Adaptação em um curso na web usando workflow

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolao, Mariano
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15322
Resumo: A utilização da Web com objetivos educacionais e de treinamento, vem se caracterizando como uma das grandes áreas de pesquisa e aplicação da informática no dia-a-dia das pessoas e empresas. A tecnologia de workflow poderá contribuir decisivamente para a qualidade dos cursos na Web, permitindo que a informação seja apresentada de maneira interativa conduzindo o aprendiz a uma atitude dinâmica, transformando-o num elemento ativo que manipula os recursos na seqüência e velocidade desejados, o que contribui para um aprendizado mais eficiente. A utilização de workflow associada a tecnologia de Agentes fornece o potencial de uma navegação não-linear, onde o usuário dispõe de flexibilidade para determinar o fluxo de apresentação das informações, não vinculado a uma cadeia seqüencial de conteúdos que foram hierarquicamente construídos. Neste contexto, o presente trabalho, apresenta um modelo de aluno especificado através de um modelo de Workflow. Este modelo foi alcançado por meio da análise das interações de uma amostra de alunos em um curso na Web, observando a Teoria Cognitiva dos Estilos de Aprendizagem e a ordem de execução das atividades do curso pelos alunos. A finalidade desta modelagem por workflow tem como objetivo contribuir nas atividades de execução, coordenação, monitoramento e adaptação em cursos na Internet.
id URGS_984e265673f5e54630e311620b18c7a6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15322
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Nicolao, MarianoVicari, Rosa Maria2009-03-06T04:12:40Z2004http://hdl.handle.net/10183/15322000679588A utilização da Web com objetivos educacionais e de treinamento, vem se caracterizando como uma das grandes áreas de pesquisa e aplicação da informática no dia-a-dia das pessoas e empresas. A tecnologia de workflow poderá contribuir decisivamente para a qualidade dos cursos na Web, permitindo que a informação seja apresentada de maneira interativa conduzindo o aprendiz a uma atitude dinâmica, transformando-o num elemento ativo que manipula os recursos na seqüência e velocidade desejados, o que contribui para um aprendizado mais eficiente. A utilização de workflow associada a tecnologia de Agentes fornece o potencial de uma navegação não-linear, onde o usuário dispõe de flexibilidade para determinar o fluxo de apresentação das informações, não vinculado a uma cadeia seqüencial de conteúdos que foram hierarquicamente construídos. Neste contexto, o presente trabalho, apresenta um modelo de aluno especificado através de um modelo de Workflow. Este modelo foi alcançado por meio da análise das interações de uma amostra de alunos em um curso na Web, observando a Teoria Cognitiva dos Estilos de Aprendizagem e a ordem de execução das atividades do curso pelos alunos. A finalidade desta modelagem por workflow tem como objetivo contribuir nas atividades de execução, coordenação, monitoramento e adaptação em cursos na Internet.The use of the Web with educational and training objectives may be identified as one of the great research and application areas of computer science today. The workflow technology will be able to contribute decisively for the quality of the Web courses, allowing the information to be presented in interactive way leading the apprentice to a dynamic attitude, transforming the content management into an active element that manipulates the resources in the desired sequence and speed, contributing for a more efficient learning. The use of dynamic workflows associated the agent technology supplies the potential of a nonlinear navigation, where the user takes profit of system flexibility to determine the flow of presentation of the information, not tied with a sequential chain of contents or a hierarchical structure as they have being constructed. In this context, the present work, develop a student model specified through a workflow model. This model was reached by the analysis of the interactions of a sample of students in a Web course. The Cognitive Theory of the Styles of Learning and the order of execution of the activities of the course for the students have being considered in the model development. The purpose of this workflow modelling was to contribute in the development of a comprehensive model of activities execution, coordination, monitoring and adaptation in courses in the Internet.application/pdfporInformática : EducaçãoEnsino a distânciaWorkflowConceptual modellingStudent modelAdaptação em um curso na web usando workflowAdaptation in a course in the web using workflow info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2004doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000679588.pdf.txt000679588.pdf.txtExtracted Texttext/plain440824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15322/2/000679588.pdf.txt2f3ad142934e88c661edb2f68f072b12MD52ORIGINAL000679588.pdf000679588.pdfTexto completoapplication/pdf3553287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15322/1/000679588.pdfb1cbb8446ba9745df05ae0f77f04a777MD51THUMBNAIL000679588.pdf.jpg000679588.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15322/3/000679588.pdf.jpg107659564b1bd2f343a00d8b553d458dMD5310183/153222021-12-06 05:39:45.367765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15322Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:39:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptação em um curso na web usando workflow
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Adaptation in a course in the web using workflow
title Adaptação em um curso na web usando workflow
spellingShingle Adaptação em um curso na web usando workflow
Nicolao, Mariano
Informática : Educação
Ensino a distância
Workflow
Conceptual modelling
Student model
title_short Adaptação em um curso na web usando workflow
title_full Adaptação em um curso na web usando workflow
title_fullStr Adaptação em um curso na web usando workflow
title_full_unstemmed Adaptação em um curso na web usando workflow
title_sort Adaptação em um curso na web usando workflow
author Nicolao, Mariano
author_facet Nicolao, Mariano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolao, Mariano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vicari, Rosa Maria
contributor_str_mv Vicari, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Informática : Educação
Ensino a distância
topic Informática : Educação
Ensino a distância
Workflow
Conceptual modelling
Student model
dc.subject.eng.fl_str_mv Workflow
Conceptual modelling
Student model
description A utilização da Web com objetivos educacionais e de treinamento, vem se caracterizando como uma das grandes áreas de pesquisa e aplicação da informática no dia-a-dia das pessoas e empresas. A tecnologia de workflow poderá contribuir decisivamente para a qualidade dos cursos na Web, permitindo que a informação seja apresentada de maneira interativa conduzindo o aprendiz a uma atitude dinâmica, transformando-o num elemento ativo que manipula os recursos na seqüência e velocidade desejados, o que contribui para um aprendizado mais eficiente. A utilização de workflow associada a tecnologia de Agentes fornece o potencial de uma navegação não-linear, onde o usuário dispõe de flexibilidade para determinar o fluxo de apresentação das informações, não vinculado a uma cadeia seqüencial de conteúdos que foram hierarquicamente construídos. Neste contexto, o presente trabalho, apresenta um modelo de aluno especificado através de um modelo de Workflow. Este modelo foi alcançado por meio da análise das interações de uma amostra de alunos em um curso na Web, observando a Teoria Cognitiva dos Estilos de Aprendizagem e a ordem de execução das atividades do curso pelos alunos. A finalidade desta modelagem por workflow tem como objetivo contribuir nas atividades de execução, coordenação, monitoramento e adaptação em cursos na Internet.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-03-06T04:12:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15322
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000679588
url http://hdl.handle.net/10183/15322
identifier_str_mv 000679588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15322/2/000679588.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15322/1/000679588.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15322/3/000679588.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f3ad142934e88c661edb2f68f072b12
b1cbb8446ba9745df05ae0f77f04a777
107659564b1bd2f343a00d8b553d458d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085139374407680