Respostas cognitivas e emocionais dos pais face à ansiedade dos filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crespo, Sofia Sequeira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9025
Resumo: Vários modelos teóricos e estudos empíricos apontam para o papel do contexto familiar para o surgimento e manutenção de problemas de ansiedade em crianças e adolescentes. Comportamentos parentais, como o controlo e a promoção de autonomia, têm um papel importante e comprovado no reforço e manutenção da ansiedade nos filhos. Porém, o papel que as cognições e emoções parentais podem ter no desenvolvimento e no incremento da ansiedade infantil, tem sido menos abordado na literatura. Assim, a presente investigação tem como principal objetivo identificar as cognições e as emoções dos pais (n=46; 50% mães) de crianças com perturbações de ansiedade, numa situação real em que o filho se tenha sentido ansioso e numa situação hipotética/ambígua potencialmente ansiogénica. Adicionalmente, procurou-se explorar as cognições e emoções dos pais consoante o género parental em ambas as situações (reais e hipotéticas). Os resultados indicaram que a maioria dos pais interpretaram as situações reais como uma ameaça e pais interpretaram o cenário ambíguo de tipo físico como ameaçador ao contrário do cenário hipotético de tipo social. Não se verificaram diferenças significativas na análise das interpretações e emoções dos pais em função do género parental tanto em situações reais como nas hipotéticas. Considera-se que a presente investigação representa um contributo para a literatura empírica permitindo aprofundar interpretações parentais sobre a ansiedade dos filhos, pela forma como se centra na identificação das cognições e emoções parentais, permitindo assim, uma melhor abordagem terapêutica.
id RCAP_7182dbbe6c751b1ca279dc51294d0aa7
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9025
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Respostas cognitivas e emocionais dos pais face à ansiedade dos filhosMESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDEPSICOLOGIAANSIEDADE INFANTILPARENTALIDADEESTILOS PARENTAISCOGNIÇÃOEMOÇÕESPSYCHOLOGYINFANT ANXIETYPARENTHOODPARENTING STYLESCOGNITIONEMOTIONSVários modelos teóricos e estudos empíricos apontam para o papel do contexto familiar para o surgimento e manutenção de problemas de ansiedade em crianças e adolescentes. Comportamentos parentais, como o controlo e a promoção de autonomia, têm um papel importante e comprovado no reforço e manutenção da ansiedade nos filhos. Porém, o papel que as cognições e emoções parentais podem ter no desenvolvimento e no incremento da ansiedade infantil, tem sido menos abordado na literatura. Assim, a presente investigação tem como principal objetivo identificar as cognições e as emoções dos pais (n=46; 50% mães) de crianças com perturbações de ansiedade, numa situação real em que o filho se tenha sentido ansioso e numa situação hipotética/ambígua potencialmente ansiogénica. Adicionalmente, procurou-se explorar as cognições e emoções dos pais consoante o género parental em ambas as situações (reais e hipotéticas). Os resultados indicaram que a maioria dos pais interpretaram as situações reais como uma ameaça e pais interpretaram o cenário ambíguo de tipo físico como ameaçador ao contrário do cenário hipotético de tipo social. Não se verificaram diferenças significativas na análise das interpretações e emoções dos pais em função do género parental tanto em situações reais como nas hipotéticas. Considera-se que a presente investigação representa um contributo para a literatura empírica permitindo aprofundar interpretações parentais sobre a ansiedade dos filhos, pela forma como se centra na identificação das cognições e emoções parentais, permitindo assim, uma melhor abordagem terapêutica.Several theoretical models and empirical studies point out the role of the family context regarding the emergence and maintenance of anxiety problems in children and adolescents. Parental behavior, such as control and promotion of autonomy, play an important and proven role in strengthening and maintaining anxiety in children. However, the role that parental cognitions and emotions may play in the development and increase of childhood anxiety has been less addressed in the literature. Thus, the main objective of the present investigation is to identify the cognitions and emotions of parents (n = 46; 50% mothers) of children with anxiety disorders, in real life situation where the child felt anxious and in a hypothetical / ambiguous situation potentially anxiogenic. Additionally, we sought to explore the cognitions and emotions of parents according to parental gender in both situations (real and hypothetical). The results showed that most parents interpreted real situations as a threat and the ambiguous scenario of physical type as threatening unlike the hypothetical scenario of social type. There were no significant differences in the comparison of parents' interpretations and emotions according to parental gender in both real and hypothetical situations. Regarding this, the present investigation adds contribute to the empirical literature, allowing a deeper interpretation of children’s’ anxiety considering the focus in identifying parental cognitions and emotions, promoting an improved therapeutic approach.2018-10-22T15:17:16Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9025TID:201982587porCrespo, Sofia Sequeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:05.376551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Respostas cognitivas e emocionais dos pais face à ansiedade dos filhos
title Respostas cognitivas e emocionais dos pais face à ansiedade dos filhos
spellingShingle Respostas cognitivas e emocionais dos pais face à ansiedade dos filhos
Crespo, Sofia Sequeira
MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
ANSIEDADE INFANTIL
PARENTALIDADE
ESTILOS PARENTAIS
COGNIÇÃO
EMOÇÕES
PSYCHOLOGY
INFANT ANXIETY
PARENTHOOD
PARENTING STYLES
COGNITION
EMOTIONS
title_short Respostas cognitivas e emocionais dos pais face à ansiedade dos filhos
title_full Respostas cognitivas e emocionais dos pais face à ansiedade dos filhos
title_fullStr Respostas cognitivas e emocionais dos pais face à ansiedade dos filhos
title_full_unstemmed Respostas cognitivas e emocionais dos pais face à ansiedade dos filhos
title_sort Respostas cognitivas e emocionais dos pais face à ansiedade dos filhos
author Crespo, Sofia Sequeira
author_facet Crespo, Sofia Sequeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crespo, Sofia Sequeira
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
ANSIEDADE INFANTIL
PARENTALIDADE
ESTILOS PARENTAIS
COGNIÇÃO
EMOÇÕES
PSYCHOLOGY
INFANT ANXIETY
PARENTHOOD
PARENTING STYLES
COGNITION
EMOTIONS
topic MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
ANSIEDADE INFANTIL
PARENTALIDADE
ESTILOS PARENTAIS
COGNIÇÃO
EMOÇÕES
PSYCHOLOGY
INFANT ANXIETY
PARENTHOOD
PARENTING STYLES
COGNITION
EMOTIONS
description Vários modelos teóricos e estudos empíricos apontam para o papel do contexto familiar para o surgimento e manutenção de problemas de ansiedade em crianças e adolescentes. Comportamentos parentais, como o controlo e a promoção de autonomia, têm um papel importante e comprovado no reforço e manutenção da ansiedade nos filhos. Porém, o papel que as cognições e emoções parentais podem ter no desenvolvimento e no incremento da ansiedade infantil, tem sido menos abordado na literatura. Assim, a presente investigação tem como principal objetivo identificar as cognições e as emoções dos pais (n=46; 50% mães) de crianças com perturbações de ansiedade, numa situação real em que o filho se tenha sentido ansioso e numa situação hipotética/ambígua potencialmente ansiogénica. Adicionalmente, procurou-se explorar as cognições e emoções dos pais consoante o género parental em ambas as situações (reais e hipotéticas). Os resultados indicaram que a maioria dos pais interpretaram as situações reais como uma ameaça e pais interpretaram o cenário ambíguo de tipo físico como ameaçador ao contrário do cenário hipotético de tipo social. Não se verificaram diferenças significativas na análise das interpretações e emoções dos pais em função do género parental tanto em situações reais como nas hipotéticas. Considera-se que a presente investigação representa um contributo para a literatura empírica permitindo aprofundar interpretações parentais sobre a ansiedade dos filhos, pela forma como se centra na identificação das cognições e emoções parentais, permitindo assim, uma melhor abordagem terapêutica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-22T15:17:16Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9025
TID:201982587
url http://hdl.handle.net/10437/9025
identifier_str_mv TID:201982587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131228040855552