Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230413 |
Resumo: | A presente pesquisa parte do processo investigativo da autora em resgatar as memórias que a constituem enquanto mulher preta e artista. Recupera-se as matrizes negras que se localizam nas camadas de história do estado do Rio Grande do Sul e que fazem parte de sua história enquanto um corpo afro-atlântico. Reconhece na trajetória de Mestra Iara Deodoro um campo fértil e potente de um fazer criativo, artístico e pedagógico em Dança Afro-Gaúcha, que rompe com as barreiras impostas pelo processo colonial. Ela traz a corporalidade negra como narrativa central para pensarmos nossa existência enquanto pessoas pretas, reafirmando a existência da descendência africana como corpo de conhecimento na formação da sociedade gaúcha. O Grupo Afro-Sul de Música e Dança foi palco, sala de ensaio, camarim e a avenida da sua trajetória de vida, território onde seu sonho e amor pela arte criou uma metodologia de dança que sistematizou e reuniu conhecimentos técnicos, poéticos e saberes ancestrais. A pesquisa tem como objetivo investigar e analisar os princípios técnicos desenvolvidos e organizados pela Mestra, a partir do seu fazer pedagógico nas aulas de Danças-Afro, oferecidas no Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomode. Propõe-se um estudo do movimento e do gesto inspirados na Mitologia Africana, sendo os itãs, sua fonte de inspiração. A metodologia do estudo se configura em uma abordagem qualitativa, inspirada na etnografia, tendo como ferramentas de análise a observação-participante, registros audiovisuais e escritos das aulas, além de entrevista semiestruturada com Iara Deodoro. |
id |
UFRGS-2_801465f8e444320a8fab6f908355e1f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230413 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dorneles, Natália ProençaDantas, Monica Fagundes2021-10-01T04:26:56Z2020http://hdl.handle.net/10183/230413001129421A presente pesquisa parte do processo investigativo da autora em resgatar as memórias que a constituem enquanto mulher preta e artista. Recupera-se as matrizes negras que se localizam nas camadas de história do estado do Rio Grande do Sul e que fazem parte de sua história enquanto um corpo afro-atlântico. Reconhece na trajetória de Mestra Iara Deodoro um campo fértil e potente de um fazer criativo, artístico e pedagógico em Dança Afro-Gaúcha, que rompe com as barreiras impostas pelo processo colonial. Ela traz a corporalidade negra como narrativa central para pensarmos nossa existência enquanto pessoas pretas, reafirmando a existência da descendência africana como corpo de conhecimento na formação da sociedade gaúcha. O Grupo Afro-Sul de Música e Dança foi palco, sala de ensaio, camarim e a avenida da sua trajetória de vida, território onde seu sonho e amor pela arte criou uma metodologia de dança que sistematizou e reuniu conhecimentos técnicos, poéticos e saberes ancestrais. A pesquisa tem como objetivo investigar e analisar os princípios técnicos desenvolvidos e organizados pela Mestra, a partir do seu fazer pedagógico nas aulas de Danças-Afro, oferecidas no Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomode. Propõe-se um estudo do movimento e do gesto inspirados na Mitologia Africana, sendo os itãs, sua fonte de inspiração. A metodologia do estudo se configura em uma abordagem qualitativa, inspirada na etnografia, tendo como ferramentas de análise a observação-participante, registros audiovisuais e escritos das aulas, além de entrevista semiestruturada com Iara Deodoro.The following research starts with the author's investigative process of rescuing the memories that compose her as a black woman and artist, reclaiming the black origins that are part of her history as an “Afro-Atlantic” body and which are located in the sheets of Rio Grande do Sul state’s history. The author recognizes in Master Iara Deodoro's path a rich and powerful field for creative, artistic and pedagogical work through Afro-Gaúcha Dance, which breaks the barriers imposed by the colonial process and brings the black corporeity as the central element to think our existence as black people, reaffirming the existence of African ancestry as a “body of knowledge” in the formation of Rio Grande do Sul society. The Grupo de Dança Afro-Sul e Música Gaúcha was the stage, rehearsal room, dressing room and the avenue of her life history and path, a place where her dream and her love for art created a dance method that systematized and brought together technical, poetic and ancestral knowledge. Research aims to investigate and analyze the technical principles developed and organized by the Master, based on her pedagogical practice in Afro-Dance classes, offered at the Sociocultural Afro-Sul Odomode Institute. It proposes a study of movement and gesture inspired by African Mythology, with Itã being its source of inspiration. The study's methodology is configured in a qualitative approach, inspired by ethnography, having as analysis tools the participant observation, audiovisual and written records of the classes, and semi-structured interview with Iara Deodoro.application/pdfporHistória da dançaPedagogiaDança afro-brasileiraBlack dancesDance historyPedagogy of danceIara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2020Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129421.pdf.txt001129421.pdf.txtExtracted Texttext/plain210769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230413/2/001129421.pdf.txt127a71b81884763307cd3da523208f3eMD52ORIGINAL001129421.pdfTexto completoapplication/pdf2946107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230413/1/001129421.pdfede7f9d2c7d6472937edf92e370bb410MD5110183/2304132022-06-15 04:49:34.250239oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230413Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:49:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul |
title |
Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul Dorneles, Natália Proença História da dança Pedagogia Dança afro-brasileira Black dances Dance history Pedagogy of dance |
title_short |
Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul |
title_full |
Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul |
title_sort |
Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul |
author |
Dorneles, Natália Proença |
author_facet |
Dorneles, Natália Proença |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorneles, Natália Proença |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Monica Fagundes |
contributor_str_mv |
Dantas, Monica Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da dança Pedagogia Dança afro-brasileira |
topic |
História da dança Pedagogia Dança afro-brasileira Black dances Dance history Pedagogy of dance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Black dances Dance history Pedagogy of dance |
description |
A presente pesquisa parte do processo investigativo da autora em resgatar as memórias que a constituem enquanto mulher preta e artista. Recupera-se as matrizes negras que se localizam nas camadas de história do estado do Rio Grande do Sul e que fazem parte de sua história enquanto um corpo afro-atlântico. Reconhece na trajetória de Mestra Iara Deodoro um campo fértil e potente de um fazer criativo, artístico e pedagógico em Dança Afro-Gaúcha, que rompe com as barreiras impostas pelo processo colonial. Ela traz a corporalidade negra como narrativa central para pensarmos nossa existência enquanto pessoas pretas, reafirmando a existência da descendência africana como corpo de conhecimento na formação da sociedade gaúcha. O Grupo Afro-Sul de Música e Dança foi palco, sala de ensaio, camarim e a avenida da sua trajetória de vida, território onde seu sonho e amor pela arte criou uma metodologia de dança que sistematizou e reuniu conhecimentos técnicos, poéticos e saberes ancestrais. A pesquisa tem como objetivo investigar e analisar os princípios técnicos desenvolvidos e organizados pela Mestra, a partir do seu fazer pedagógico nas aulas de Danças-Afro, oferecidas no Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomode. Propõe-se um estudo do movimento e do gesto inspirados na Mitologia Africana, sendo os itãs, sua fonte de inspiração. A metodologia do estudo se configura em uma abordagem qualitativa, inspirada na etnografia, tendo como ferramentas de análise a observação-participante, registros audiovisuais e escritos das aulas, além de entrevista semiestruturada com Iara Deodoro. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-01T04:26:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230413 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001129421 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230413 |
identifier_str_mv |
001129421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230413/2/001129421.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230413/1/001129421.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
127a71b81884763307cd3da523208f3e ede7f9d2c7d6472937edf92e370bb410 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224613274845184 |