Aprendizagem e ciência no ensino de sociologia na escola : um olhar desde a antropologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131759 |
Resumo: | A investigação apresentada nesta tese consiste em um esforço por lançar um olhar antropológico acerca do tema do ensino de Sociologia na escola básica. Esta questão ganhou maior atenção acadêmica no contexto do retorno da obrigatoriedade da presença da disciplina nos currículos do Ensino Médio, por meio do Parecer CNE/CEB 38/2006 e pela Lei 11.684/2008. Nesta pesquisa, busca-se tomar um desvio da perspectiva pedagógica e normativa que vem animando boa parte dos trabalhos sobre o tema, comprometida em justificar e delinear parâmetros para o ensino da Sociologia na escola. Diferentemente, parte-se de um entendimento antropológico sobre o processo de aprendizagem e o conhecimento científico, especialmente ancorando-se nas perspectivas da “aprendizagem situada” de Jean Lave e da “educação da atenção” de Tim Ingold. Entende-se que os professores e estudantes de licenciatura em Ciências Sociais são permanentes aprendizes da prática da docência da Sociologia e, com isso, procura-se identificar quais os espaços privilegiados de participação em práticas de aprendizagem da docência durante a formação universitária e como ela ocorre. Para isso, foi realizada pesquisa etnográfica junto a escolas de educação básica, ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) das Ciências Sociais e junto à disciplina de Estágio de Docência do curso de licenciatura em Ciências Sociais, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Busca-se menos identificar ou definir as especificidades da docência da Sociologia na escola e mais atentar para os modos pelos quais ela “vaza”, seguindo em um movimento de correspondência com o mundo. |
id |
URGS_967ea29a222e9411d27b950503019daa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131759 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Schweig, Graziele RamosSteil, Carlos Alberto2016-01-09T02:42:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/131759000980986A investigação apresentada nesta tese consiste em um esforço por lançar um olhar antropológico acerca do tema do ensino de Sociologia na escola básica. Esta questão ganhou maior atenção acadêmica no contexto do retorno da obrigatoriedade da presença da disciplina nos currículos do Ensino Médio, por meio do Parecer CNE/CEB 38/2006 e pela Lei 11.684/2008. Nesta pesquisa, busca-se tomar um desvio da perspectiva pedagógica e normativa que vem animando boa parte dos trabalhos sobre o tema, comprometida em justificar e delinear parâmetros para o ensino da Sociologia na escola. Diferentemente, parte-se de um entendimento antropológico sobre o processo de aprendizagem e o conhecimento científico, especialmente ancorando-se nas perspectivas da “aprendizagem situada” de Jean Lave e da “educação da atenção” de Tim Ingold. Entende-se que os professores e estudantes de licenciatura em Ciências Sociais são permanentes aprendizes da prática da docência da Sociologia e, com isso, procura-se identificar quais os espaços privilegiados de participação em práticas de aprendizagem da docência durante a formação universitária e como ela ocorre. Para isso, foi realizada pesquisa etnográfica junto a escolas de educação básica, ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) das Ciências Sociais e junto à disciplina de Estágio de Docência do curso de licenciatura em Ciências Sociais, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Busca-se menos identificar ou definir as especificidades da docência da Sociologia na escola e mais atentar para os modos pelos quais ela “vaza”, seguindo em um movimento de correspondência com o mundo.The research presented in this thesis consists in an effort to launch an anthropological approach on Sociology teaching in basic education. This issue has gained more academic attention in the context of the return of the mandatory presence of the subject in high school curricula, through 38/2006 CNE/CEB appraisal and the federal law 11.684/2008. In this research, I try to take a detour from pedagogical and normative perspective which grounds much of the recent research on the subject, committed to justify and outline parameters for Sociology teaching in school. In contrast, I start from an anthropological understanding of learning process and scientific knowledge, especially based on the perspectives of Jean Lave’s “situated learning" and Tim Ingold’s "education of attention". It is understood that teachers and undergraduate students in Social Sciences are permanent learners of teaching Sociology practice and, therefore, we seek to identify which are the privileged spaces of participation in teaching learning practices during university education and how it occurs. For this, ethnographic research was conducted among basic education schools, the Federal Program for Introduction to Teaching (PIBID) of the Social Sciences and the Teaching Internship of Social Sciences degree course, both from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). I attempted less to identify or define the specific features of Sociology teaching at school and more to attend to the ways in which it "leaks", following in a correspondence movement with the world.application/pdfporEnsino de sociologiaEnsino e aprendizagemFormação docenteAprendizagem situadaSociology teachingAnthropology of learningTeacher educationEducation of attentionSituated learningAprendizagem e ciência no ensino de sociologia na escola : um olhar desde a antropologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980986.pdf000980986.pdfTexto completoapplication/pdf2375744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131759/1/000980986.pdfeb3c60e3ca950b3f98bca6b34384ce2dMD51TEXT000980986.pdf.txt000980986.pdf.txtExtracted Texttext/plain413338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131759/2/000980986.pdf.txte363766eae052f693662d114e4b27827MD52THUMBNAIL000980986.pdf.jpg000980986.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131759/3/000980986.pdf.jpg5e6523aaeafb291ab4c4e09e6ddc8261MD5310183/1317592024-07-26 06:00:04.937732oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131759Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-26T09:00:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem e ciência no ensino de sociologia na escola : um olhar desde a antropologia |
title |
Aprendizagem e ciência no ensino de sociologia na escola : um olhar desde a antropologia |
spellingShingle |
Aprendizagem e ciência no ensino de sociologia na escola : um olhar desde a antropologia Schweig, Graziele Ramos Ensino de sociologia Ensino e aprendizagem Formação docente Aprendizagem situada Sociology teaching Anthropology of learning Teacher education Education of attention Situated learning |
title_short |
Aprendizagem e ciência no ensino de sociologia na escola : um olhar desde a antropologia |
title_full |
Aprendizagem e ciência no ensino de sociologia na escola : um olhar desde a antropologia |
title_fullStr |
Aprendizagem e ciência no ensino de sociologia na escola : um olhar desde a antropologia |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e ciência no ensino de sociologia na escola : um olhar desde a antropologia |
title_sort |
Aprendizagem e ciência no ensino de sociologia na escola : um olhar desde a antropologia |
author |
Schweig, Graziele Ramos |
author_facet |
Schweig, Graziele Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schweig, Graziele Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Steil, Carlos Alberto |
contributor_str_mv |
Steil, Carlos Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia Ensino e aprendizagem Formação docente Aprendizagem situada |
topic |
Ensino de sociologia Ensino e aprendizagem Formação docente Aprendizagem situada Sociology teaching Anthropology of learning Teacher education Education of attention Situated learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sociology teaching Anthropology of learning Teacher education Education of attention Situated learning |
description |
A investigação apresentada nesta tese consiste em um esforço por lançar um olhar antropológico acerca do tema do ensino de Sociologia na escola básica. Esta questão ganhou maior atenção acadêmica no contexto do retorno da obrigatoriedade da presença da disciplina nos currículos do Ensino Médio, por meio do Parecer CNE/CEB 38/2006 e pela Lei 11.684/2008. Nesta pesquisa, busca-se tomar um desvio da perspectiva pedagógica e normativa que vem animando boa parte dos trabalhos sobre o tema, comprometida em justificar e delinear parâmetros para o ensino da Sociologia na escola. Diferentemente, parte-se de um entendimento antropológico sobre o processo de aprendizagem e o conhecimento científico, especialmente ancorando-se nas perspectivas da “aprendizagem situada” de Jean Lave e da “educação da atenção” de Tim Ingold. Entende-se que os professores e estudantes de licenciatura em Ciências Sociais são permanentes aprendizes da prática da docência da Sociologia e, com isso, procura-se identificar quais os espaços privilegiados de participação em práticas de aprendizagem da docência durante a formação universitária e como ela ocorre. Para isso, foi realizada pesquisa etnográfica junto a escolas de educação básica, ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) das Ciências Sociais e junto à disciplina de Estágio de Docência do curso de licenciatura em Ciências Sociais, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Busca-se menos identificar ou definir as especificidades da docência da Sociologia na escola e mais atentar para os modos pelos quais ela “vaza”, seguindo em um movimento de correspondência com o mundo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-09T02:42:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131759 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000980986 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131759 |
identifier_str_mv |
000980986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131759/1/000980986.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131759/2/000980986.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131759/3/000980986.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb3c60e3ca950b3f98bca6b34384ce2d e363766eae052f693662d114e4b27827 5e6523aaeafb291ab4c4e09e6ddc8261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085346909618176 |