Universities going global? comparative perspectives on the internationalization of postgraduate education in Brazil and Finland
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204963 |
Resumo: | Esta tese discute como indivíduos nos contextos de pós-graduação brasileiro e finlandês processam mudanças na universidade conforme a internacionalização ocorre. Ela problematiza como mudança, poder e ação política se desdobram através dos campos de ação social – política nacional, instituição educativa, trabalho acadêmico – que compõem cada contexto. A pesquisa que sustentou essa dissertação foi organizada como um estudo de caso comparado baseado na análise qualitativa de entrevistas semiestruturadas com formuladores de políticas, líderes institucionais e acadêmicos envolvidos na internacionalização da pós-graduação no Brasil e na Finlândia. A base teórica lida com o caráter político da universidade da mudança em educação superior, combinando estudos de educação superior e pensamento social brasileiro, abordando autores como Alvaro Vieira Pinto, Burton Clark, Darcy Ribeiro, Denise Leite, Ernani Maria Fiori, Florestan Fernandes, Jussi Välimaa e Paulo Freire. Ela também conecta globalização e internacionalização a partir de uma perspectiva crítica, considerando as obras de Fred Halliday, Immanuel Wallerstein, Milton Santos, Sharon Stein e Simon Marginson. Situada no paradigma crítico, a pesquisa desdobrou a categoria da mudança explorando contexto e esquemas de ação; e a categoria do poder interpretando mediação técnica e mediação política. As consciências dos indivíduos sobre as relações entre seus trabalhos e a internacionalização foram buscadas como fonte de entendimento sobre o que muda quando as universidades se globalizam. Entre os múltiplos sentidos que emergiram das posições diferenciais dos indivíduos nos campos, foi possível detectar padrões que permitem entender como indivíduos no Brasil e na Finlândia se relacionam com o campo global de educação superior. Há descompassos quanto ao que as universidades devem alcançar com a internacionalização, e como elas devem fazê-lo, tanto dentro quanto entre os campos de ação social. Contudo, a aprendizagem e o capital social resultantes das experiências de internacionalização equipam os indivíduos com habilidades estratégicas para progredir dentro dos esquemas hierárquicos das instituições, fortalecendo suas possibilidades de adentrar arenas de decisão onde podem se tornar agentes de mudança. A estrutura de oportunidades para passar por esse processo é menos desigual na Finlândia, onde a internacionalização da educação superior é mais integral, e redes de instituições atuam para alcançar as metas das estratégias nacional e institucionais. No Brasil, a pós-graduação é mais dependente do direcionamento estatal, e indivíduos e instituições encontram muitos desafios para se globalizarem – entre eles, a dificuldade para operar na língua inglesa. De modo geral, a mudança promovida pela internacionalização nas universidades se relaciona com duas tarefas ético-políticas fundamentais: a interação com o Outro ou a Outra e a estrutura de oportunidades para participar na tomada de decisões. |
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Miorando, Bernardo SfredoLeite, Denise Balarine Cavalheiro2020-01-28T04:11:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/204963001110975Esta tese discute como indivíduos nos contextos de pós-graduação brasileiro e finlandês processam mudanças na universidade conforme a internacionalização ocorre. Ela problematiza como mudança, poder e ação política se desdobram através dos campos de ação social – política nacional, instituição educativa, trabalho acadêmico – que compõem cada contexto. A pesquisa que sustentou essa dissertação foi organizada como um estudo de caso comparado baseado na análise qualitativa de entrevistas semiestruturadas com formuladores de políticas, líderes institucionais e acadêmicos envolvidos na internacionalização da pós-graduação no Brasil e na Finlândia. A base teórica lida com o caráter político da universidade da mudança em educação superior, combinando estudos de educação superior e pensamento social brasileiro, abordando autores como Alvaro Vieira Pinto, Burton Clark, Darcy Ribeiro, Denise Leite, Ernani Maria Fiori, Florestan Fernandes, Jussi Välimaa e Paulo Freire. Ela também conecta globalização e internacionalização a partir de uma perspectiva crítica, considerando as obras de Fred Halliday, Immanuel Wallerstein, Milton Santos, Sharon Stein e Simon Marginson. Situada no paradigma crítico, a pesquisa desdobrou a categoria da mudança explorando contexto e esquemas de ação; e a categoria do poder interpretando mediação técnica e mediação política. As consciências dos indivíduos sobre as relações entre seus trabalhos e a internacionalização foram buscadas como fonte de entendimento sobre o que muda quando as universidades se globalizam. Entre os múltiplos sentidos que emergiram das posições diferenciais dos indivíduos nos campos, foi possível detectar padrões que permitem entender como indivíduos no Brasil e na Finlândia se relacionam com o campo global de educação superior. Há descompassos quanto ao que as universidades devem alcançar com a internacionalização, e como elas devem fazê-lo, tanto dentro quanto entre os campos de ação social. Contudo, a aprendizagem e o capital social resultantes das experiências de internacionalização equipam os indivíduos com habilidades estratégicas para progredir dentro dos esquemas hierárquicos das instituições, fortalecendo suas possibilidades de adentrar arenas de decisão onde podem se tornar agentes de mudança. A estrutura de oportunidades para passar por esse processo é menos desigual na Finlândia, onde a internacionalização da educação superior é mais integral, e redes de instituições atuam para alcançar as metas das estratégias nacional e institucionais. No Brasil, a pós-graduação é mais dependente do direcionamento estatal, e indivíduos e instituições encontram muitos desafios para se globalizarem – entre eles, a dificuldade para operar na língua inglesa. De modo geral, a mudança promovida pela internacionalização nas universidades se relaciona com duas tarefas ético-políticas fundamentais: a interação com o Outro ou a Outra e a estrutura de oportunidades para participar na tomada de decisões.This dissertation discusses how individuals in Brazilian and Finnish contexts of postgraduate education are processing changes in university as internationalization takes place. It problematizes how change, power and political action unfold across the fields of social action – national policy, educational institution, academic work – that compose each context. The research supporting this dissertation was organized as a comparative case study based on the qualitative analysis of semi-structured interviews with Brazilian and Finnish policy makers, institutional leaders and scholars involved with the internationalization of postgraduate education. The theoretical background deals with the political character of university and of higher education change, combining higher education studies and Brazilian social thought, approaching authors such as Alvaro Vieira Pinto, Burton Clark, Darcy Ribeiro, Denise Leite, Ernani Maria Fiori, Florestan Fernandes, Jussi Välimaa and Paulo Freire. It also connects globalization and internationalization from a critical perspective, considering the works by Fred Halliday, Immanuel Wallerstein, Milton Santos, Sharon Stein and Simon Marginson. Situated in the critical paradigm, the research unpacked the category of change by exploring context and action schemes; and the category of power by interpreting technical mediation and political mediation. The individuals’ consciousnesses about the relations between their work and internationalization were sought as a source for understanding what changes when universities go global. Among the multiple meanings which emerged from individuals’ differential positions in the fields, it was possible to construe patterns that support understanding how individuals in Brazil and Finland relate to the global field of higher education. There are mismatches as to what universities are to accomplish with internationalization, and how to do that, both inside and among the fields of social action. However, the learning and the social capital resulting from internationalization experiences equip individuals with strategic skills to progress within the hierarchical scheme of institutions, strengthening their possibilities of entering arenas of decision where they can become agents of change. The structure of opportunities to do so is less unequal in Finland, where internationalization of higher education is more comprehensive, and networks of institutions act to achieve the goals of national and institutional strategies. In Brazil, postgraduate education is more dependent on steering by the state, and individuals and institutions face many challenges to go global – among them the difficulty to operate in English language. Overall, the change brought about by internationalization in universities relates to two fundamental ethical-political tasks: the interaction with the Other and the structure of opportunities to participate in decision-making.application/pdfengPós-GraduaçãoEducação superiorInternacionalizaçãoFinlândiaPostgraduate educationCritical internationalization studiesComparative higher educationUniversities going global? comparative perspectives on the internationalization of postgraduate education in Brazil and Finlandinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110975.pdf.txt001110975.pdf.txtExtracted Texttext/plain852163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204963/2/001110975.pdf.txtb5a46829d13368c4267f4fca6aacaa2dMD52ORIGINAL001110975.pdfTexto completo (inglês)application/pdf2311510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204963/1/001110975.pdf3a9465432562fe214eeb47d6ba0772f3MD5110183/2049632021-05-26 04:28:35.142179oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204963Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-26T07:28:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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