Mestre King : corporalidade(s) negra(s) no ensino da dança em Salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luziana Cavalli de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189878
Resumo: O presente estudo descreve princípios da prática pedagógica de Raimundo Bispo dos Santos, Mestre King e o processo de emergência de uma corporalidade negra no ensino e prática cênica em dança na cidade de Salvador. Busca- se descrever sua prática a partir dos devirem histórico-sociais locais circunscritos na emergência e valorização dos símbolos da diáspora negra na tessitura cultural e política no período. O fazer em dança é atravessado por processos de fusão e hibridização de diferentes referenciais técnicos expressivos, os quais se expressam na sua abordagem didática e no movimento corporal. Percebe-se que estes processos possibilitaram encaminhamento de novas corporalidades para a dança cênica local, visto que sua prática para o campo da Dança em geral e da dança afro em particular na cidade de Salvador. A discussão está sendo pautada no conceito de encruzilhada a partir das autoras Leda Maria Martins e Renata Lima e Silva, para as quais as práticas corporais afro brasileiras, seus fluxos poéticos e estéticos são compreendidos a partir dos trânsitos interculturais na formação das expressões de matriz africana na sociedade brasileira, compondo o próprio cerne dessas manifestações. Para a coleta de informações das características do seu fazer, utiliza-se a pesquisa em história oral e a microanálise em história. As narrativas individuais de alunos- bailarinos que articulam -se a registros imagéticos, documentos em arquivos com jornais e revistas e dados mapeados na bibliografia especializada. O estudo apontou para formas de sistematização de um fazer artístico pedagógico em dança, fortemente referenciado nas corporalidades negras locais, incorporando sentido político de contínua negociação a espaços e fazeres hegemônicos em dança na cidade.
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