Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barp, Jeferson
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152765
Resumo: Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência didática que envolveu a aplicação de um módulo para inserir a Física no nono (9º) ano do Ensino Fundamental através da metodologia de projetos de pesquisa. A aplicação ocorreu em uma escola pública da rede municipal de Porto Alegre, RS, no período de outubro a dezembro de 2015. O módulo baseou-se no referencial teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na perspectiva metodológica e pedagógica do ensino por projetos de Fernando Hernández e Montserrat Ventura. Descreve-se em detalhe o planejamento didático, os recursos utilizados e a sequência de encontros que mostra como a dinâmica evoluiu e os resultados que foram possíveis alcançar. O texto oferece também uma revisão da literatura em que a relevância, as vantagens e certas dificuldades do ensino por projetos são discutidas. Os resultados indicam que é possível inserir e trabalhar a Física no Ensino Fundamental através do ensino por projetos, que os alunos se envolveram positivamente, que a metodologia utilizada conseguiu instigar os estudantes à pesquisa e ao desenvolvimento de sua aprendizagem. Indicam que essa estratégia pode ser uma alternativa didática útil para professores de ciências que não se sentem à vontade, ou não se sentem preparados para abordar explicitamente conteúdos de física no Ensino Fundamental, proporcionando um ambiente colaborativo, em que alunos e professores se envolvem e constroem juntos. Mostram também que o esforço na busca de alternativas para alcançar uma educação científica com significado para os aprendizes é possível e precisa ser incentivado. Ao final, há um produto educacional em formato de texto de apoio ao professor que visa auxiliar e motivar os professores a fazerem uso do ensino por projetos.
id URGS_9c092c9ca70bd6d69e24cc6af36fc833
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152765
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Barp, JefersonMassoni, Neusa Teresinha2017-02-18T02:43:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/152765001011753Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência didática que envolveu a aplicação de um módulo para inserir a Física no nono (9º) ano do Ensino Fundamental através da metodologia de projetos de pesquisa. A aplicação ocorreu em uma escola pública da rede municipal de Porto Alegre, RS, no período de outubro a dezembro de 2015. O módulo baseou-se no referencial teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na perspectiva metodológica e pedagógica do ensino por projetos de Fernando Hernández e Montserrat Ventura. Descreve-se em detalhe o planejamento didático, os recursos utilizados e a sequência de encontros que mostra como a dinâmica evoluiu e os resultados que foram possíveis alcançar. O texto oferece também uma revisão da literatura em que a relevância, as vantagens e certas dificuldades do ensino por projetos são discutidas. Os resultados indicam que é possível inserir e trabalhar a Física no Ensino Fundamental através do ensino por projetos, que os alunos se envolveram positivamente, que a metodologia utilizada conseguiu instigar os estudantes à pesquisa e ao desenvolvimento de sua aprendizagem. Indicam que essa estratégia pode ser uma alternativa didática útil para professores de ciências que não se sentem à vontade, ou não se sentem preparados para abordar explicitamente conteúdos de física no Ensino Fundamental, proporcionando um ambiente colaborativo, em que alunos e professores se envolvem e constroem juntos. Mostram também que o esforço na busca de alternativas para alcançar uma educação científica com significado para os aprendizes é possível e precisa ser incentivado. Ao final, há um produto educacional em formato de texto de apoio ao professor que visa auxiliar e motivar os professores a fazerem uso do ensino por projetos.This work aims at reporting a didactical experience which involved the application of a module to insert Physics in the 9th grade from Elementary School by using the methodology of research projects. The application took place in a public municipal school from Porto Alegre, RS, from October to December, 2015. The module was based on the Meaningful Learning Theory by David Ausubel and on the Methodological and Pedagogical perspective of Teaching by Projects by Fernando Hernández and Montserrat Ventura. The didactical planning, the resources used and the sequence of meetings which show the evolution of the dynamics and the results obtained are shown in detail. The text also offers a literature review in which the relevance, the advantages and some difficulties related to the practice of teaching by projects are discussed. The results show that it is possible to insert Physics as a learning subject in Elementary School by means of the methodology of teaching by projects. It is also shown that the students got positively involved and that the methodology employed made the students eager to research and to develop their learning process. It indicates that this strategy may be a useful didactical alternative for Science teachers who feel neither comfortable nor prepared to explicitly approach Physics contents in Elementary School, since it offers a collaborative environment, in which students and teachers get involved and build knowledge together. It also shows that the effort to reach viable alternatives for a significant scientific education which is meaningful for the students is possible and needs to be motivated. In the end, an educational product in text format is offered to the teacher who wants to support and motivate teachers to use the methodology of teaching by projects.application/pdfporEnsino de físicaEnsino fundamentalProjetos de pesquisaMetodologia do ensinoElementary schoolResearch projectsTeaching physicsUma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2016mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001011753.pdf001011753.pdfTexto completoapplication/pdf18052865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152765/1/001011753.pdfc9d7b5903c7d770470c1187382168ae7MD51TEXT001011753.pdf.txt001011753.pdf.txtExtracted Texttext/plain267920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152765/2/001011753.pdf.txte9c689a656de29995e9d5711f8fdedbcMD5210183/1527652017-07-16 02:34:24.427112oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152765Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532017-07-16T05:34:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental
title Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental
spellingShingle Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental
Barp, Jeferson
Ensino de física
Ensino fundamental
Projetos de pesquisa
Metodologia do ensino
Elementary school
Research projects
Teaching physics
title_short Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental
title_full Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental
title_sort Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental
author Barp, Jeferson
author_facet Barp, Jeferson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barp, Jeferson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
contributor_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino fundamental
Projetos de pesquisa
Metodologia do ensino
topic Ensino de física
Ensino fundamental
Projetos de pesquisa
Metodologia do ensino
Elementary school
Research projects
Teaching physics
dc.subject.eng.fl_str_mv Elementary school
Research projects
Teaching physics
description Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência didática que envolveu a aplicação de um módulo para inserir a Física no nono (9º) ano do Ensino Fundamental através da metodologia de projetos de pesquisa. A aplicação ocorreu em uma escola pública da rede municipal de Porto Alegre, RS, no período de outubro a dezembro de 2015. O módulo baseou-se no referencial teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na perspectiva metodológica e pedagógica do ensino por projetos de Fernando Hernández e Montserrat Ventura. Descreve-se em detalhe o planejamento didático, os recursos utilizados e a sequência de encontros que mostra como a dinâmica evoluiu e os resultados que foram possíveis alcançar. O texto oferece também uma revisão da literatura em que a relevância, as vantagens e certas dificuldades do ensino por projetos são discutidas. Os resultados indicam que é possível inserir e trabalhar a Física no Ensino Fundamental através do ensino por projetos, que os alunos se envolveram positivamente, que a metodologia utilizada conseguiu instigar os estudantes à pesquisa e ao desenvolvimento de sua aprendizagem. Indicam que essa estratégia pode ser uma alternativa didática útil para professores de ciências que não se sentem à vontade, ou não se sentem preparados para abordar explicitamente conteúdos de física no Ensino Fundamental, proporcionando um ambiente colaborativo, em que alunos e professores se envolvem e constroem juntos. Mostram também que o esforço na busca de alternativas para alcançar uma educação científica com significado para os aprendizes é possível e precisa ser incentivado. Ao final, há um produto educacional em formato de texto de apoio ao professor que visa auxiliar e motivar os professores a fazerem uso do ensino por projetos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-18T02:43:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/152765
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001011753
url http://hdl.handle.net/10183/152765
identifier_str_mv 001011753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152765/1/001011753.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152765/2/001011753.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c9d7b5903c7d770470c1187382168ae7
e9c689a656de29995e9d5711f8fdedbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085394483511296