39,6 exames obstétricos, observando-se maior exposição a exames físicos obstétricos em comparação aos ginecológicos, provavelmente por tratar-se de Maternidade Escola de referência no estado e pela maior praticidade das primeiras exposições. Observou-se 5,5 assistências prestadas ao parto por aluno, variando de 5 a 18. O instrumento foi revisto visando maior clareza nas informações solicitadas. CONCLUSÕES: A avaliação dos registros quantitativos mostrou variação ampla entre os estagiários, gerando a necessidade de estratégias motivadoras, como preenchimento online e devolução mensal em vez de ao final do estágio. Os resultados serão comparados com a performance clínica dos estudantes na próxima rotação de alunos.Universidade Federal do Ceará2019-06-11T12:42:56Z2019-06-11T12:42:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVEIRA, Camila Maria de Araújo; et al. Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42592Silveira, Camila Maria de AraújoCoelho, Raquel AutranIkeda, Milena Sayuri SaraivaFreesz, Melina MasiniMedeiros, Francisco das Chagasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:42:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42592Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:32.879524Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico
title Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico
spellingShingle Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico
Silveira, Camila Maria de Araújo
Avaliação educacional
Competência profissional
Estudantes de medicina
title_short Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico
title_full Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico
title_fullStr Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico
title_full_unstemmed Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico
title_sort Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico
author Silveira, Camila Maria de Araújo
author_facet Silveira, Camila Maria de Araújo
Coelho, Raquel Autran
Ikeda, Milena Sayuri Saraiva
Freesz, Melina Masini
Medeiros, Francisco das Chagas
author_role author
author2 Coelho, Raquel Autran
Ikeda, Milena Sayuri Saraiva
Freesz, Melina Masini
Medeiros, Francisco das Chagas
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Camila Maria de Araújo
Coelho, Raquel Autran
Ikeda, Milena Sayuri Saraiva
Freesz, Melina Masini
Medeiros, Francisco das Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Competência profissional
Estudantes de medicina
topic Avaliação educacional
Competência profissional
Estudantes de medicina
description INTRODUÇÃO: O uso de logbook permite que estudantes documentem suas experiências clínicas durante determinado período de tempo, proporcionando dados quantificáveis. Essa ferramenta permite avaliar não apenas o desempenho do aluno, mas também se necessidades curriculares estão sendo supridas. OBJETIVOS: Avaliar o desempenho acadêmico e os objetivos de aprendizagem de estágio Internato em Ginecologia e Obstetrícia (GO) por meio da quantificação de procedimentos realizados. MÉTODOS: Alunos do internato em GO fizeram registros pessoais de seu desempenho durante o estágio de quatro meses de duração, descrevendo: número de admissões em enfermaria, exames ginecológicos e obstétricos realizados, partos e cirurgias em geral assistidos. Uma planilha foi entregue no começo do estágio, sendo devidamente discutida sua forma de preenchimento, com orientação para entregar ao final do período. RESULTADOS: 49 estudantes dentre 68 preencheram seus respectivos logbooks no prazo solicitado. Apresentaram uma média de 13,3 admissões em enfermaria por estagiário, com realização de anamnese e exame físico. Verificou-se 13,3 exames ginecológicos e 39,6 exames obstétricos, observando-se maior exposição a exames físicos obstétricos em comparação aos ginecológicos, provavelmente por tratar-se de Maternidade Escola de referência no estado e pela maior praticidade das primeiras exposições. Observou-se 5,5 assistências prestadas ao parto por aluno, variando de 5 a 18. O instrumento foi revisto visando maior clareza nas informações solicitadas. CONCLUSÕES: A avaliação dos registros quantitativos mostrou variação ampla entre os estagiários, gerando a necessidade de estratégias motivadoras, como preenchimento online e devolução mensal em vez de ao final do estágio. Os resultados serão comparados com a performance clínica dos estudantes na próxima rotação de alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-11T12:42:56Z
2019-06-11T12:42:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, Camila Maria de Araújo; et al. Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42592
identifier_str_mv SILVEIRA, Camila Maria de Araújo; et al. Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028733406150656