Mestre King : corporalidade(s) negra(s) no ensino da dança em Salvador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189878 |
Resumo: | O presente estudo descreve princípios da prática pedagógica de Raimundo Bispo dos Santos, Mestre King e o processo de emergência de uma corporalidade negra no ensino e prática cênica em dança na cidade de Salvador. Busca- se descrever sua prática a partir dos devirem histórico-sociais locais circunscritos na emergência e valorização dos símbolos da diáspora negra na tessitura cultural e política no período. O fazer em dança é atravessado por processos de fusão e hibridização de diferentes referenciais técnicos expressivos, os quais se expressam na sua abordagem didática e no movimento corporal. Percebe-se que estes processos possibilitaram encaminhamento de novas corporalidades para a dança cênica local, visto que sua prática para o campo da Dança em geral e da dança afro em particular na cidade de Salvador. A discussão está sendo pautada no conceito de encruzilhada a partir das autoras Leda Maria Martins e Renata Lima e Silva, para as quais as práticas corporais afro brasileiras, seus fluxos poéticos e estéticos são compreendidos a partir dos trânsitos interculturais na formação das expressões de matriz africana na sociedade brasileira, compondo o próprio cerne dessas manifestações. Para a coleta de informações das características do seu fazer, utiliza-se a pesquisa em história oral e a microanálise em história. As narrativas individuais de alunos- bailarinos que articulam -se a registros imagéticos, documentos em arquivos com jornais e revistas e dados mapeados na bibliografia especializada. O estudo apontou para formas de sistematização de um fazer artístico pedagógico em dança, fortemente referenciado nas corporalidades negras locais, incorporando sentido político de contínua negociação a espaços e fazeres hegemônicos em dança na cidade. |
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Oliveira, Luziana Cavalli deSilva, Suzane Weber daAlcântara, Celina Nunes de2019-04-02T04:10:16Z2018http://hdl.handle.net/10183/189878001089457O presente estudo descreve princípios da prática pedagógica de Raimundo Bispo dos Santos, Mestre King e o processo de emergência de uma corporalidade negra no ensino e prática cênica em dança na cidade de Salvador. Busca- se descrever sua prática a partir dos devirem histórico-sociais locais circunscritos na emergência e valorização dos símbolos da diáspora negra na tessitura cultural e política no período. O fazer em dança é atravessado por processos de fusão e hibridização de diferentes referenciais técnicos expressivos, os quais se expressam na sua abordagem didática e no movimento corporal. Percebe-se que estes processos possibilitaram encaminhamento de novas corporalidades para a dança cênica local, visto que sua prática para o campo da Dança em geral e da dança afro em particular na cidade de Salvador. A discussão está sendo pautada no conceito de encruzilhada a partir das autoras Leda Maria Martins e Renata Lima e Silva, para as quais as práticas corporais afro brasileiras, seus fluxos poéticos e estéticos são compreendidos a partir dos trânsitos interculturais na formação das expressões de matriz africana na sociedade brasileira, compondo o próprio cerne dessas manifestações. Para a coleta de informações das características do seu fazer, utiliza-se a pesquisa em história oral e a microanálise em história. As narrativas individuais de alunos- bailarinos que articulam -se a registros imagéticos, documentos em arquivos com jornais e revistas e dados mapeados na bibliografia especializada. O estudo apontou para formas de sistematização de um fazer artístico pedagógico em dança, fortemente referenciado nas corporalidades negras locais, incorporando sentido político de contínua negociação a espaços e fazeres hegemônicos em dança na cidade.The present study describes principles of the pedagogical practice of Raimundo Bispo dos Santos, Mestre King and the process of emergence of a black corporality in the teaching and scenic practice in dance in the city of Salvador. It seeks to describe its practice from the local historical-social decircumscribed in the emergence and valorization of the symbols of the black diaspora in the cultural and political fabric in the period. The doing in dance is crossed by processes of fusion and hybridization of different expressive technical references, which express their didactic approach and body movement. It can be seen that these processes allowed for the forwarding of new corporalities to the local scenic dance, since its practice for the field of Dance in general and Afro dance in particular in the city of Salvador. The discussion is based on the concept of crossroads based on the authors Leda Maria Martins and Renata Lima e Silva, for whom Afro Brazilian corporal practices, their poetic and aesthetic flows are understood from intercultural transits in the formation of African matrix expressions in Brazilian society, forming the very core of these manifestations. For the collection of information of the characteristics of its do, it is used the research in oral history and the micro-analysis in history. The individual narratives of student-dancers that articulate themselves to imagery records, documents in files with newspapers and magazines and data mapped in the specialized bibliography. The study pointed to forms of systematization of an artistic pedagogical work in dance, strongly referenced in local black corporalities, incorporating political sense of continuous negotiation to spaces and hegemonic practices in dance in the city.application/pdfporDança negraDança : HistóriaBlack danceHistory of dancePedagogy in danceMestre King : corporalidade(s) negra(s) no ensino da dança em Salvadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089457.pdf.txt001089457.pdf.txtExtracted Texttext/plain356547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189878/2/001089457.pdf.txt9a050179966a8445bc4138157651981aMD52ORIGINAL001089457.pdfTexto completoapplication/pdf4063841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189878/1/001089457.pdf58f39791e44658ddb4edf1e740bcc373MD5110183/1898782019-04-25 02:36:42.630044oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189878Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-25T05:36:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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