Um estudo sobre elementos matemáticos em contos de Malba Tahan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zwiernik, Luara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233018
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo contos do autor-personagem Malba Tahan, com o intuito de responder a pergunta diretriz “como e quais elementos matemáticos emergem e são abordados em contos de Malba Tahan?”. A partir desta problemática, busca-se perceber se o autor explicita a intencionalidade de ensinar matemática através de suas narrativas e analisar como a relação matemática e literatura é estabelecida nesses contos. A trajetória de Malba Tahan chama atenção por este ser um docente à frente de seu tempo, buscando alternativas para o ensino, pautado no tradicionalismo e no algebrismo, que predominava na época. Seu best-seller “O homem que calculava” não é a única obra que apresenta a relação matemática e literatura na narrativa, encontramos contos em que elementos matemáticos emergem em sua narrativa em livros que são coletâneas de contos. Os contos analisados nesta pesquisa foram retirados dos livros “Céu de Allah”, “Maktub”, “O gato do cheique e outras lendas” e “O livro de Aladim”. Estes apresentam os elementos matemáticos ora de forma explícita ora implícita na narrativa, articulada com as situações vivenciadas pelos personagens e com o contexto árabe, que é uma característica marcante do autor-personagem Malba Tahan. Dentre os diversos elementos matemáticos que constatamos, destaca-se aqueles que propiciam o que chamamos de “violentar o pensamento lógico”, que se caracterizam como situações originadas de desafios que o leitor pode julgar impossíveis de serem solucionados em um primeiro momento, mas cuja solução surpreende ao fazer uso de algum procedimento, conceito ou propriedade matemáticos. Esta pesquisa evidencia a relevância dos contos de Malba Tahan, por sua riqueza criativa e potencial pedagógico, considerando-os um legado para a Educação Matemática.
id URGS_9a36916a4e41c97601be3fee462bf209
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233018
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Zwiernik, LuaraDalcin, Andréia2021-12-16T04:30:09Z2021http://hdl.handle.net/10183/233018001134965Esta pesquisa tem como objeto de estudo contos do autor-personagem Malba Tahan, com o intuito de responder a pergunta diretriz “como e quais elementos matemáticos emergem e são abordados em contos de Malba Tahan?”. A partir desta problemática, busca-se perceber se o autor explicita a intencionalidade de ensinar matemática através de suas narrativas e analisar como a relação matemática e literatura é estabelecida nesses contos. A trajetória de Malba Tahan chama atenção por este ser um docente à frente de seu tempo, buscando alternativas para o ensino, pautado no tradicionalismo e no algebrismo, que predominava na época. Seu best-seller “O homem que calculava” não é a única obra que apresenta a relação matemática e literatura na narrativa, encontramos contos em que elementos matemáticos emergem em sua narrativa em livros que são coletâneas de contos. Os contos analisados nesta pesquisa foram retirados dos livros “Céu de Allah”, “Maktub”, “O gato do cheique e outras lendas” e “O livro de Aladim”. Estes apresentam os elementos matemáticos ora de forma explícita ora implícita na narrativa, articulada com as situações vivenciadas pelos personagens e com o contexto árabe, que é uma característica marcante do autor-personagem Malba Tahan. Dentre os diversos elementos matemáticos que constatamos, destaca-se aqueles que propiciam o que chamamos de “violentar o pensamento lógico”, que se caracterizam como situações originadas de desafios que o leitor pode julgar impossíveis de serem solucionados em um primeiro momento, mas cuja solução surpreende ao fazer uso de algum procedimento, conceito ou propriedade matemáticos. Esta pesquisa evidencia a relevância dos contos de Malba Tahan, por sua riqueza criativa e potencial pedagógico, considerando-os um legado para a Educação Matemática.This research has as its object of study the author- character Malba Tahan’s tales, with the purpose of answering the guideline question “how and which mathematical elements emerge and are addressed in Malba Tahan’s tales?”. Based on this matter, we seek to understand if the author makes explicit the intentionality of teaching mathematics through his narratives and analyze how the relation between mathematics and literature is stablished in these tales. Malba Tahan’s path draws attention because he was a teacher ahead of his time, seeking alternatives to teaching, based on traditionalism and algebraism, which predominated at the time. His best-seller “The man who counted” is not the only work that shows the relation between mathematics and literature in its narrative, we find tales in which mathematical elements emerge in its narrative in books of tales collections. The tales analyzed in this research were taken from the books “Allah’s Heaven”, “Maktub”, “The cheik’s cat and other myths” and “The Book of Aladdin”. These present the mathematical elements either explicitly or implicitly in the narrative, articulated with the situations experienced by the characters and with the Arab background, which is an outstanding characteristic of the author-character Malba Tahan. Among the several mathematical elements we noted, stands out those that provide what we call “violent logical thinking” which are characterized as situations arising from challenges that the reader may judge impossible to solve at first, but whose solution surprises by making use of some procedure, concept or mathematical property. This research highlights the relevance of Malba Tahan's tales, for their creative richness and pedagogical potential, considering them a legacy for Mathematics Education.application/pdfporEducação MatemáticaMatemática escolarContosUm estudo sobre elementos matemáticos em contos de Malba Tahaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134965.pdf.txt001134965.pdf.txtExtracted Texttext/plain190267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233018/2/001134965.pdf.txt80adb7d9f095bebd79a18c17604465deMD52ORIGINAL001134965.pdfTexto completoapplication/pdf1658667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233018/1/001134965.pdfe0b7e376148a1fceafb897cd52bf24c7MD5110183/2330182022-01-07 05:30:02.415729oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-01-07T07:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre elementos matemáticos em contos de Malba Tahan
title Um estudo sobre elementos matemáticos em contos de Malba Tahan
spellingShingle Um estudo sobre elementos matemáticos em contos de Malba Tahan
Zwiernik, Luara
Educação Matemática
Matemática escolar
Contos
title_short Um estudo sobre elementos matemáticos em contos de Malba Tahan
title_full Um estudo sobre elementos matemáticos em contos de Malba Tahan
title_fullStr Um estudo sobre elementos matemáticos em contos de Malba Tahan
title_full_unstemmed Um estudo sobre elementos matemáticos em contos de Malba Tahan
title_sort Um estudo sobre elementos matemáticos em contos de Malba Tahan
author Zwiernik, Luara
author_facet Zwiernik, Luara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zwiernik, Luara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalcin, Andréia
contributor_str_mv Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Matemática escolar
Contos
topic Educação Matemática
Matemática escolar
Contos
description Esta pesquisa tem como objeto de estudo contos do autor-personagem Malba Tahan, com o intuito de responder a pergunta diretriz “como e quais elementos matemáticos emergem e são abordados em contos de Malba Tahan?”. A partir desta problemática, busca-se perceber se o autor explicita a intencionalidade de ensinar matemática através de suas narrativas e analisar como a relação matemática e literatura é estabelecida nesses contos. A trajetória de Malba Tahan chama atenção por este ser um docente à frente de seu tempo, buscando alternativas para o ensino, pautado no tradicionalismo e no algebrismo, que predominava na época. Seu best-seller “O homem que calculava” não é a única obra que apresenta a relação matemática e literatura na narrativa, encontramos contos em que elementos matemáticos emergem em sua narrativa em livros que são coletâneas de contos. Os contos analisados nesta pesquisa foram retirados dos livros “Céu de Allah”, “Maktub”, “O gato do cheique e outras lendas” e “O livro de Aladim”. Estes apresentam os elementos matemáticos ora de forma explícita ora implícita na narrativa, articulada com as situações vivenciadas pelos personagens e com o contexto árabe, que é uma característica marcante do autor-personagem Malba Tahan. Dentre os diversos elementos matemáticos que constatamos, destaca-se aqueles que propiciam o que chamamos de “violentar o pensamento lógico”, que se caracterizam como situações originadas de desafios que o leitor pode julgar impossíveis de serem solucionados em um primeiro momento, mas cuja solução surpreende ao fazer uso de algum procedimento, conceito ou propriedade matemáticos. Esta pesquisa evidencia a relevância dos contos de Malba Tahan, por sua riqueza criativa e potencial pedagógico, considerando-os um legado para a Educação Matemática.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-16T04:30:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233018
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001134965
url http://hdl.handle.net/10183/233018
identifier_str_mv 001134965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233018/2/001134965.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233018/1/001134965.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 80adb7d9f095bebd79a18c17604465de
e0b7e376148a1fceafb897cd52bf24c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085570911666176