A relação entre as experiências vividas pelos professores de Educação Física e a sua prática pedagógica: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/12165 |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa foi o de compreender qual a relação que se estabelece entre as experiências vividas pelos professores de educação física e a prática pedagógica por eles desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Neste sentido, a aproximação ao problema e as interpretações fundamentaram-se nas teorias da ação e na nova epistemologia da prática. As opções metodológicas pela abordagem qualitativa e pelo estudo de caso etnográfico estão vinculadas ao interesse de desvendar as teorizações implícitas dos professores e as rotinas de sua prática. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de informações: observações participantes com registro em diário de campo, análise de documentos, entrevistas semi-estruturadas e entrevista escrita. Com a intenção de construir conhecimento de forma dialógica, a pesquisa foi apresentada aos professores colaboradores do estudo e suas impressões a respeito de todo o processo e das considerações finais constam no posfácio desta dissertação. A pesquisa empírica foi desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino (RMEPOA), com 7 professores de educação física e revelou que suas práticas constituem-se de um saber plural, derivado de suas experiências escolares, de suas vivências esportivas, de sua formação inicial e permanente e de suas aulas na escola. Entretanto, a prática pedagógica não é desenvolvida apenas baseada rotinas e em improvisações. Os professores refletem a respeito de suas experiências, amparando-se em diferentes fontes de conhecimento. |
id |
URGS_9e752a78dd2804d25ba2b21d44859f10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12165 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Sanchotene, Mônica UrrozMolina Neto, Vicente2008-03-14T04:12:09Z2007http://hdl.handle.net/10183/12165000624461O objetivo da presente pesquisa foi o de compreender qual a relação que se estabelece entre as experiências vividas pelos professores de educação física e a prática pedagógica por eles desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Neste sentido, a aproximação ao problema e as interpretações fundamentaram-se nas teorias da ação e na nova epistemologia da prática. As opções metodológicas pela abordagem qualitativa e pelo estudo de caso etnográfico estão vinculadas ao interesse de desvendar as teorizações implícitas dos professores e as rotinas de sua prática. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de informações: observações participantes com registro em diário de campo, análise de documentos, entrevistas semi-estruturadas e entrevista escrita. Com a intenção de construir conhecimento de forma dialógica, a pesquisa foi apresentada aos professores colaboradores do estudo e suas impressões a respeito de todo o processo e das considerações finais constam no posfácio desta dissertação. A pesquisa empírica foi desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino (RMEPOA), com 7 professores de educação física e revelou que suas práticas constituem-se de um saber plural, derivado de suas experiências escolares, de suas vivências esportivas, de sua formação inicial e permanente e de suas aulas na escola. Entretanto, a prática pedagógica não é desenvolvida apenas baseada rotinas e em improvisações. Os professores refletem a respeito de suas experiências, amparando-se em diferentes fontes de conhecimento.The objective of the present work was to comprehend what is the relation established between the lived experiences of Physical Education Teachers and their pedagogical practices developed in a school of the Municipal Educational Network of Porto Alegre. In this sense, the problem approach and the interpretations are founded on the theories of action and on the epistemological practice. The methodological options for the quality approach and for the study of ethnographical case are linked to the concern of revealing teachers’ implicit theorizations and the routine of their practices. For such, the following information collecting instruments were used: participative observations with a recorded log, document analysis, semi-structured and written interviews. With the intention of building up knowledge in a dialogical form, the research was presented to the collaborative teachers of the study and their impressions of all the process as well as their final considerations are inserted in the epilogue of this dissertation. The empirical research was developed in a school of the Municipal Educational Network of Porto Alegre with seven Physical Education Teachers and it revealed that their practices are constituted by a pluralized knowledge, deriving from their school, sportive and initial experiences as well as their classes in school. However, the pedagogical practice is not developed solely based on routines and on improvisations. Teachers reflect on their experiences, seeking the support of diverse knowledge sources.application/pdfporPrática pedagógicaEducação física e treinamentoProfessorPedagogical practicesTeacher’s teachingPhysical educationA relação entre as experiências vividas pelos professores de Educação Física e a sua prática pedagógica: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000624461.pdf000624461.pdfTexto completoapplication/pdf1651267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12165/1/000624461.pdfa7be8ec99aa356443c4269a2f81587c3MD51TEXT000624461.pdf.txt000624461.pdf.txtExtracted Texttext/plain347505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12165/2/000624461.pdf.txt0bbb7cc24105e18439857817d18ec833MD52THUMBNAIL000624461.pdf.jpg000624461.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12165/3/000624461.pdf.jpg9909559f4aec78b0d80a1ece0ff4b21eMD5310183/121652022-07-01 04:45:28.908103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12165Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-01T07:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação entre as experiências vividas pelos professores de Educação Física e a sua prática pedagógica: um estudo de caso |
title |
A relação entre as experiências vividas pelos professores de Educação Física e a sua prática pedagógica: um estudo de caso |
spellingShingle |
A relação entre as experiências vividas pelos professores de Educação Física e a sua prática pedagógica: um estudo de caso Sanchotene, Mônica Urroz Prática pedagógica Educação física e treinamento Professor Pedagogical practices Teacher’s teaching Physical education |
title_short |
A relação entre as experiências vividas pelos professores de Educação Física e a sua prática pedagógica: um estudo de caso |
title_full |
A relação entre as experiências vividas pelos professores de Educação Física e a sua prática pedagógica: um estudo de caso |
title_fullStr |
A relação entre as experiências vividas pelos professores de Educação Física e a sua prática pedagógica: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A relação entre as experiências vividas pelos professores de Educação Física e a sua prática pedagógica: um estudo de caso |
title_sort |
A relação entre as experiências vividas pelos professores de Educação Física e a sua prática pedagógica: um estudo de caso |
author |
Sanchotene, Mônica Urroz |
author_facet |
Sanchotene, Mônica Urroz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanchotene, Mônica Urroz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Molina Neto, Vicente |
contributor_str_mv |
Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Educação física e treinamento Professor |
topic |
Prática pedagógica Educação física e treinamento Professor Pedagogical practices Teacher’s teaching Physical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical practices Teacher’s teaching Physical education |
description |
O objetivo da presente pesquisa foi o de compreender qual a relação que se estabelece entre as experiências vividas pelos professores de educação física e a prática pedagógica por eles desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Neste sentido, a aproximação ao problema e as interpretações fundamentaram-se nas teorias da ação e na nova epistemologia da prática. As opções metodológicas pela abordagem qualitativa e pelo estudo de caso etnográfico estão vinculadas ao interesse de desvendar as teorizações implícitas dos professores e as rotinas de sua prática. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de informações: observações participantes com registro em diário de campo, análise de documentos, entrevistas semi-estruturadas e entrevista escrita. Com a intenção de construir conhecimento de forma dialógica, a pesquisa foi apresentada aos professores colaboradores do estudo e suas impressões a respeito de todo o processo e das considerações finais constam no posfácio desta dissertação. A pesquisa empírica foi desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino (RMEPOA), com 7 professores de educação física e revelou que suas práticas constituem-se de um saber plural, derivado de suas experiências escolares, de suas vivências esportivas, de sua formação inicial e permanente e de suas aulas na escola. Entretanto, a prática pedagógica não é desenvolvida apenas baseada rotinas e em improvisações. Os professores refletem a respeito de suas experiências, amparando-se em diferentes fontes de conhecimento. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-03-14T04:12:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/12165 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000624461 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/12165 |
identifier_str_mv |
000624461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12165/1/000624461.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12165/2/000624461.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12165/3/000624461.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7be8ec99aa356443c4269a2f81587c3 0bbb7cc24105e18439857817d18ec833 9909559f4aec78b0d80a1ece0ff4b21e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736799153717248 |