Muitas notas vão entrar, mas a base é uma só : recorrências no processo composicional de Tom Jobim
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189901 |
Resumo: | A obra de Tom Jobim se extende num percurso produtivo que ultrapassa os quarenta anos abrangendo canções, composições instrumentais e sinfônicas. Constata-se nestas obras a presença de materiais composicionais recorrentes (elementos motívicos, temáticos, melódicos, harmônicos, rítmicos, sonoros) que dão origem a grupos de composições unidas pela utilização de um mesmo material composicional. Estes grupos constituem o que chamaremos de “recorrências”. O objetivo deste trabalho consiste em elucidar e compreender as estratégias composicionais estabelecidas por Tom Jobim a partir destes materiais composicionais recorrentes. A análise e audição da obra jobiniana teve como referência o “Cancioneiro Jobim”, edição de partituras para piano dividida em cinco volumes, além de partituras manuscritas digitalizadas e disponibilizadas no site do Instituto Antonio Carlos Jobim. Os materiais composicionais revelaram a existência de funcionalidades que os classifica em dois tipos: materiais de sustentação e/ou materiais de representação. Estão inseridos em vinte e seis recorrências, divididas em seis categorias. Constatou-se que a dinâmica estabelecida na composição, utilização e interação destes materiais delineou um percurso que ampliará os limites da forma canção no decorrer da obra jobiniana. |
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Teixeira, Clairton RosadoChaves, Celso Giannetti Loureiro2019-04-02T04:10:29Z2018http://hdl.handle.net/10183/189901001089443A obra de Tom Jobim se extende num percurso produtivo que ultrapassa os quarenta anos abrangendo canções, composições instrumentais e sinfônicas. Constata-se nestas obras a presença de materiais composicionais recorrentes (elementos motívicos, temáticos, melódicos, harmônicos, rítmicos, sonoros) que dão origem a grupos de composições unidas pela utilização de um mesmo material composicional. Estes grupos constituem o que chamaremos de “recorrências”. O objetivo deste trabalho consiste em elucidar e compreender as estratégias composicionais estabelecidas por Tom Jobim a partir destes materiais composicionais recorrentes. A análise e audição da obra jobiniana teve como referência o “Cancioneiro Jobim”, edição de partituras para piano dividida em cinco volumes, além de partituras manuscritas digitalizadas e disponibilizadas no site do Instituto Antonio Carlos Jobim. Os materiais composicionais revelaram a existência de funcionalidades que os classifica em dois tipos: materiais de sustentação e/ou materiais de representação. Estão inseridos em vinte e seis recorrências, divididas em seis categorias. Constatou-se que a dinâmica estabelecida na composição, utilização e interação destes materiais delineou um percurso que ampliará os limites da forma canção no decorrer da obra jobiniana.The work of Tom Jobim extends in a productive course that exceeds the forty years covering songs, instrumental and symphonic compositions. The presence of recurrent compositional materials (motive, thematic, melodic, harmonic, rhythmic, sound elements) gives rise to groups of compositions united by the use of the same compositional material. These groups constitute what we will call "recurrences." The objective of this work is to elucidate and understand the compositional strategies established by Tom Jobim from these recurrent compositional materials. The analysis and audition of Jobim's work had as reference the "Cancioneiro Jobim", edition of sheet music for piano divided into five volumes, in addition to scanned handwritten scores available on the website of Instituto Antonio Carlos Jobim. The compositional materials revealed the existence of functionalities that classified them into two types: support materials and/or materials of representation. They are inserted in twenty-six recurrences, divided into six categories. It was verified that the established dynamics in the composition, use and interaction of these materials delineated a course that will extend the limits of the song form during the Jobim's work.application/pdfporJobim, Tom, 1927-1994Processo composicionalCançãoMúsica brasileiraCompositional processBrazilian musicSongRecurrencesMuitas notas vão entrar, mas a base é uma só : recorrências no processo composicional de Tom Jobiminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089443.pdf.txt001089443.pdf.txtExtracted Texttext/plain248453http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189901/2/001089443.pdf.txt388dfa2cc9a4979d255919b9ae7afcabMD52ORIGINAL001089443.pdfTexto completoapplication/pdf36374397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189901/1/001089443.pdf041edc5444134b864cca6e9573137919MD5110183/1899012019-04-03 04:15:42.080066oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-03T07:15:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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