As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais acerca das concepções epistemológicas e na relação com a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maurente, Viviane Maciel Machado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131914
Resumo: A Tese de Doutorado titulada “ As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos Anos Iniciais acerca das concepções epistemológicas em sua relação com a prática pedagógica” tem como objetivos: - investigar como a epistemologia, enquanto saber social e pessoal na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem sido discutida nas produções acadêmico-científicas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC); - identificar as concepções epistemológicas dos professores que atuam nos Anos Iniciais e como essa concepção se apresenta em suas práticas educativas; - dialogar e refletir em decorrência de um curso de formação continuada sobre a concepção epistemológica de ontem, de hoje e do amanhã, e como essas concepções influenciaram, influenciam e poderão influenciar a prática educativa na escola; - verificar, a partir de um curso de formação continuada se existe a possibilidade de se construir um diálogo entre um teórico-prático da educação, Paulo Freire, com um teórico da epistemologia, Gaston Bachelard, e se esse diálogo pode fazer parte das práticas educativas na escola. O primeiro artigo se propôs a verificar como a ciência enquanto saber social e pessoal na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem sido discutido nas produções acadêmico-científicas do ENPEC. A sua justificativa está em conhecer o que as pesquisas na área de Educação em Ciências estão discutindo acerca da ciência nos Anos Iniciais. As atas do Enpec mostraram que a maior parte das produções acadêmico-científicas estão direcionadas para metodologias de ensino da disciplina curricular de ciências na escola. O segundo artigo buscou verificar junto aos professores que atuam nos Anos Iniciais no município de São Luiz Gonzaga/RS qual a concepção de ciência e como essa concepção está inserida em suas práticas educativas. Foi constatado que os professores têm uma concepção de ciência positivista, indo ao encontro dos resultados encontrados no primeiro artigo. O terceiro artigo buscou fomentar, através de um curso de formação continuada outras possibilidades de se discutir e pensar a ciência na escola. O curso de formação continuada teve como objetivo discutir a História da Ciência culminando com o diálogo entre Paulo Freire e Gaston Bachelard na perspectiva de inclusão desses dois pensadores nas práticas educativas na escola. Portanto, durante o percurso de elaboração dessa pesquisa algumas rupturas ocorreram em decorrência do diálogo e reflexão que foi se firmando a partir das sinalizações encontradas nos trabalhos acadêmico-científicos, no conhecimento dos professores e por último em suas necessidades de transformar as suas práticas educativas.
id URGS_9a3a1515e6386555b04f02d666eaaf35
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131914
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Maurente, Viviane Maciel MachadoPorciuncula, Lisiane de OliveiraDel Pino, Jose Claudio2016-01-16T02:42:22Z2015http://hdl.handle.net/10183/131914000980928A Tese de Doutorado titulada “ As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos Anos Iniciais acerca das concepções epistemológicas em sua relação com a prática pedagógica” tem como objetivos: - investigar como a epistemologia, enquanto saber social e pessoal na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem sido discutida nas produções acadêmico-científicas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC); - identificar as concepções epistemológicas dos professores que atuam nos Anos Iniciais e como essa concepção se apresenta em suas práticas educativas; - dialogar e refletir em decorrência de um curso de formação continuada sobre a concepção epistemológica de ontem, de hoje e do amanhã, e como essas concepções influenciaram, influenciam e poderão influenciar a prática educativa na escola; - verificar, a partir de um curso de formação continuada se existe a possibilidade de se construir um diálogo entre um teórico-prático da educação, Paulo Freire, com um teórico da epistemologia, Gaston Bachelard, e se esse diálogo pode fazer parte das práticas educativas na escola. O primeiro artigo se propôs a verificar como a ciência enquanto saber social e pessoal na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem sido discutido nas produções acadêmico-científicas do ENPEC. A sua justificativa está em conhecer o que as pesquisas na área de Educação em Ciências estão discutindo acerca da ciência nos Anos Iniciais. As atas do Enpec mostraram que a maior parte das produções acadêmico-científicas estão direcionadas para metodologias de ensino da disciplina curricular de ciências na escola. O segundo artigo buscou verificar junto aos professores que atuam nos Anos Iniciais no município de São Luiz Gonzaga/RS qual a concepção de ciência e como essa concepção está inserida em suas práticas educativas. Foi constatado que os professores têm uma concepção de ciência positivista, indo ao encontro dos resultados encontrados no primeiro artigo. O terceiro artigo buscou fomentar, através de um curso de formação continuada outras possibilidades de se discutir e pensar a ciência na escola. O curso de formação continuada teve como objetivo discutir a História da Ciência culminando com o diálogo entre Paulo Freire e Gaston Bachelard na perspectiva de inclusão desses dois pensadores nas práticas educativas na escola. Portanto, durante o percurso de elaboração dessa pesquisa algumas rupturas ocorreram em decorrência do diálogo e reflexão que foi se firmando a partir das sinalizações encontradas nos trabalhos acadêmico-científicos, no conhecimento dos professores e por último em suas necessidades de transformar as suas práticas educativas.The Doctoral Thesis entitled "The contributions of a continuing training course for teachers who work in Early Years about the epistemological concepts in their relation to the pedagogical practice" aims to: - investigate how epistemology, while knowing social and personal in Early Childhood Education and Early Years of elementary school, it has been discussed in academic and scientific productions of the National Research Meeting in Science Teaching (ENPEC); - Identify the epistemological conceptions of teachers working in Early Years and how this concept is presented in their educational practices; - Dialogue and reflect as a result of a continuing education course on the epistemological conception of yesterday, today and tomorrow, and how these views influenced, influence and may influence the educational practice at school; - Check, from a continuing education course if there is a possibility of building a dialogue between a theoretical and practical education, Paulo Freire, with a theoretical epistemology, Gaston Bachelard, and this dialogue can be part of educational practices in school.The first article set out to see how science as knowledge and social staff in Early Childhood Education and Elementary Education Early Years has been discussed in academic-scientific production of ENPEC. Its justification lies in knowing what the research in Science in Education area are discussing about science in the Early Years. The minutes of Enpec showed that most of the academic-scientific productions are directed to teaching methodologies of curriculum subject of science at school. The second article sought to verify with teachers working in Early Years in São Luiz Gonzaga / RS which the design science and how this concept is embedded in their educational practices. It has been found that teachers have a conception of positivist science, meeting the results found in the first article. The third paper aims to promote, through a continuing training course other possibilities to discuss and think about science in school. The continuing education course was the purpose of discussing the History of Science culminating in the dialogue between Paulo Freire and Gaston Bachelard in the context of inclusion of these two thinkers in educational practices at school. Therefore, during the course of preparation of this research some ruptures occurred as a result of dialogue and reflection that there was increasing from the signals found in academic and scientific work, knowledge of teachers and last in their needs to transform their educational practices.application/pdfporFormação de professoresEducação continuadaEpistemologiaPrática pedagógicaEnsino de ciênciasEducação infantilEnpec minutesConception of scienceContinuing educationAs contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais acerca das concepções epistemológicas e na relação com a prática pedagógicaThe contributions of a teacher continuous training course that act in the early years of the designs about epistemological and your relationship with educational practice info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980928.pdf000980928.pdfTexto completoapplication/pdf1220501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131914/1/000980928.pdf32c54cffccc8dd9ad07fbf6b2a0ae55bMD51TEXT000980928.pdf.txt000980928.pdf.txtExtracted Texttext/plain311217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131914/2/000980928.pdf.txt7c5b6cf796cde69d1254ce068dbdbc73MD52THUMBNAIL000980928.pdf.jpg000980928.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131914/3/000980928.pdf.jpga02eb4e12b6acf6a15dbc9a25c5da6f8MD5310183/1319142018-10-25 10:13:50.418oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131914Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T13:13:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais acerca das concepções epistemológicas e na relação com a prática pedagógica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The contributions of a teacher continuous training course that act in the early years of the designs about epistemological and your relationship with educational practice
title As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais acerca das concepções epistemológicas e na relação com a prática pedagógica
spellingShingle As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais acerca das concepções epistemológicas e na relação com a prática pedagógica
Maurente, Viviane Maciel Machado
Formação de professores
Educação continuada
Epistemologia
Prática pedagógica
Ensino de ciências
Educação infantil
Enpec minutes
Conception of science
Continuing education
title_short As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais acerca das concepções epistemológicas e na relação com a prática pedagógica
title_full As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais acerca das concepções epistemológicas e na relação com a prática pedagógica
title_fullStr As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais acerca das concepções epistemológicas e na relação com a prática pedagógica
title_full_unstemmed As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais acerca das concepções epistemológicas e na relação com a prática pedagógica
title_sort As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais acerca das concepções epistemológicas e na relação com a prática pedagógica
author Maurente, Viviane Maciel Machado
author_facet Maurente, Viviane Maciel Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maurente, Viviane Maciel Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porciuncula, Lisiane de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Del Pino, Jose Claudio
contributor_str_mv Porciuncula, Lisiane de Oliveira
Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação continuada
Epistemologia
Prática pedagógica
Ensino de ciências
Educação infantil
topic Formação de professores
Educação continuada
Epistemologia
Prática pedagógica
Ensino de ciências
Educação infantil
Enpec minutes
Conception of science
Continuing education
dc.subject.eng.fl_str_mv Enpec minutes
Conception of science
Continuing education
description A Tese de Doutorado titulada “ As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos Anos Iniciais acerca das concepções epistemológicas em sua relação com a prática pedagógica” tem como objetivos: - investigar como a epistemologia, enquanto saber social e pessoal na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem sido discutida nas produções acadêmico-científicas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC); - identificar as concepções epistemológicas dos professores que atuam nos Anos Iniciais e como essa concepção se apresenta em suas práticas educativas; - dialogar e refletir em decorrência de um curso de formação continuada sobre a concepção epistemológica de ontem, de hoje e do amanhã, e como essas concepções influenciaram, influenciam e poderão influenciar a prática educativa na escola; - verificar, a partir de um curso de formação continuada se existe a possibilidade de se construir um diálogo entre um teórico-prático da educação, Paulo Freire, com um teórico da epistemologia, Gaston Bachelard, e se esse diálogo pode fazer parte das práticas educativas na escola. O primeiro artigo se propôs a verificar como a ciência enquanto saber social e pessoal na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem sido discutido nas produções acadêmico-científicas do ENPEC. A sua justificativa está em conhecer o que as pesquisas na área de Educação em Ciências estão discutindo acerca da ciência nos Anos Iniciais. As atas do Enpec mostraram que a maior parte das produções acadêmico-científicas estão direcionadas para metodologias de ensino da disciplina curricular de ciências na escola. O segundo artigo buscou verificar junto aos professores que atuam nos Anos Iniciais no município de São Luiz Gonzaga/RS qual a concepção de ciência e como essa concepção está inserida em suas práticas educativas. Foi constatado que os professores têm uma concepção de ciência positivista, indo ao encontro dos resultados encontrados no primeiro artigo. O terceiro artigo buscou fomentar, através de um curso de formação continuada outras possibilidades de se discutir e pensar a ciência na escola. O curso de formação continuada teve como objetivo discutir a História da Ciência culminando com o diálogo entre Paulo Freire e Gaston Bachelard na perspectiva de inclusão desses dois pensadores nas práticas educativas na escola. Portanto, durante o percurso de elaboração dessa pesquisa algumas rupturas ocorreram em decorrência do diálogo e reflexão que foi se firmando a partir das sinalizações encontradas nos trabalhos acadêmico-científicos, no conhecimento dos professores e por último em suas necessidades de transformar as suas práticas educativas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-16T02:42:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131914
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980928
url http://hdl.handle.net/10183/131914
identifier_str_mv 000980928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131914/1/000980928.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131914/2/000980928.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131914/3/000980928.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 32c54cffccc8dd9ad07fbf6b2a0ae55b
7c5b6cf796cde69d1254ce068dbdbc73
a02eb4e12b6acf6a15dbc9a25c5da6f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085347102556160