A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Rafaela Moraes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262625
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar como a auto-exposição profissional nas mídias sociais Instagram e TikTok impactam a visão de carreira dos Millennials e da Geração Z. “TikTokização das profissões” foi adotado nesta pesquisa como uma expressão para descrever a exposição nas mídias sociais Instagram e TikTok como uma estratégia de promoção profissional no mercado de trabalho atual. Portanto, ressalta-se que este não é um estudo focado na mídia social TikTok. São levantados no referencial teórico conceitos sobre gerações e estudos sobre carreira, assim como o histórico da popularização da web 2.0 no mundo do trabalho e a transformação das mídias sociais em ferramentas profissionais. A investigação empírica foi conduzida pelo método Análise de Conteúdo, onde são analisados comentários em publicações de mídias sociais que discutem a relação destas mídias com a auto-exposição profissional no mercado de trabalho. A partir da análise dos dados, conclui-se que Millennials e Geração Z são inevitavelmente afetadas pelas novas dinâmicas mercadológicas, e que a autopromoção nas mídias digitais precisam ser adotadas com cautela.
id URGS_9a70d15802c0648570ff04f64c2a5128
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262625
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cardoso, Rafaela MoraesPrimo, Alessandra Teixeira2023-07-25T03:38:14Z2023http://hdl.handle.net/10183/262625001173527Esta dissertação tem como objetivo analisar como a auto-exposição profissional nas mídias sociais Instagram e TikTok impactam a visão de carreira dos Millennials e da Geração Z. “TikTokização das profissões” foi adotado nesta pesquisa como uma expressão para descrever a exposição nas mídias sociais Instagram e TikTok como uma estratégia de promoção profissional no mercado de trabalho atual. Portanto, ressalta-se que este não é um estudo focado na mídia social TikTok. São levantados no referencial teórico conceitos sobre gerações e estudos sobre carreira, assim como o histórico da popularização da web 2.0 no mundo do trabalho e a transformação das mídias sociais em ferramentas profissionais. A investigação empírica foi conduzida pelo método Análise de Conteúdo, onde são analisados comentários em publicações de mídias sociais que discutem a relação destas mídias com a auto-exposição profissional no mercado de trabalho. A partir da análise dos dados, conclui-se que Millennials e Geração Z são inevitavelmente afetadas pelas novas dinâmicas mercadológicas, e que a autopromoção nas mídias digitais precisam ser adotadas com cautela.This theses aims to analyze how professional self-exposure on social media Instagram and TikTok impact the career vision of Millennials and Generation Z. “TikTokization of professions” was adopted in this research as a neologism to describe exposure on social media Instagram and TikTok as a professional promotion strategy in the current job market. Therefore, it is emphasized that this is not a study focused on the TikTok social media. Concepts about generations and career studies are raised in the theoretical framework, as well as the history of the popularization of web 2.0 in the world of work and the transformation of social media into professional tools. The empirical investigation is triggered by the content analysis method, where comments on social media publications that discuss the relationship of these media with professional self-exposure in the labor market are analyzed. From the analysis of the data, it is concluded that Millennials and Generation Z are supported by the new market dynamics, and that self-promotion in digital media needs to be adopted with caution.application/pdfporGeração ZMídias sociaisMercado de trabalhoTiktokization of professionsSocial mediaMillennialsGeneration ZA influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTokinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173527.pdf.txt001173527.pdf.txtExtracted Texttext/plain226372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262625/2/001173527.pdf.txt599a5e7809d2fbbebf8cb28f8fc1097eMD52ORIGINAL001173527.pdfTexto completoapplication/pdf18720711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262625/1/001173527.pdfd6e124c07ed7cdbfab8c40251fb53fa8MD5110183/2626252023-07-26 03:31:19.259714oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-26T06:31:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok
title A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok
spellingShingle A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok
Cardoso, Rafaela Moraes
Geração Z
Mídias sociais
Mercado de trabalho
Tiktokization of professions
Social media
Millennials
Generation Z
title_short A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok
title_full A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok
title_fullStr A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok
title_full_unstemmed A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok
title_sort A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok
author Cardoso, Rafaela Moraes
author_facet Cardoso, Rafaela Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Rafaela Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
contributor_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Geração Z
Mídias sociais
Mercado de trabalho
topic Geração Z
Mídias sociais
Mercado de trabalho
Tiktokization of professions
Social media
Millennials
Generation Z
dc.subject.eng.fl_str_mv Tiktokization of professions
Social media
Millennials
Generation Z
description Esta dissertação tem como objetivo analisar como a auto-exposição profissional nas mídias sociais Instagram e TikTok impactam a visão de carreira dos Millennials e da Geração Z. “TikTokização das profissões” foi adotado nesta pesquisa como uma expressão para descrever a exposição nas mídias sociais Instagram e TikTok como uma estratégia de promoção profissional no mercado de trabalho atual. Portanto, ressalta-se que este não é um estudo focado na mídia social TikTok. São levantados no referencial teórico conceitos sobre gerações e estudos sobre carreira, assim como o histórico da popularização da web 2.0 no mundo do trabalho e a transformação das mídias sociais em ferramentas profissionais. A investigação empírica foi conduzida pelo método Análise de Conteúdo, onde são analisados comentários em publicações de mídias sociais que discutem a relação destas mídias com a auto-exposição profissional no mercado de trabalho. A partir da análise dos dados, conclui-se que Millennials e Geração Z são inevitavelmente afetadas pelas novas dinâmicas mercadológicas, e que a autopromoção nas mídias digitais precisam ser adotadas com cautela.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-25T03:38:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262625
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173527
url http://hdl.handle.net/10183/262625
identifier_str_mv 001173527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262625/2/001173527.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262625/1/001173527.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 599a5e7809d2fbbebf8cb28f8fc1097e
d6e124c07ed7cdbfab8c40251fb53fa8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085623694884864