A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262625 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar como a auto-exposição profissional nas mídias sociais Instagram e TikTok impactam a visão de carreira dos Millennials e da Geração Z. “TikTokização das profissões” foi adotado nesta pesquisa como uma expressão para descrever a exposição nas mídias sociais Instagram e TikTok como uma estratégia de promoção profissional no mercado de trabalho atual. Portanto, ressalta-se que este não é um estudo focado na mídia social TikTok. São levantados no referencial teórico conceitos sobre gerações e estudos sobre carreira, assim como o histórico da popularização da web 2.0 no mundo do trabalho e a transformação das mídias sociais em ferramentas profissionais. A investigação empírica foi conduzida pelo método Análise de Conteúdo, onde são analisados comentários em publicações de mídias sociais que discutem a relação destas mídias com a auto-exposição profissional no mercado de trabalho. A partir da análise dos dados, conclui-se que Millennials e Geração Z são inevitavelmente afetadas pelas novas dinâmicas mercadológicas, e que a autopromoção nas mídias digitais precisam ser adotadas com cautela. |
id |
URGS_9a70d15802c0648570ff04f64c2a5128 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262625 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Cardoso, Rafaela MoraesPrimo, Alessandra Teixeira2023-07-25T03:38:14Z2023http://hdl.handle.net/10183/262625001173527Esta dissertação tem como objetivo analisar como a auto-exposição profissional nas mídias sociais Instagram e TikTok impactam a visão de carreira dos Millennials e da Geração Z. “TikTokização das profissões” foi adotado nesta pesquisa como uma expressão para descrever a exposição nas mídias sociais Instagram e TikTok como uma estratégia de promoção profissional no mercado de trabalho atual. Portanto, ressalta-se que este não é um estudo focado na mídia social TikTok. São levantados no referencial teórico conceitos sobre gerações e estudos sobre carreira, assim como o histórico da popularização da web 2.0 no mundo do trabalho e a transformação das mídias sociais em ferramentas profissionais. A investigação empírica foi conduzida pelo método Análise de Conteúdo, onde são analisados comentários em publicações de mídias sociais que discutem a relação destas mídias com a auto-exposição profissional no mercado de trabalho. A partir da análise dos dados, conclui-se que Millennials e Geração Z são inevitavelmente afetadas pelas novas dinâmicas mercadológicas, e que a autopromoção nas mídias digitais precisam ser adotadas com cautela.This theses aims to analyze how professional self-exposure on social media Instagram and TikTok impact the career vision of Millennials and Generation Z. “TikTokization of professions” was adopted in this research as a neologism to describe exposure on social media Instagram and TikTok as a professional promotion strategy in the current job market. Therefore, it is emphasized that this is not a study focused on the TikTok social media. Concepts about generations and career studies are raised in the theoretical framework, as well as the history of the popularization of web 2.0 in the world of work and the transformation of social media into professional tools. The empirical investigation is triggered by the content analysis method, where comments on social media publications that discuss the relationship of these media with professional self-exposure in the labor market are analyzed. From the analysis of the data, it is concluded that Millennials and Generation Z are supported by the new market dynamics, and that self-promotion in digital media needs to be adopted with caution.application/pdfporGeração ZMídias sociaisMercado de trabalhoTiktokization of professionsSocial mediaMillennialsGeneration ZA influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTokinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173527.pdf.txt001173527.pdf.txtExtracted Texttext/plain226372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262625/2/001173527.pdf.txt599a5e7809d2fbbebf8cb28f8fc1097eMD52ORIGINAL001173527.pdfTexto completoapplication/pdf18720711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262625/1/001173527.pdfd6e124c07ed7cdbfab8c40251fb53fa8MD5110183/2626252023-07-26 03:31:19.259714oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-26T06:31:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok |
title |
A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok |
spellingShingle |
A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok Cardoso, Rafaela Moraes Geração Z Mídias sociais Mercado de trabalho Tiktokization of professions Social media Millennials Generation Z |
title_short |
A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok |
title_full |
A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok |
title_fullStr |
A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok |
title_full_unstemmed |
A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok |
title_sort |
A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok |
author |
Cardoso, Rafaela Moraes |
author_facet |
Cardoso, Rafaela Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Rafaela Moraes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira |
contributor_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geração Z Mídias sociais Mercado de trabalho |
topic |
Geração Z Mídias sociais Mercado de trabalho Tiktokization of professions Social media Millennials Generation Z |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Tiktokization of professions Social media Millennials Generation Z |
description |
Esta dissertação tem como objetivo analisar como a auto-exposição profissional nas mídias sociais Instagram e TikTok impactam a visão de carreira dos Millennials e da Geração Z. “TikTokização das profissões” foi adotado nesta pesquisa como uma expressão para descrever a exposição nas mídias sociais Instagram e TikTok como uma estratégia de promoção profissional no mercado de trabalho atual. Portanto, ressalta-se que este não é um estudo focado na mídia social TikTok. São levantados no referencial teórico conceitos sobre gerações e estudos sobre carreira, assim como o histórico da popularização da web 2.0 no mundo do trabalho e a transformação das mídias sociais em ferramentas profissionais. A investigação empírica foi conduzida pelo método Análise de Conteúdo, onde são analisados comentários em publicações de mídias sociais que discutem a relação destas mídias com a auto-exposição profissional no mercado de trabalho. A partir da análise dos dados, conclui-se que Millennials e Geração Z são inevitavelmente afetadas pelas novas dinâmicas mercadológicas, e que a autopromoção nas mídias digitais precisam ser adotadas com cautela. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-25T03:38:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262625 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173527 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262625 |
identifier_str_mv |
001173527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262625/2/001173527.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262625/1/001173527.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
599a5e7809d2fbbebf8cb28f8fc1097e d6e124c07ed7cdbfab8c40251fb53fa8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085623694884864 |