Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152765 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência didática que envolveu a aplicação de um módulo para inserir a Física no nono (9º) ano do Ensino Fundamental através da metodologia de projetos de pesquisa. A aplicação ocorreu em uma escola pública da rede municipal de Porto Alegre, RS, no período de outubro a dezembro de 2015. O módulo baseou-se no referencial teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na perspectiva metodológica e pedagógica do ensino por projetos de Fernando Hernández e Montserrat Ventura. Descreve-se em detalhe o planejamento didático, os recursos utilizados e a sequência de encontros que mostra como a dinâmica evoluiu e os resultados que foram possíveis alcançar. O texto oferece também uma revisão da literatura em que a relevância, as vantagens e certas dificuldades do ensino por projetos são discutidas. Os resultados indicam que é possível inserir e trabalhar a Física no Ensino Fundamental através do ensino por projetos, que os alunos se envolveram positivamente, que a metodologia utilizada conseguiu instigar os estudantes à pesquisa e ao desenvolvimento de sua aprendizagem. Indicam que essa estratégia pode ser uma alternativa didática útil para professores de ciências que não se sentem à vontade, ou não se sentem preparados para abordar explicitamente conteúdos de física no Ensino Fundamental, proporcionando um ambiente colaborativo, em que alunos e professores se envolvem e constroem juntos. Mostram também que o esforço na busca de alternativas para alcançar uma educação científica com significado para os aprendizes é possível e precisa ser incentivado. Ao final, há um produto educacional em formato de texto de apoio ao professor que visa auxiliar e motivar os professores a fazerem uso do ensino por projetos. |
id |
URGS_9c092c9ca70bd6d69e24cc6af36fc833 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152765 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Barp, JefersonMassoni, Neusa Teresinha2017-02-18T02:43:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/152765001011753Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência didática que envolveu a aplicação de um módulo para inserir a Física no nono (9º) ano do Ensino Fundamental através da metodologia de projetos de pesquisa. A aplicação ocorreu em uma escola pública da rede municipal de Porto Alegre, RS, no período de outubro a dezembro de 2015. O módulo baseou-se no referencial teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na perspectiva metodológica e pedagógica do ensino por projetos de Fernando Hernández e Montserrat Ventura. Descreve-se em detalhe o planejamento didático, os recursos utilizados e a sequência de encontros que mostra como a dinâmica evoluiu e os resultados que foram possíveis alcançar. O texto oferece também uma revisão da literatura em que a relevância, as vantagens e certas dificuldades do ensino por projetos são discutidas. Os resultados indicam que é possível inserir e trabalhar a Física no Ensino Fundamental através do ensino por projetos, que os alunos se envolveram positivamente, que a metodologia utilizada conseguiu instigar os estudantes à pesquisa e ao desenvolvimento de sua aprendizagem. Indicam que essa estratégia pode ser uma alternativa didática útil para professores de ciências que não se sentem à vontade, ou não se sentem preparados para abordar explicitamente conteúdos de física no Ensino Fundamental, proporcionando um ambiente colaborativo, em que alunos e professores se envolvem e constroem juntos. Mostram também que o esforço na busca de alternativas para alcançar uma educação científica com significado para os aprendizes é possível e precisa ser incentivado. Ao final, há um produto educacional em formato de texto de apoio ao professor que visa auxiliar e motivar os professores a fazerem uso do ensino por projetos.This work aims at reporting a didactical experience which involved the application of a module to insert Physics in the 9th grade from Elementary School by using the methodology of research projects. The application took place in a public municipal school from Porto Alegre, RS, from October to December, 2015. The module was based on the Meaningful Learning Theory by David Ausubel and on the Methodological and Pedagogical perspective of Teaching by Projects by Fernando Hernández and Montserrat Ventura. The didactical planning, the resources used and the sequence of meetings which show the evolution of the dynamics and the results obtained are shown in detail. The text also offers a literature review in which the relevance, the advantages and some difficulties related to the practice of teaching by projects are discussed. The results show that it is possible to insert Physics as a learning subject in Elementary School by means of the methodology of teaching by projects. It is also shown that the students got positively involved and that the methodology employed made the students eager to research and to develop their learning process. It indicates that this strategy may be a useful didactical alternative for Science teachers who feel neither comfortable nor prepared to explicitly approach Physics contents in Elementary School, since it offers a collaborative environment, in which students and teachers get involved and build knowledge together. It also shows that the effort to reach viable alternatives for a significant scientific education which is meaningful for the students is possible and needs to be motivated. In the end, an educational product in text format is offered to the teacher who wants to support and motivate teachers to use the methodology of teaching by projects.application/pdfporEnsino de físicaEnsino fundamentalProjetos de pesquisaMetodologia do ensinoElementary schoolResearch projectsTeaching physicsUma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2016mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001011753.pdf001011753.pdfTexto completoapplication/pdf18052865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152765/1/001011753.pdfc9d7b5903c7d770470c1187382168ae7MD51TEXT001011753.pdf.txt001011753.pdf.txtExtracted Texttext/plain267920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152765/2/001011753.pdf.txte9c689a656de29995e9d5711f8fdedbcMD5210183/1527652017-07-16 02:34:24.427112oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152765Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532017-07-16T05:34:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental |
title |
Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental Barp, Jeferson Ensino de física Ensino fundamental Projetos de pesquisa Metodologia do ensino Elementary school Research projects Teaching physics |
title_short |
Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental |
title_full |
Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental |
author |
Barp, Jeferson |
author_facet |
Barp, Jeferson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barp, Jeferson |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha |
contributor_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino fundamental Projetos de pesquisa Metodologia do ensino |
topic |
Ensino de física Ensino fundamental Projetos de pesquisa Metodologia do ensino Elementary school Research projects Teaching physics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Elementary school Research projects Teaching physics |
description |
Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência didática que envolveu a aplicação de um módulo para inserir a Física no nono (9º) ano do Ensino Fundamental através da metodologia de projetos de pesquisa. A aplicação ocorreu em uma escola pública da rede municipal de Porto Alegre, RS, no período de outubro a dezembro de 2015. O módulo baseou-se no referencial teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na perspectiva metodológica e pedagógica do ensino por projetos de Fernando Hernández e Montserrat Ventura. Descreve-se em detalhe o planejamento didático, os recursos utilizados e a sequência de encontros que mostra como a dinâmica evoluiu e os resultados que foram possíveis alcançar. O texto oferece também uma revisão da literatura em que a relevância, as vantagens e certas dificuldades do ensino por projetos são discutidas. Os resultados indicam que é possível inserir e trabalhar a Física no Ensino Fundamental através do ensino por projetos, que os alunos se envolveram positivamente, que a metodologia utilizada conseguiu instigar os estudantes à pesquisa e ao desenvolvimento de sua aprendizagem. Indicam que essa estratégia pode ser uma alternativa didática útil para professores de ciências que não se sentem à vontade, ou não se sentem preparados para abordar explicitamente conteúdos de física no Ensino Fundamental, proporcionando um ambiente colaborativo, em que alunos e professores se envolvem e constroem juntos. Mostram também que o esforço na busca de alternativas para alcançar uma educação científica com significado para os aprendizes é possível e precisa ser incentivado. Ao final, há um produto educacional em formato de texto de apoio ao professor que visa auxiliar e motivar os professores a fazerem uso do ensino por projetos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-18T02:43:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/152765 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001011753 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/152765 |
identifier_str_mv |
001011753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152765/1/001011753.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152765/2/001011753.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9d7b5903c7d770470c1187382168ae7 e9c689a656de29995e9d5711f8fdedbc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085394483511296 |