A perceção do impacto da formação pós graduada no desenvolvimento profissional: o caso das Pós-Graduações do ISCSP-IEPG no Ano Letivo de 2017/18
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19413 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos |
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A perceção do impacto da formação pós graduada no desenvolvimento profissional: o caso das Pós-Graduações do ISCSP-IEPG no Ano Letivo de 2017/18Formação profissionalCursos de pós-graduaçãoAvaliação da formaçãoTransferência das aprendizagensImpactos da formaçãoPostgraduate coursesTraining evaluationTransfer of learningTraining impactsDissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos HumanosO presente estudo possui como tema central o impacto da formação pós-graduada no desenvolvimento profissional. Em termos de procedimento, mensurámos as perceções dos alunos de Cursos de Pós Graduação (PG) sobre o referido impacto na transferência de competências para as práticas (1) pessoais e (2) profissionais (profissão e carreira), bem como no (3) desempenho da organização da qual fazem(iam) parte. Para tal, realizámos uma pesquisa de tipo quantitativo, aplicando um questionário junto dos alunos das pós graduações ministradas pelo Instituto de Estudos Pós-Graduados do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-IEPG), em 2017/18. O questionário apresenta uma primeira parte referente à recolha dos dados para retratar a amostra, através de perguntas de caracterização geral dos participantes, nas quais estão incluídas variáveis sociodemográficas, profissionais e académicas. A segunda parte, por sua vez, e recorrendo a uma escala do tipo Likert, com frequência de 1 a 5 pontos, diz respeito às opiniões sobre a satisfação relativamente à PG frequentada em termos de conteúdos programáticos, métodos de ensino-aprendizagem, equipa docente, sistema de avaliação, organização e logística, assim como à auscultação das perceções ao nível de transferência das aprendizagens para as práticas pessoais, profissionais e de performance organizacional. Os resultados obtidos demonstram uma boa opinião dos alunos relativamente à PG frequentada. Tal, resulta de fatores ligados à satisfação como os “Conteúdos programáticos”, “Métodos de ensino-aprendizagem” e “Equipa docente”, mas, também, da perceção ao nível da transferência das competências adquiridas na PG para as práticas pessoais, do impacto da mesma na profissão e da sua influência no desempenho da organização da qual faz(ia) parte. Em contrapartida, os pós-graduandos percecionaram um impacto diminuto da PG nas respetivas carreiras profissionais. Verificou-se a inexistência de diferenças significativas nas respostas dos alunos em face do género, idade, habilitações literárias, experiência profissional, cargo e tempo de exercício no mesmo.The present study has as its central theme the impact of postgraduate training on professional development. In terms of procedure, we measured Postgraduate (PG) students' perceptions of that impact on the transfer of competencies to (1) personal and (2) professional (profession and career) practices, as well as (3) performance of the organization of which it is part. To this end, we conducted a quantitative research, applying a questionnaire to students of postgraduate studies given by the Instituto de Estudos Pós-Graduados do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-IEPG), in 2017/18. The questionnaire presents a first part regarding data collection to portray the sample through general characterization questions of the participants, which include socio demographic, professional and academic variables. The second part, using a Likert-type scale, with a frequency of 1 to 5 points, concerns opinions about satisfaction with the PG attended in terms of syllabus, teaching-learning methods, teaching staff, evaluation system, organization and logistics, as well as listening to perceptions at the level of transfer of learning to personal, professional and organizational performance practices. The results show a good opinion of the students regarding the PG attended. This results from factors related to satisfaction such as the “Syllabus”, “Teaching-learning methods” and “Teaching team”, but also from the perception of the transfer of competences acquired in PG to personal practices, the impact in the profession and its influence on the performance of the organization of which it is a member. In contrast, postgraduates perceived a minor impact of PG on their professional careers. There were no significant differences in student responses regarding gender, age, educational attainment, professional experience, job title and length of exercise.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasLopes, Miguel PereiraRepositório da Universidade de LisboaAntunes, Manuel Carlos de Sousa2020-01-23T17:21:54Z2019-12-132019-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19413TID:202351653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:18.598862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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