Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilio, Charlene
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210389
Resumo: A presente dissertação de mestrado busca investigar as potencialidades na interlocução entre a Robótica Educacional e a Aprendizagem Significativa de conceitos da Matemática. No primeiro capítulo, a pesquisa aborda os elementos e as implicações da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968) no tocante ao processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No segundo capítulo, apresenta-se um relato de experiência da aplicação de oficinas de Robótica Educacional, proporcionada a um grupo de 130 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de cinco escolas do Município de Farroupilha/RS, apresentando as contribuições da Robótica Educacional para a potencialização do aprendizado da Matemática. No terceiro capítulo, busca-se relatar percepções colhidas durante a aplicação de uma oficina de formação continuada, proporcionada à um grupo de professores de Informática do Município de Farroupilha/RS, com objetivo de identificar as percepções desses professores sobre a Robótica Educacional e o Pensamento Computacional, e se utilizam estes conceitos em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a Robótica Educacional, quando planejada enquanto ferramenta pedagógica, pode ser um meio eficiente para potencializar a aprendizagem da Matemática, ao passo que engaja os estudantes de forma lúdica através de experimentações na prática, proporcionando significado aos conceitos abordados. Apesar disso, os professores necessitam de formações e orientações voltadas ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas com Robótica Educacional para incluir atividades que possam desenvolver nos estudantes a competência do Pensamento Computacional, uma vez que demonstraram ser importantes e pouco exploradas em aula.
id URGS_9864d4d2a4046825d32f53f565ab76aa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210389
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Zilio, CharleneNobile, Marcia Finimundi2020-06-18T03:35:11Z2020http://hdl.handle.net/10183/210389001115190A presente dissertação de mestrado busca investigar as potencialidades na interlocução entre a Robótica Educacional e a Aprendizagem Significativa de conceitos da Matemática. No primeiro capítulo, a pesquisa aborda os elementos e as implicações da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968) no tocante ao processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No segundo capítulo, apresenta-se um relato de experiência da aplicação de oficinas de Robótica Educacional, proporcionada a um grupo de 130 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de cinco escolas do Município de Farroupilha/RS, apresentando as contribuições da Robótica Educacional para a potencialização do aprendizado da Matemática. No terceiro capítulo, busca-se relatar percepções colhidas durante a aplicação de uma oficina de formação continuada, proporcionada à um grupo de professores de Informática do Município de Farroupilha/RS, com objetivo de identificar as percepções desses professores sobre a Robótica Educacional e o Pensamento Computacional, e se utilizam estes conceitos em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a Robótica Educacional, quando planejada enquanto ferramenta pedagógica, pode ser um meio eficiente para potencializar a aprendizagem da Matemática, ao passo que engaja os estudantes de forma lúdica através de experimentações na prática, proporcionando significado aos conceitos abordados. Apesar disso, os professores necessitam de formações e orientações voltadas ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas com Robótica Educacional para incluir atividades que possam desenvolver nos estudantes a competência do Pensamento Computacional, uma vez que demonstraram ser importantes e pouco exploradas em aula.This masters dissertation seeks to investigate potentialities in the dialogue between Educational Robotics and the meaningful learning of concepts of Mathematics. In the first chapter, this research addresses the elements and implications of Ausubel’s Meaningful Learning Theory (1968) regarding the process of teaching and learning mathematical concepts in the early years of elementary school. In the second chapter, an experience report of the application of Educational Robotics workshops is presented, provided to a group of 130-5th grade students from five schools in the town of Farroupilha/RS, aiming to present the contributions of Educational Robotics to potentialize the mathematics learning. In the third chapter, the perceptions collected during the application of a continuing education workshop, provided to a group of Information Technology teachers in the town of Farroupilha are presented aiming to identify the perceptions of these teachers about Educational Robotics and Computational Thinking, and whether they use the concept in their pedagogical practices. It is concluded that the Educational Robotics, when planned as a pedagogical tool, may be an efficient way to potentialize the learning of mathematics, while engaging students in a playful way through practical experiments, providing meaning to the concepts approached. Nevertheless, the teachers need knowledge and guidance concerning the elaboration of pedagogical strategies with Educational Robotics to include activities which can develop the competence of Computational Thinking, as they have proved to be important and little used in class.application/pdfporEnsino de matemáticaRobóticaAprendizagem significativaEducational roboticsMathematics learningMeaningful learningRobótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115190.pdf.txt001115190.pdf.txtExtracted Texttext/plain140039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210389/2/001115190.pdf.txtbe96cc7691d67762e124e3edddabf7b1MD52ORIGINAL001115190.pdfTexto completoapplication/pdf1890205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210389/1/001115190.pdf2f9a35fce718f29580763a9681193694MD5110183/2103892022-09-07 04:58:07.369oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210389Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-07T07:58:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática
title Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática
spellingShingle Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática
Zilio, Charlene
Ensino de matemática
Robótica
Aprendizagem significativa
Educational robotics
Mathematics learning
Meaningful learning
title_short Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática
title_full Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática
title_fullStr Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática
title_sort Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática
author Zilio, Charlene
author_facet Zilio, Charlene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zilio, Charlene
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nobile, Marcia Finimundi
contributor_str_mv Nobile, Marcia Finimundi
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Robótica
Aprendizagem significativa
topic Ensino de matemática
Robótica
Aprendizagem significativa
Educational robotics
Mathematics learning
Meaningful learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational robotics
Mathematics learning
Meaningful learning
description A presente dissertação de mestrado busca investigar as potencialidades na interlocução entre a Robótica Educacional e a Aprendizagem Significativa de conceitos da Matemática. No primeiro capítulo, a pesquisa aborda os elementos e as implicações da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968) no tocante ao processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No segundo capítulo, apresenta-se um relato de experiência da aplicação de oficinas de Robótica Educacional, proporcionada a um grupo de 130 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de cinco escolas do Município de Farroupilha/RS, apresentando as contribuições da Robótica Educacional para a potencialização do aprendizado da Matemática. No terceiro capítulo, busca-se relatar percepções colhidas durante a aplicação de uma oficina de formação continuada, proporcionada à um grupo de professores de Informática do Município de Farroupilha/RS, com objetivo de identificar as percepções desses professores sobre a Robótica Educacional e o Pensamento Computacional, e se utilizam estes conceitos em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a Robótica Educacional, quando planejada enquanto ferramenta pedagógica, pode ser um meio eficiente para potencializar a aprendizagem da Matemática, ao passo que engaja os estudantes de forma lúdica através de experimentações na prática, proporcionando significado aos conceitos abordados. Apesar disso, os professores necessitam de formações e orientações voltadas ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas com Robótica Educacional para incluir atividades que possam desenvolver nos estudantes a competência do Pensamento Computacional, uma vez que demonstraram ser importantes e pouco exploradas em aula.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-18T03:35:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210389
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115190
url http://hdl.handle.net/10183/210389
identifier_str_mv 001115190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210389/2/001115190.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210389/1/001115190.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be96cc7691d67762e124e3edddabf7b1
2f9a35fce718f29580763a9681193694
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085521957847040