O efeito da técnica "K" sobre o desempenho cognitivo, os níveis de ansiedade e do cortisol salivar em adolescentes com desafio cognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kolb, André Michael
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188920
Resumo: Introdução: a ansiedade, atualmente, é definida como uma resposta emocional que busca antecipar determinados acontecimentos. Seus efeitos podem ser diretamente notados em alterações comportamentais, psíquicas, sentimentais e, também, biológicas. Além dos sintomas característicos como tensão muscular, vigilância, comportamentos de cautela/esquiva, taquicardia, algumas influências sobre a aprendizagem de jovens acometidos por tal resposta emocional podem ser notadas. Dificuldade no processo de consolidação e evocação da memória, do foco e da atenção são só alguns dos itens que podem ser alterados por conta da dificuldade em responder de maneira emocionalmente adequada, resultando, assim, em perdas de aprendizagem e de qualidade de vida. Objetivos: apresentar argumentos teóricos para a construção da Técnica “K“, desenvolvida especialmente para o estudo e direcionada a reduzir a ansiedade em jovens, e a realização de um teste piloto, com sua aplicação, visando a coletar e a identificar dados que possam dar suporte à construção de um estudo mais estruturado, embasado e eficaz sobre os efeitos da técnica que está sendo proposta. Métodos: através de um ensaio clínico randomizado, cego, controlado, foram observados os níveis de ansiedade e cortisol salivar de alunos no último ano do ensino médio, antes e após a aplicação da Técnica “K“. A ansiedade foi medida pelo questionário Beck Anxiety Inventory (BAI) e os níveis de cortisol, através da coleta da saliva. Resultados: os escores obtidos através do BAI, antes e após a intervenção, indicam que houve uma redução significativa dos níveis de ansiedade tanto no grupo caso, como no grupo controle, ocorrendo uma variação significativamente maior no grupo caso. Por outro lado, o cortisol salivar apresentou redução estatisticamente significativa tanto para o grupo caso quanto para o controle, quando comparado antes e após a aplicação. Não houve diferença estatística ao comparar os grupos. Houve maior variação dos escores finais em meninas. Ao comparar a diferença nos escores pré e pós aplicação da intervenção em homens e mulheres não teve significância estatística. Os números absolutos dos níveis do cortisol salivar no grupo caso apresentaram uma maior redução. Os resultados das provas não apresentaram variação significativa. Conclusões: esta dissertação fornece evidências de que a Técnica “K“ pode ser uma alternativa para lidar com a ansiedade vivenciada pelos alunos de uma escola privada do ensino médio no Brasil. Além de ampliar o leque de possibilidades visando a novas alternativas para o manejo desta resposta emocional, permite que futuras pesquisas ampliem os dados preliminares obtidos através deste estudo.
id URGS_9d9faf135ecd8ed2c0332d89dcde0c40
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188920
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Kolb, André MichaelRiesgo, Rudimar dos SantosMainieri, Alberto Scofano2019-02-20T02:37:03Z2018http://hdl.handle.net/10183/188920001081734Introdução: a ansiedade, atualmente, é definida como uma resposta emocional que busca antecipar determinados acontecimentos. Seus efeitos podem ser diretamente notados em alterações comportamentais, psíquicas, sentimentais e, também, biológicas. Além dos sintomas característicos como tensão muscular, vigilância, comportamentos de cautela/esquiva, taquicardia, algumas influências sobre a aprendizagem de jovens acometidos por tal resposta emocional podem ser notadas. Dificuldade no processo de consolidação e evocação da memória, do foco e da atenção são só alguns dos itens que podem ser alterados por conta da dificuldade em responder de maneira emocionalmente adequada, resultando, assim, em perdas de aprendizagem e de qualidade de vida. Objetivos: apresentar argumentos teóricos para a construção da Técnica “K“, desenvolvida especialmente para o estudo e direcionada a reduzir a ansiedade em jovens, e a realização de um teste piloto, com sua aplicação, visando a coletar e a identificar dados que possam dar suporte à construção de um estudo mais estruturado, embasado e eficaz sobre os efeitos da técnica que está sendo proposta. Métodos: através de um ensaio clínico randomizado, cego, controlado, foram observados os níveis de ansiedade e cortisol salivar de alunos no último ano do ensino médio, antes e após a aplicação da Técnica “K“. A ansiedade foi medida pelo questionário Beck Anxiety Inventory (BAI) e os níveis de cortisol, através da coleta da saliva. Resultados: os escores obtidos através do BAI, antes e após a intervenção, indicam que houve uma redução significativa dos níveis de ansiedade tanto no grupo caso, como no grupo controle, ocorrendo uma variação significativamente maior no grupo caso. Por outro lado, o cortisol salivar apresentou redução estatisticamente significativa tanto para o grupo caso quanto para o controle, quando comparado antes e após a aplicação. Não houve diferença estatística ao comparar os grupos. Houve maior variação dos escores finais em meninas. Ao comparar a diferença nos escores pré e pós aplicação da intervenção em homens e mulheres não teve significância estatística. Os números absolutos dos níveis do cortisol salivar no grupo caso apresentaram uma maior redução. Os resultados das provas não apresentaram variação significativa. Conclusões: esta dissertação fornece evidências de que a Técnica “K“ pode ser uma alternativa para lidar com a ansiedade vivenciada pelos alunos de uma escola privada do ensino médio no Brasil. Além de ampliar o leque de possibilidades visando a novas alternativas para o manejo desta resposta emocional, permite que futuras pesquisas ampliem os dados preliminares obtidos através deste estudo.Introduction: Anxiety, currently, is defined as an emotional response that seeks to anticipate certain events. Its effects can be directly noticed in behavioral, psychic, emotional and also biological changes. In addition to the characteristic symptoms such as muscle tension, alertness, caution/avoidance behaviors, tachycardia, some influences on the learning of young people affected by such an emotional response can be noticed. Difficulty in the process of consolidation and evocation of memory, focus and attention are just some of the items that can be altered due to the difficulty in responding in an emotionally appropriate way, resulting, therefore, in learning and quality of life losses. Objectives: present theoretical arguments for the construction of the "K" Technique developed especially for the study and aimed at reducing anxiety in young people. Conducting a pilot test with its application, aiming at collecting and identifying data that can give support the construction of a more structured, grounded and effective study on the effects of the technique being proposed. Methods: A randomized, blinded, controlled trial of salivary and salivary cortisol levels was observed in the final year of high school, before and after the application of the "K" Technique. Anxiety was measured by the Beck Anxiety Inventory (BAI) questionnaire and cortisol levels, through the collection of saliva. Results: BAI scores, before and after the intervention, indicate that there was a significant reduction of anxiety levels in both the case and control groups, with a significantly greater variation in the case group. On the other hand, salivary cortisol presented a statistically significant reduction for both the case and control groups when compared before and after application. There were no statistical differences when comparing the groups. There was greater variation of the final scores in girls. When comparing the difference in the pre and post application scores of the intervention in men and women was not statistically significant. The absolute numbers of salivary cortisol levels in the case group showed a greater reduction. The results of the tests did not present significant variation. Conclusions: this dissertation provides evidence that the "K" Technique may be an alternative to deal with the anxiety experienced by the students of a private high school in Brazil. In addition to expanding the range of possibilities for new alternatives to the management of this emotional response, it allows future research to amplify the preliminary data obtained through this study.application/pdfporAnsiedadeAprendizagemCogniçãoAnxietyCognitionLearningO efeito da técnica "K" sobre o desempenho cognitivo, os níveis de ansiedade e do cortisol salivar em adolescentes com desafio cognitivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescentePorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001081734.pdf.txt001081734.pdf.txtExtracted Texttext/plain154325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188920/2/001081734.pdf.txt86891f1a7779d07cee522b52d9aae740MD52ORIGINAL001081734.pdfTexto completoapplication/pdf8299844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188920/1/001081734.pdfb029f13d526eb67d08c448ff30085eafMD5110183/1889202022-07-29 04:51:02.716536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-29T07:51:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O efeito da técnica "K" sobre o desempenho cognitivo, os níveis de ansiedade e do cortisol salivar em adolescentes com desafio cognitivo
title O efeito da técnica "K" sobre o desempenho cognitivo, os níveis de ansiedade e do cortisol salivar em adolescentes com desafio cognitivo
spellingShingle O efeito da técnica "K" sobre o desempenho cognitivo, os níveis de ansiedade e do cortisol salivar em adolescentes com desafio cognitivo
Kolb, André Michael
Ansiedade
Aprendizagem
Cognição
Anxiety
Cognition
Learning
title_short O efeito da técnica "K" sobre o desempenho cognitivo, os níveis de ansiedade e do cortisol salivar em adolescentes com desafio cognitivo
title_full O efeito da técnica "K" sobre o desempenho cognitivo, os níveis de ansiedade e do cortisol salivar em adolescentes com desafio cognitivo
title_fullStr O efeito da técnica "K" sobre o desempenho cognitivo, os níveis de ansiedade e do cortisol salivar em adolescentes com desafio cognitivo
title_full_unstemmed O efeito da técnica "K" sobre o desempenho cognitivo, os níveis de ansiedade e do cortisol salivar em adolescentes com desafio cognitivo
title_sort O efeito da técnica "K" sobre o desempenho cognitivo, os níveis de ansiedade e do cortisol salivar em adolescentes com desafio cognitivo
author Kolb, André Michael
author_facet Kolb, André Michael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kolb, André Michael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Riesgo, Rudimar dos Santos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Mainieri, Alberto Scofano
contributor_str_mv Riesgo, Rudimar dos Santos
Mainieri, Alberto Scofano
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Aprendizagem
Cognição
topic Ansiedade
Aprendizagem
Cognição
Anxiety
Cognition
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Anxiety
Cognition
Learning
description Introdução: a ansiedade, atualmente, é definida como uma resposta emocional que busca antecipar determinados acontecimentos. Seus efeitos podem ser diretamente notados em alterações comportamentais, psíquicas, sentimentais e, também, biológicas. Além dos sintomas característicos como tensão muscular, vigilância, comportamentos de cautela/esquiva, taquicardia, algumas influências sobre a aprendizagem de jovens acometidos por tal resposta emocional podem ser notadas. Dificuldade no processo de consolidação e evocação da memória, do foco e da atenção são só alguns dos itens que podem ser alterados por conta da dificuldade em responder de maneira emocionalmente adequada, resultando, assim, em perdas de aprendizagem e de qualidade de vida. Objetivos: apresentar argumentos teóricos para a construção da Técnica “K“, desenvolvida especialmente para o estudo e direcionada a reduzir a ansiedade em jovens, e a realização de um teste piloto, com sua aplicação, visando a coletar e a identificar dados que possam dar suporte à construção de um estudo mais estruturado, embasado e eficaz sobre os efeitos da técnica que está sendo proposta. Métodos: através de um ensaio clínico randomizado, cego, controlado, foram observados os níveis de ansiedade e cortisol salivar de alunos no último ano do ensino médio, antes e após a aplicação da Técnica “K“. A ansiedade foi medida pelo questionário Beck Anxiety Inventory (BAI) e os níveis de cortisol, através da coleta da saliva. Resultados: os escores obtidos através do BAI, antes e após a intervenção, indicam que houve uma redução significativa dos níveis de ansiedade tanto no grupo caso, como no grupo controle, ocorrendo uma variação significativamente maior no grupo caso. Por outro lado, o cortisol salivar apresentou redução estatisticamente significativa tanto para o grupo caso quanto para o controle, quando comparado antes e após a aplicação. Não houve diferença estatística ao comparar os grupos. Houve maior variação dos escores finais em meninas. Ao comparar a diferença nos escores pré e pós aplicação da intervenção em homens e mulheres não teve significância estatística. Os números absolutos dos níveis do cortisol salivar no grupo caso apresentaram uma maior redução. Os resultados das provas não apresentaram variação significativa. Conclusões: esta dissertação fornece evidências de que a Técnica “K“ pode ser uma alternativa para lidar com a ansiedade vivenciada pelos alunos de uma escola privada do ensino médio no Brasil. Além de ampliar o leque de possibilidades visando a novas alternativas para o manejo desta resposta emocional, permite que futuras pesquisas ampliem os dados preliminares obtidos através deste estudo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-20T02:37:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188920
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001081734
url http://hdl.handle.net/10183/188920
identifier_str_mv 001081734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188920/2/001081734.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188920/1/001081734.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 86891f1a7779d07cee522b52d9aae740
b029f13d526eb67d08c448ff30085eaf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085468423847936