Educação de jovens e adultos : como se constitui a influência das redes sociais no acesso e/ou na permanência dos jovens na escola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petró, Vanessa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116476
Resumo: Esta tese retoma a problemática do acesso e da permanência na escola a partir da perspectiva da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – modalidade que se coloca como uma alternativa para aqueles jovens e adultos que não obtiveram sucesso no desenvolvimento do percurso escolar na escola regular, seja por reprovações, seja pela evasão escolar. Em decorrência da identificação da presença significativa de jovens na Educação de Jovens e Adultos, o recorte do público foi composto pelos jovens, visando assim ao entendimento do processo de juvenilização da EJA. O estudo teve como objetivo central compreender como as redes sociais operam sobre a trajetória de vida dos jovens, influenciando a continuidade dos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa desenvolveu-se em duas etapas. A primeira delas tratou da realização de um perfil dos estudantes da EJA/Ensino Médio em Porto Alegre, o qual apontou para a existência de uma maioria jovem nessa modalidade de ensino. A segunda etapa da coleta de dados consistiu na realização de entrevistas que retomaram as trajetórias de vida dos jovens estudantes da EJA, visando à identificação das redes de relações sociais que podem influenciar a continuidade ou a retomada dos estudos. Afirma-se, com base nos dados analisados, que as redes de relações sociais influenciam o processo de escolarização dos jovens de maneira a fazer com que retomem os estudos ou permaneçam na escola. A partir da análise realizada, foram identificados tipos de vínculos distintos que atuam sobre as trajetórias de vida, orientando a escolarização. Esses laços permitem novas formas de socialização por meio das redes de relações sociais. Foram identificados quatro tipos de redes, a saber: redes orientadas por projetos (desejo), redes familiares, redes orientadas por laços de amizade e redes institucionais. Os vínculos construídos podem ser de natureza forte, com influência forte ou fraca, ou de natureza fraca, com influência forte ou fraca, gerando formas de socialização que podem influenciar a continuidade dos estudos na EJA.
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A primeira delas tratou da realização de um perfil dos estudantes da EJA/Ensino Médio em Porto Alegre, o qual apontou para a existência de uma maioria jovem nessa modalidade de ensino. A segunda etapa da coleta de dados consistiu na realização de entrevistas que retomaram as trajetórias de vida dos jovens estudantes da EJA, visando à identificação das redes de relações sociais que podem influenciar a continuidade ou a retomada dos estudos. Afirma-se, com base nos dados analisados, que as redes de relações sociais influenciam o processo de escolarização dos jovens de maneira a fazer com que retomem os estudos ou permaneçam na escola. A partir da análise realizada, foram identificados tipos de vínculos distintos que atuam sobre as trajetórias de vida, orientando a escolarização. Esses laços permitem novas formas de socialização por meio das redes de relações sociais. Foram identificados quatro tipos de redes, a saber: redes orientadas por projetos (desejo), redes familiares, redes orientadas por laços de amizade e redes institucionais. Os vínculos construídos podem ser de natureza forte, com influência forte ou fraca, ou de natureza fraca, com influência forte ou fraca, gerando formas de socialização que podem influenciar a continuidade dos estudos na EJA.This thesis readdresses the problems involved in school access and retention rates from the perspective of Youth and Adult Education Programs in Brazil (EJA, acronym in Brazilian Portuguese). EJA is an alternative to young and adult students who did not achieve success in their development during regular school, whether due to failure or to evasion. Considering the significant presence of the youth in Youth and Adult Education Programs, the sample of research subjects is composed of young people, in order to provide some understanding of EJA’s juvenilization process. The main goal of this study was to understand how social networks work on the life stories of young people in terms of influencing the continuity of studies in EJA. The research was conducted in two phases. The first stage involved describing the profile of EJA/High School students in Porto Alegre, south of Brazil. The results point to the existence of a majority of young people among the students of this education form. The second stage of data collection consisted of interviews to retrieve the life stories of young EJA students so as to identify the social network relationships that may influence the continuity or the resumption of their studies. Based on the analyzed data, it is possible to claim that social relationship networks do influence the schooling process of the youth in a way to cause them to resume or continue their studies. The analysis identified distinct types of bonds that act on the subjects’ life stories as to orient them to schooling. Those ties allow new forms of socialization through the social network relationship. Four types of networks were identified: project-oriented (project-desire), friendship-oriented, family and institutional networks. The ties can be constituted of strong nature, with strong or weak influence, or weak nature, with strong or weak influence, generating forms of socialization that influence the continuity of young people’s studies in EJA.application/pdfporSociologia da educaçãoEducação de jovens e adultosSocializaçãoEscolarizaçãoJuventudeSocializationSocial relationship networksYouthYouth education programsSchoolingEducação de jovens e adultos : como se constitui a influência das redes sociais no acesso e/ou na permanência dos jovens na escola?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964564.pdf000964564.pdfTexto completoapplication/pdf1666870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116476/1/000964564.pdf3ffb1a96ea611df1c96944e187d26f3eMD51TEXT000964564.pdf.txt000964564.pdf.txtExtracted Texttext/plain532179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116476/2/000964564.pdf.txt8071581b4ca6d8310ea1841e11797b1bMD52THUMBNAIL000964564.pdf.jpg000964564.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116476/3/000964564.pdf.jpg4612db7b72864f05d52a678ca29131c5MD5310183/1164762018-10-22 08:11:50.801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116476Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:11:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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