Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210389 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado busca investigar as potencialidades na interlocução entre a Robótica Educacional e a Aprendizagem Significativa de conceitos da Matemática. No primeiro capítulo, a pesquisa aborda os elementos e as implicações da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968) no tocante ao processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No segundo capítulo, apresenta-se um relato de experiência da aplicação de oficinas de Robótica Educacional, proporcionada a um grupo de 130 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de cinco escolas do Município de Farroupilha/RS, apresentando as contribuições da Robótica Educacional para a potencialização do aprendizado da Matemática. No terceiro capítulo, busca-se relatar percepções colhidas durante a aplicação de uma oficina de formação continuada, proporcionada à um grupo de professores de Informática do Município de Farroupilha/RS, com objetivo de identificar as percepções desses professores sobre a Robótica Educacional e o Pensamento Computacional, e se utilizam estes conceitos em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a Robótica Educacional, quando planejada enquanto ferramenta pedagógica, pode ser um meio eficiente para potencializar a aprendizagem da Matemática, ao passo que engaja os estudantes de forma lúdica através de experimentações na prática, proporcionando significado aos conceitos abordados. Apesar disso, os professores necessitam de formações e orientações voltadas ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas com Robótica Educacional para incluir atividades que possam desenvolver nos estudantes a competência do Pensamento Computacional, uma vez que demonstraram ser importantes e pouco exploradas em aula. |
id |
URGS_9864d4d2a4046825d32f53f565ab76aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210389 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Zilio, CharleneNobile, Marcia Finimundi2020-06-18T03:35:11Z2020http://hdl.handle.net/10183/210389001115190A presente dissertação de mestrado busca investigar as potencialidades na interlocução entre a Robótica Educacional e a Aprendizagem Significativa de conceitos da Matemática. No primeiro capítulo, a pesquisa aborda os elementos e as implicações da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968) no tocante ao processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No segundo capítulo, apresenta-se um relato de experiência da aplicação de oficinas de Robótica Educacional, proporcionada a um grupo de 130 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de cinco escolas do Município de Farroupilha/RS, apresentando as contribuições da Robótica Educacional para a potencialização do aprendizado da Matemática. No terceiro capítulo, busca-se relatar percepções colhidas durante a aplicação de uma oficina de formação continuada, proporcionada à um grupo de professores de Informática do Município de Farroupilha/RS, com objetivo de identificar as percepções desses professores sobre a Robótica Educacional e o Pensamento Computacional, e se utilizam estes conceitos em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a Robótica Educacional, quando planejada enquanto ferramenta pedagógica, pode ser um meio eficiente para potencializar a aprendizagem da Matemática, ao passo que engaja os estudantes de forma lúdica através de experimentações na prática, proporcionando significado aos conceitos abordados. Apesar disso, os professores necessitam de formações e orientações voltadas ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas com Robótica Educacional para incluir atividades que possam desenvolver nos estudantes a competência do Pensamento Computacional, uma vez que demonstraram ser importantes e pouco exploradas em aula.This masters dissertation seeks to investigate potentialities in the dialogue between Educational Robotics and the meaningful learning of concepts of Mathematics. In the first chapter, this research addresses the elements and implications of Ausubel’s Meaningful Learning Theory (1968) regarding the process of teaching and learning mathematical concepts in the early years of elementary school. In the second chapter, an experience report of the application of Educational Robotics workshops is presented, provided to a group of 130-5th grade students from five schools in the town of Farroupilha/RS, aiming to present the contributions of Educational Robotics to potentialize the mathematics learning. In the third chapter, the perceptions collected during the application of a continuing education workshop, provided to a group of Information Technology teachers in the town of Farroupilha are presented aiming to identify the perceptions of these teachers about Educational Robotics and Computational Thinking, and whether they use the concept in their pedagogical practices. It is concluded that the Educational Robotics, when planned as a pedagogical tool, may be an efficient way to potentialize the learning of mathematics, while engaging students in a playful way through practical experiments, providing meaning to the concepts approached. Nevertheless, the teachers need knowledge and guidance concerning the elaboration of pedagogical strategies with Educational Robotics to include activities which can develop the competence of Computational Thinking, as they have proved to be important and little used in class.application/pdfporEnsino de matemáticaRobóticaAprendizagem significativaEducational roboticsMathematics learningMeaningful learningRobótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115190.pdf.txt001115190.pdf.txtExtracted Texttext/plain140039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210389/2/001115190.pdf.txtbe96cc7691d67762e124e3edddabf7b1MD52ORIGINAL001115190.pdfTexto completoapplication/pdf1890205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210389/1/001115190.pdf2f9a35fce718f29580763a9681193694MD5110183/2103892022-09-07 04:58:07.369oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210389Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-07T07:58:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática |
title |
Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática |
spellingShingle |
Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática Zilio, Charlene Ensino de matemática Robótica Aprendizagem significativa Educational robotics Mathematics learning Meaningful learning |
title_short |
Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática |
title_full |
Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática |
title_fullStr |
Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática |
title_full_unstemmed |
Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática |
title_sort |
Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática |
author |
Zilio, Charlene |
author_facet |
Zilio, Charlene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zilio, Charlene |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nobile, Marcia Finimundi |
contributor_str_mv |
Nobile, Marcia Finimundi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Robótica Aprendizagem significativa |
topic |
Ensino de matemática Robótica Aprendizagem significativa Educational robotics Mathematics learning Meaningful learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational robotics Mathematics learning Meaningful learning |
description |
A presente dissertação de mestrado busca investigar as potencialidades na interlocução entre a Robótica Educacional e a Aprendizagem Significativa de conceitos da Matemática. No primeiro capítulo, a pesquisa aborda os elementos e as implicações da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968) no tocante ao processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No segundo capítulo, apresenta-se um relato de experiência da aplicação de oficinas de Robótica Educacional, proporcionada a um grupo de 130 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de cinco escolas do Município de Farroupilha/RS, apresentando as contribuições da Robótica Educacional para a potencialização do aprendizado da Matemática. No terceiro capítulo, busca-se relatar percepções colhidas durante a aplicação de uma oficina de formação continuada, proporcionada à um grupo de professores de Informática do Município de Farroupilha/RS, com objetivo de identificar as percepções desses professores sobre a Robótica Educacional e o Pensamento Computacional, e se utilizam estes conceitos em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a Robótica Educacional, quando planejada enquanto ferramenta pedagógica, pode ser um meio eficiente para potencializar a aprendizagem da Matemática, ao passo que engaja os estudantes de forma lúdica através de experimentações na prática, proporcionando significado aos conceitos abordados. Apesar disso, os professores necessitam de formações e orientações voltadas ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas com Robótica Educacional para incluir atividades que possam desenvolver nos estudantes a competência do Pensamento Computacional, uma vez que demonstraram ser importantes e pouco exploradas em aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-18T03:35:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/210389 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115190 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/210389 |
identifier_str_mv |
001115190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210389/2/001115190.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210389/1/001115190.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be96cc7691d67762e124e3edddabf7b1 2f9a35fce718f29580763a9681193694 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085521957847040 |