"O muro invisível" : cultura organizacional e representações sociais no Centro Comercial Nova Olaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Marina Dantas de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15036
Resumo: Este trabalho visa contribuir para os estudos sobre Cultura Organizacional, a medida em que revela as representações sociais fundamentais para a construção de discursos e institucionalização de práticas organizacionais. A presente dissertação consiste em um estudo etnográfico sobre a construção de representações sociais no contexto do Centro Comercial Nova Olaria, onde a convivência de grupos diversos revela noções do senso comum, que se incorporam à cultura organizacional. Neste sentido, uma das primeiras constatações foi a de que a organização é influenciada pelas representações circulantes na sociedade para o trabalho de classificar os diferentes grupos que convergem ao espaço, identificados como “bons freqüentadores”, “maus freqüentadores” e “freqüentadores invisíveis”. Além disso, foi possível perceber que a organização produz novas representações sociais, por vezes carregadas de significações negativas e estigmatizantes, que passam a integrar o quadro de referências que orienta os contatos entre subjetividades diferentes, configurando as hierarquias de poder simbólico entre as pessoas. Da mesma forma, a sociedade também produz representações sobre o espaço e seus freqüentadores, que passam a integrar as noções de senso comum, e que influenciam sobremaneira o desempenho organizacional.
id URGS_96bc7723d64082314b18eddf9142d252
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15036
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Figueiredo, Marina Dantas deCavedon, Neusa Rolita2009-02-11T04:12:04Z2008http://hdl.handle.net/10183/15036000677075Este trabalho visa contribuir para os estudos sobre Cultura Organizacional, a medida em que revela as representações sociais fundamentais para a construção de discursos e institucionalização de práticas organizacionais. A presente dissertação consiste em um estudo etnográfico sobre a construção de representações sociais no contexto do Centro Comercial Nova Olaria, onde a convivência de grupos diversos revela noções do senso comum, que se incorporam à cultura organizacional. Neste sentido, uma das primeiras constatações foi a de que a organização é influenciada pelas representações circulantes na sociedade para o trabalho de classificar os diferentes grupos que convergem ao espaço, identificados como “bons freqüentadores”, “maus freqüentadores” e “freqüentadores invisíveis”. Além disso, foi possível perceber que a organização produz novas representações sociais, por vezes carregadas de significações negativas e estigmatizantes, que passam a integrar o quadro de referências que orienta os contatos entre subjetividades diferentes, configurando as hierarquias de poder simbólico entre as pessoas. Da mesma forma, a sociedade também produz representações sobre o espaço e seus freqüentadores, que passam a integrar as noções de senso comum, e que influenciam sobremaneira o desempenho organizacional.This work intends to contribute with the studies on Cultural Organization, when it reveals the social representations that are fundamental to the construction of speeches and institutionalization of organizational practices. The present dissertation consists in an ethnographic study about the building of social representations in the context of Centro Comercial Nova Olaria, where the coexistence of different groups reveals notions of common sense that incorporate themselves to the organization’s culture. In this sense, one of the first findings was that the organization suffers the influence of social representations that circulates in society in the work of classifying different groups that converges to the space, identifying them as “good attenders”, “bad attenders” and “invisible attenders”. Besides that, it was possible to realize that the organization produces new social representations, sometimes full of negative and stigmatizating meanings that starts to integrate the board of references that orients the contact between different subjectivities, configurating the hierarchies of symbolic power between people. In the same way, society also produces representations about the space and its attenders, that starts to integrate the notions of common sense and that have influence on organization’s performance.application/pdfporOrganizacoes : Cultura organizacionalRepresentações sociaisComportamento organizacionalIdentidade organizacionalSocial representationsStigmaCultural organization"O muro invisível" : cultura organizacional e representações sociais no Centro Comercial Nova Olariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000677075.pdf000677075.pdfTexto completoapplication/pdf1842375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15036/1/000677075.pdfe0c55b790ea724de2f9f75b00a9e8b4fMD51TEXT000677075.pdf.txt000677075.pdf.txtExtracted Texttext/plain383490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15036/2/000677075.pdf.txt406083b38581f1e0631b2396c18d5dddMD52THUMBNAIL000677075.pdf.jpg000677075.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15036/3/000677075.pdf.jpg536d321f7908bd00e6b39ba02b255a18MD5310183/150362018-10-09 09:28:21.696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:28:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "O muro invisível" : cultura organizacional e representações sociais no Centro Comercial Nova Olaria
title "O muro invisível" : cultura organizacional e representações sociais no Centro Comercial Nova Olaria
spellingShingle "O muro invisível" : cultura organizacional e representações sociais no Centro Comercial Nova Olaria
Figueiredo, Marina Dantas de
Organizacoes : Cultura organizacional
Representações sociais
Comportamento organizacional
Identidade organizacional
Social representations
Stigma
Cultural organization
title_short "O muro invisível" : cultura organizacional e representações sociais no Centro Comercial Nova Olaria
title_full "O muro invisível" : cultura organizacional e representações sociais no Centro Comercial Nova Olaria
title_fullStr "O muro invisível" : cultura organizacional e representações sociais no Centro Comercial Nova Olaria
title_full_unstemmed "O muro invisível" : cultura organizacional e representações sociais no Centro Comercial Nova Olaria
title_sort "O muro invisível" : cultura organizacional e representações sociais no Centro Comercial Nova Olaria
author Figueiredo, Marina Dantas de
author_facet Figueiredo, Marina Dantas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Marina Dantas de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavedon, Neusa Rolita
contributor_str_mv Cavedon, Neusa Rolita
dc.subject.por.fl_str_mv Organizacoes : Cultura organizacional
Representações sociais
Comportamento organizacional
Identidade organizacional
topic Organizacoes : Cultura organizacional
Representações sociais
Comportamento organizacional
Identidade organizacional
Social representations
Stigma
Cultural organization
dc.subject.eng.fl_str_mv Social representations
Stigma
Cultural organization
description Este trabalho visa contribuir para os estudos sobre Cultura Organizacional, a medida em que revela as representações sociais fundamentais para a construção de discursos e institucionalização de práticas organizacionais. A presente dissertação consiste em um estudo etnográfico sobre a construção de representações sociais no contexto do Centro Comercial Nova Olaria, onde a convivência de grupos diversos revela noções do senso comum, que se incorporam à cultura organizacional. Neste sentido, uma das primeiras constatações foi a de que a organização é influenciada pelas representações circulantes na sociedade para o trabalho de classificar os diferentes grupos que convergem ao espaço, identificados como “bons freqüentadores”, “maus freqüentadores” e “freqüentadores invisíveis”. Além disso, foi possível perceber que a organização produz novas representações sociais, por vezes carregadas de significações negativas e estigmatizantes, que passam a integrar o quadro de referências que orienta os contatos entre subjetividades diferentes, configurando as hierarquias de poder simbólico entre as pessoas. Da mesma forma, a sociedade também produz representações sobre o espaço e seus freqüentadores, que passam a integrar as noções de senso comum, e que influenciam sobremaneira o desempenho organizacional.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-02-11T04:12:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15036
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000677075
url http://hdl.handle.net/10183/15036
identifier_str_mv 000677075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15036/1/000677075.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15036/2/000677075.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15036/3/000677075.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e0c55b790ea724de2f9f75b00a9e8b4f
406083b38581f1e0631b2396c18d5ddd
536d321f7908bd00e6b39ba02b255a18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064508582133760