Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortuna, Ana Dalva Magrani Carneiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149022
Resumo: O presente estudo tem como tema central a avaliação de impacto da Pós-graduação no trabalho e o suporte à transferência de aprendizagem, referente aos cursos de Mestrado e Doutorado, realizados pelos servidores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, com apoio institucional e concluídos no período de 2010 a 2015. A pesquisa consiste na aplicação de três variáveis do Modelo Integrado de Avaliação de Treinamento no Trabalho – IMPACT, proposto por Abbad (1999): Características da Clientela, Impacto de Treinamento no Trabalho e Suporte à Transferência de Aprendizagem. A pesquisa aconteceu em três momentos: revisão da literatura referente ao tema, elaboração e aplicação do questionário e análise dos resultados. O questionário foi adaptado para esta avaliação a partir do modelo, já validado, de Abbad (1999) e Sallorenzo (2001) e composto por trinta e três itens, que se encontram dispostos em duas partes: Impacto em Amplitude de Treinamento no Trabalho com vinte itens e Suporte à Transferência de Aprendizagem com treze itens, todos associados a uma escala do tipo Likert com frequência de “1 a 5 pontos”. A população da pesquisa foi de treze servidores e houve resposta de 100% da mesma.
id URGS_9716fc262e4ff6efb1956a640506f89d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149022
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fortuna, Ana Dalva Magrani CarneiroCalabró, Luciana2016-10-12T02:14:57Z2016http://hdl.handle.net/10183/149022001004521O presente estudo tem como tema central a avaliação de impacto da Pós-graduação no trabalho e o suporte à transferência de aprendizagem, referente aos cursos de Mestrado e Doutorado, realizados pelos servidores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, com apoio institucional e concluídos no período de 2010 a 2015. A pesquisa consiste na aplicação de três variáveis do Modelo Integrado de Avaliação de Treinamento no Trabalho – IMPACT, proposto por Abbad (1999): Características da Clientela, Impacto de Treinamento no Trabalho e Suporte à Transferência de Aprendizagem. A pesquisa aconteceu em três momentos: revisão da literatura referente ao tema, elaboração e aplicação do questionário e análise dos resultados. O questionário foi adaptado para esta avaliação a partir do modelo, já validado, de Abbad (1999) e Sallorenzo (2001) e composto por trinta e três itens, que se encontram dispostos em duas partes: Impacto em Amplitude de Treinamento no Trabalho com vinte itens e Suporte à Transferência de Aprendizagem com treze itens, todos associados a uma escala do tipo Likert com frequência de “1 a 5 pontos”. A população da pesquisa foi de treze servidores e houve resposta de 100% da mesma.This study is focused on the assessment of Graduate studies’ impact at work and the learning transfer support, referring to the Master's and PhD courses, performed by the employees of National Scientific and Technological Development Council – CNPq, with institutional support and completed in the period from 2010 to 2015. The research involves the application of three variables of the Integrated Model of Training at Work Evaluation - IMPACT, proposed by Abbad (1999): Customer´s Characteristics, Training Impact at Work and Learning Transfer Support. The research took place in three moments: literature review related to the theme, design and implementation of the questionnaire and analysis of outcomes. The questionnaire was adapted for this assessment from the model, already validated, of Abbad (1999) and Sallorenzo (2001) and consists of thirty-three items, which are arranged in two parts: Training Range Impact at Work with twenty items and Learning Transfer Support with thirteen items, all associated with a Likert scale with frequency of "1 to 5 points." The research population was thirteen employees and there was a 100% response rate.application/pdfporEducação de pós-graduaçãoCapacitação profissionalAprendizagemAdministração públicaAmplitude impactImpact of training at workSupport to knowledge transferAvaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPqinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004521.pdf001004521.pdfTexto completoapplication/pdf905759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149022/1/001004521.pdf4fe801cb3eb618b8b7aa2364f7bd69ceMD51TEXT001004521.pdf.txt001004521.pdf.txtExtracted Texttext/plain153062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149022/2/001004521.pdf.txt0537be5ee5907aea4558071cfa44a76cMD52THUMBNAIL001004521.pdf.jpg001004521.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149022/3/001004521.pdf.jpg8db8b4ab3847e7ad0d380ee7463a4cfaMD5310183/1490222020-03-11 04:17:17.200013oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149022Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-03-11T07:17:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq
title Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq
spellingShingle Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq
Fortuna, Ana Dalva Magrani Carneiro
Educação de pós-graduação
Capacitação profissional
Aprendizagem
Administração pública
Amplitude impact
Impact of training at work
Support to knowledge transfer
title_short Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq
title_full Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq
title_fullStr Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq
title_full_unstemmed Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq
title_sort Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq
author Fortuna, Ana Dalva Magrani Carneiro
author_facet Fortuna, Ana Dalva Magrani Carneiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortuna, Ana Dalva Magrani Carneiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calabró, Luciana
contributor_str_mv Calabró, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de pós-graduação
Capacitação profissional
Aprendizagem
Administração pública
topic Educação de pós-graduação
Capacitação profissional
Aprendizagem
Administração pública
Amplitude impact
Impact of training at work
Support to knowledge transfer
dc.subject.eng.fl_str_mv Amplitude impact
Impact of training at work
Support to knowledge transfer
description O presente estudo tem como tema central a avaliação de impacto da Pós-graduação no trabalho e o suporte à transferência de aprendizagem, referente aos cursos de Mestrado e Doutorado, realizados pelos servidores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, com apoio institucional e concluídos no período de 2010 a 2015. A pesquisa consiste na aplicação de três variáveis do Modelo Integrado de Avaliação de Treinamento no Trabalho – IMPACT, proposto por Abbad (1999): Características da Clientela, Impacto de Treinamento no Trabalho e Suporte à Transferência de Aprendizagem. A pesquisa aconteceu em três momentos: revisão da literatura referente ao tema, elaboração e aplicação do questionário e análise dos resultados. O questionário foi adaptado para esta avaliação a partir do modelo, já validado, de Abbad (1999) e Sallorenzo (2001) e composto por trinta e três itens, que se encontram dispostos em duas partes: Impacto em Amplitude de Treinamento no Trabalho com vinte itens e Suporte à Transferência de Aprendizagem com treze itens, todos associados a uma escala do tipo Likert com frequência de “1 a 5 pontos”. A população da pesquisa foi de treze servidores e houve resposta de 100% da mesma.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-12T02:14:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149022
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001004521
url http://hdl.handle.net/10183/149022
identifier_str_mv 001004521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149022/1/001004521.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149022/2/001004521.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149022/3/001004521.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fe801cb3eb618b8b7aa2364f7bd69ce
0537be5ee5907aea4558071cfa44a76c
8db8b4ab3847e7ad0d380ee7463a4cfa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085381621678080