Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149022 |
Resumo: | O presente estudo tem como tema central a avaliação de impacto da Pós-graduação no trabalho e o suporte à transferência de aprendizagem, referente aos cursos de Mestrado e Doutorado, realizados pelos servidores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, com apoio institucional e concluídos no período de 2010 a 2015. A pesquisa consiste na aplicação de três variáveis do Modelo Integrado de Avaliação de Treinamento no Trabalho – IMPACT, proposto por Abbad (1999): Características da Clientela, Impacto de Treinamento no Trabalho e Suporte à Transferência de Aprendizagem. A pesquisa aconteceu em três momentos: revisão da literatura referente ao tema, elaboração e aplicação do questionário e análise dos resultados. O questionário foi adaptado para esta avaliação a partir do modelo, já validado, de Abbad (1999) e Sallorenzo (2001) e composto por trinta e três itens, que se encontram dispostos em duas partes: Impacto em Amplitude de Treinamento no Trabalho com vinte itens e Suporte à Transferência de Aprendizagem com treze itens, todos associados a uma escala do tipo Likert com frequência de “1 a 5 pontos”. A população da pesquisa foi de treze servidores e houve resposta de 100% da mesma. |
id |
URGS_9716fc262e4ff6efb1956a640506f89d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149022 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Fortuna, Ana Dalva Magrani CarneiroCalabró, Luciana2016-10-12T02:14:57Z2016http://hdl.handle.net/10183/149022001004521O presente estudo tem como tema central a avaliação de impacto da Pós-graduação no trabalho e o suporte à transferência de aprendizagem, referente aos cursos de Mestrado e Doutorado, realizados pelos servidores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, com apoio institucional e concluídos no período de 2010 a 2015. A pesquisa consiste na aplicação de três variáveis do Modelo Integrado de Avaliação de Treinamento no Trabalho – IMPACT, proposto por Abbad (1999): Características da Clientela, Impacto de Treinamento no Trabalho e Suporte à Transferência de Aprendizagem. A pesquisa aconteceu em três momentos: revisão da literatura referente ao tema, elaboração e aplicação do questionário e análise dos resultados. O questionário foi adaptado para esta avaliação a partir do modelo, já validado, de Abbad (1999) e Sallorenzo (2001) e composto por trinta e três itens, que se encontram dispostos em duas partes: Impacto em Amplitude de Treinamento no Trabalho com vinte itens e Suporte à Transferência de Aprendizagem com treze itens, todos associados a uma escala do tipo Likert com frequência de “1 a 5 pontos”. A população da pesquisa foi de treze servidores e houve resposta de 100% da mesma.This study is focused on the assessment of Graduate studies’ impact at work and the learning transfer support, referring to the Master's and PhD courses, performed by the employees of National Scientific and Technological Development Council – CNPq, with institutional support and completed in the period from 2010 to 2015. The research involves the application of three variables of the Integrated Model of Training at Work Evaluation - IMPACT, proposed by Abbad (1999): Customer´s Characteristics, Training Impact at Work and Learning Transfer Support. The research took place in three moments: literature review related to the theme, design and implementation of the questionnaire and analysis of outcomes. The questionnaire was adapted for this assessment from the model, already validated, of Abbad (1999) and Sallorenzo (2001) and consists of thirty-three items, which are arranged in two parts: Training Range Impact at Work with twenty items and Learning Transfer Support with thirteen items, all associated with a Likert scale with frequency of "1 to 5 points." The research population was thirteen employees and there was a 100% response rate.application/pdfporEducação de pós-graduaçãoCapacitação profissionalAprendizagemAdministração públicaAmplitude impactImpact of training at workSupport to knowledge transferAvaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPqinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004521.pdf001004521.pdfTexto completoapplication/pdf905759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149022/1/001004521.pdf4fe801cb3eb618b8b7aa2364f7bd69ceMD51TEXT001004521.pdf.txt001004521.pdf.txtExtracted Texttext/plain153062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149022/2/001004521.pdf.txt0537be5ee5907aea4558071cfa44a76cMD52THUMBNAIL001004521.pdf.jpg001004521.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149022/3/001004521.pdf.jpg8db8b4ab3847e7ad0d380ee7463a4cfaMD5310183/1490222020-03-11 04:17:17.200013oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149022Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-03-11T07:17:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq |
title |
Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq |
spellingShingle |
Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq Fortuna, Ana Dalva Magrani Carneiro Educação de pós-graduação Capacitação profissional Aprendizagem Administração pública Amplitude impact Impact of training at work Support to knowledge transfer |
title_short |
Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq |
title_full |
Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq |
title_fullStr |
Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq |
title_full_unstemmed |
Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq |
title_sort |
Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq |
author |
Fortuna, Ana Dalva Magrani Carneiro |
author_facet |
Fortuna, Ana Dalva Magrani Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortuna, Ana Dalva Magrani Carneiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Calabró, Luciana |
contributor_str_mv |
Calabró, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de pós-graduação Capacitação profissional Aprendizagem Administração pública |
topic |
Educação de pós-graduação Capacitação profissional Aprendizagem Administração pública Amplitude impact Impact of training at work Support to knowledge transfer |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Amplitude impact Impact of training at work Support to knowledge transfer |
description |
O presente estudo tem como tema central a avaliação de impacto da Pós-graduação no trabalho e o suporte à transferência de aprendizagem, referente aos cursos de Mestrado e Doutorado, realizados pelos servidores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, com apoio institucional e concluídos no período de 2010 a 2015. A pesquisa consiste na aplicação de três variáveis do Modelo Integrado de Avaliação de Treinamento no Trabalho – IMPACT, proposto por Abbad (1999): Características da Clientela, Impacto de Treinamento no Trabalho e Suporte à Transferência de Aprendizagem. A pesquisa aconteceu em três momentos: revisão da literatura referente ao tema, elaboração e aplicação do questionário e análise dos resultados. O questionário foi adaptado para esta avaliação a partir do modelo, já validado, de Abbad (1999) e Sallorenzo (2001) e composto por trinta e três itens, que se encontram dispostos em duas partes: Impacto em Amplitude de Treinamento no Trabalho com vinte itens e Suporte à Transferência de Aprendizagem com treze itens, todos associados a uma escala do tipo Likert com frequência de “1 a 5 pontos”. A população da pesquisa foi de treze servidores e houve resposta de 100% da mesma. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-12T02:14:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/149022 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001004521 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/149022 |
identifier_str_mv |
001004521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149022/1/001004521.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149022/2/001004521.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149022/3/001004521.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4fe801cb3eb618b8b7aa2364f7bd69ce 0537be5ee5907aea4558071cfa44a76c 8db8b4ab3847e7ad0d380ee7463a4cfa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736737982939136 |